domingo, 8 de fevereiro de 2009

Tarde de Lyon... Tarde de Makoun

Filipe Frossard Papini

Lyon entrou com um posicionamento bem ofensivo. Com a ausência do lateral Fábio Grosso, Kallstrom foi o escolhido para substituí-lo, conseqüentemente, com essa troca, o time fica mais avançadoo. Makoun, que desta vez começou jogando, estava com muita liberdade para subir ao ataque - formado hoje por Keita e Benzema. O meio ficou bem compacto, na frente, Éderson e Juninho colocam boa técnica e passes precisos aos avançados. Na contenção, o já citado, Makoun e o experiente Toulalan, sempre firme. No setor defensivo do time, não há novidades com relação ao último jogo, com exceção da ausência do Grosso, no entanto a lateral-direita segue com F. Santos e a zaga com Cris e Boumsong.

O OL na primeira etapa aplicou uma pressão sem tamanho aos donos da casa. Logo aos 17’, depois de boa jogada de Keita e Éderson pela ponta direta, Makoun recebe a bola dentro da pequena área e só teve o trabalho de empurrar para o gol. Lyon um a zero.

A pressão continuou intensa, os visitantes jogavam praticamente no campo adversário, e como já dizia o ditado: “Água mole, pedra dura, tanto bate, até que fura”. Dez minutos depois do primeiro gol, novamente o Lyon deixa a sua marca. Uma jogada individual de Benzema, que tabelou com o brasileiro Éderson, e o próprio Benzema colocou com capricho, encobrindo o bom goleiro Ospina.

Logo após o segundo gol, o OL deu uma pisada no freio e começou a cadenciar um pouco a partida. O Nice não deixou barato e partiu para cima dos heptacampeões franceses, e de fato, conseguiram diminuir o placar. Aos 46’, o zagueirão Apam, completou de cabeça um bom cruzamento de canto.

Na segunda etapa era explícita a vontade dos donos da casa em reverter o placar. Voltaram do vestiário com extrema vontade, e assim começou a tomar as rédeas do jogo. Porém a pressão dos Águias recebeu um balde de água fria, com 15’ de segundo tempo, Sable cometeu uma falta duríssima sobre Éderson e foi para o vestiário mais cedo.

Aos 73’, Juninho dá lugar ao defensor Mensah. E no mesmo minuto, depois de uma tabela entre Kallstrom e Éderson, o brasileiro sofre pênalti claro. Benzema cobrou a meia-altura, sem força, e o Colombiano Ospina defende a cobrança do artilheiro do OL.

Falta para o Lyon, Kallstrom cobra forte, Benzema escora pra dentro da área, e Jean Makoun marca mais um gol na partida, aos 79', colocando os visitantes com dois gols de vantagem. Desta vez, o goleiro Ospina falhou no lance.

Com dez minutos restantes, o Nice fica com dois a menos. O brasileiro, Adeílson (ex-Ipatinga), maldosamente atinge o rosto do defensor Boumsong e o estreante também vai para o chuveiro com antecedência.

Claude Puel, faltando poucos minutos para o fim da partida, tirou o “caçado” Éderson e o contestado Keita, e colocou o jovem Mounier e o estreante Yannis Tafer. Mas não houve tempo para os garotos mostrarem trabalho. Fim de jogo, boa vitória do Lyon fora de casa. Próximo confronto: Lyon x Le Havre, dia 15/02.

GOLS:

2 comentários:

  1. Foi mesmo uma boa vitória do OL e o Makoun jogou muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Bela descrição textual da partida.

    E prometo prestar mais atenção no camp. francês... rsrs

    O resumo da mesa redonda já esta postado no FME.

    Abs, Didi!

    ResponderExcluir