segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

[UCL] Lyon x Barcelona


O Barcelona se prepara para ir à França encarar o Lyon, nesta terça-feira, pela ida das oitavas-de-final da Copa dos Campeões. O time vem de derrota no clássico catalão contra o Espanyol, no último fim de semana, mas mantém uma confortável vantagem de sete pontos em relação ao Real Madrid na liderança do Campeonato Espanhol.

Mesmo atuando fora de casa, os catalães contam com o poder de fogo do trio Eto'o, Messi, Henry para vencer. Juntos, os três marcaram 51 gols no torneio nacional. Os desfalques ficam por conta dos lesionados Abidal e Iniesta.

O lateral-direito Daniel Alves, por sua vez, admitiu o favoritismo catalão, mas quer cuidados com o adversário, principalmente com Juninho Pernambucano.

"Estamos tranqüilos. Sabemos do nosso potencial. Acho até normal este comentário, pelo que o Barcelona tem apresentado nesta temporada. Mas vamos ter calma, e encarar com a maior naturalidade possível. É um adversário bastante difícil. Tem jogadores de muita qualidade e o Juninho é o melhor deles. Juninho é um ídolo em Lyon por sua trajetória", afirmou.

Apesar do panorama contrário, a esperança segue viva para os franceses, principalmente nos pés de Juninho e Benzema. Na opinião do zagueiro Boumsong, a única forma de neutralizar o adversário é fazer uso de um bom jogo coletivo.

"No confronto direto entre os jogadores, é impossível ganhar do Barcelona, pois o talento deles vai fazer diferença. É preciso compensar e trabalhar em equipe. Se um jogador perde o duelo, precisa ter outro logo atrás para ajudar", disse.

DUELO DE ARTILHEIROS:

Messi x Benzema


Karim Benzema, Lionel Messi, Miroslav Klose e Steven Gerrard, os quatro jogadores que lutam pelo título de artilheiro da UEFA Champions League, vão estar todos em ação nos oitavas-de-final, já esta semana, com o objetivo de se tornarem o maior goleador desta temporada.



Frente-a-frente
No entanto, um dos elementos deste quarteto, todos com cinco golos cada, vai ser eliminado nesta fase, já que o Barcelona enfrenta o Olympique Lyonnais, colocando Messi e Benzema frente-a-frente. Os dois jogadores estão a atravessar um bom momento de forma nos respectivos campeonatos, com Messi a faturar 16 golos pelo Barcelona, que lidera isolado a La Liga, enquanto Benzema já registou 11 golos, com o Lyon a aproximar-se da conquista de mais um título da Ligue 1.


CURIOSIDADES SOBRE O ENCONTRO:

• Os treinadores do FC Barcelona e do Olympique Lyonnais defrontaram-se como jogadores na temporada 1993/94 e foi Guardiola, na altura elemento do meio-campo da equipa catalã, que saiu vencedor do encontro ante a equipa do AS Monaco FC, na qual jogava Puel, ganhando em casa (2-0) e fora (1-0) na fase de grupos da competição.


• O Barcelona chegaria à final nessa época e, passados 15 anos, a perspectiva de voltar a consegui-lo é de novo bastante forte, em função da veia goleadora mostrada no Grupo C, que terminou com uma média de três golos por encontro.


• Na fase de grupos, o Barça, que já foi duas vezes campeão europeu, ganhou os três jogos fora, pelo que viajará para Lyon, onde se realizará a primeira mão dos oitavos-de-final, com enorme confiança.


• O Lyon, campeão francês, procura passar as quartos-de-final pela primeira vez em três anos, depois de ter sido eliminado nesta fase da prova em 2007 e 2008. A equipa de Puel ficou em segundo lugar no Grupo F, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Esse desaire ocorreu na última jornada, quando o Lyon recebeu o FC Bayern München e perdeu por 3-2.


• O Lyon não conseguiu vencer o Barcelona nos últimos quatro jogos disputados entre as duas equipas.


• Os clubes defrontaram-se pela primeira vez na fase de grupos da edição de 2001/02, tendo os espanhóis vencido ambos os jogos. Gols de Patrick Kluivert (78 minutos) e Rivaldo (87, de pênalti) garantiram o triunfo em casa ao Barcelona, por 2-0, a 10 de Outubro de 2001. Treze dias depois, o jogo disputado no Stade Gerland seria bem mais emocionante.


• A perder por 2-0, devido aos gols de Kluivert (9 minutos) e Rivaldo (18), o Lyon continuou a lutar e conseguiu chegar ao empate com tentos de Péguy Luyindula (66) e Eric Carrière (88), mas o Barça chegou à vitória aos 94 minutos, por intermédio de Gerard López. Esse gol garantiu a classificação dos catalães para a fase seguinte e selou a eliminação do Lyon. Sidney Govou e Juninho Pernambucano alinharam pela equipa gaulesa nessa partida, enquanto Xavi Hernández e Carles Puyol jogaram pelo Barcelona.


• A fase de grupos da época passada voltou a juntar os dois clubes. A 19 de Setembro de 2007, o Barcelona ganhou no Camp Nou por 3-0, com um gol contra de François Clerc (21 minutos) a abrir a contagem. Lionel Messi (82) e Thierry Henry (91) marcaram na segunda parte.


• O Lyon conseguiu depois um ponto em casa a 27 de Novembro. A equipa francesa esteve duas vezes a perder, devido aos gols de Iniesta (3 minutos) e Messi (58, de pênalti), mas foi sempre capaz de chegar à igualdade, sempre por Juninho, primeiro na transformação de uma falta direta aos sete minutos e depois num pênalti a dez minutos do fim, que estabeleceu a igualdade final (2-2).


• As duas equipas alinharam do seguinte modo no Stade Gerland:
Lyon: Rémy Vercoutre, Anthony Réveillère, Sébastien Squillaci, Anderson, Fabio Grosso, Fábio Santos (Kim Källström), Jérémy Toulalan, Juninho Pernambucano, Sidney Govou, Fred (Kader Keita), Hatem Ben Arfa (Loïc Remy).
Barcelona: Victor Valdés, Gianluca Zambrotta (Rafael Márquez), Carles Puyol, Gabriel Milito, Eric Abidal, Xavi Hernández, Yaya Touré, Eidur Gudjohnsen (Ronaldinho), Lionel Messi, Bojan Krkić, Andrés Iniesta.


• O registo em casa do Lyon diante de equipas espanholas é de seis jogos, três vitórias, um empate e duas derrotas. Ganhou a única eliminatória que disputou ante um clube do outro lado dos Pirenéus, derrotando a Real Sociedad de Fútbol, com 2-0 nas duas mãos, nas oitavas-de-final da UEFA Champions League de 2003/04.


• O Barcelona possui um registo positivo em França – três vitórias, um empate e duas derrotas –, mas nunca ganhou de uma equipe francesa numa eliminatória, tendo perdido contra o OGC Nice, o FC Metz e o Paris Saint-Germain FC.


• Desde que perdeu por 2-1 frente ao PSG nos quartos-de-final da UEFA Champions League de 1994/95, o Barcelona somou cinco jogos sem derrotas diante de equipas francesas, incluindo um triunfo por 1-0 sobre os parisienses na final da Taça dos Vencedores das Taças de 1996/97.


• Guardiola participou nessa final e guarda boas recordações dos jogos contra equipas francesas, ao contrário do que acontece com Puel nos embates ante espanhóis, e não apenas nos já citados jogos contra o Barcelona ao serviço do Mónaco.


• Puel estreou-se nas provas da UEFA com uma derrota por 5-3 no conjunto das duas mãos na primeira eliminatória da Taça das Taças de 1980/81, diante do Valência CF. Nove anos depois, fez parte da equipa monegasca que derrotou o Valladolid CF nos pênaltis, depois do 0-0 registado no conjunto das duas mãos das quartas-de-final da mesma competição.


• Enquanto treinador, Puel viu a sua equipa do Mónaco perder por 4-2 contra o RCD Mallorca no conjunto das duas mãos da quarta eliminatória da Taça UEFA de 1999/00. No comando do LOSC Lille Métropole, derrotou o Sevilla FC, por 1-0, na fase de grupos da Taça UEFA de 2004/05, mas no ano seguinte perdeu as esperanças de seguir em frente na UEFA Champions League ao perder com o Villarreal CF na última jornada da fase de grupos. O Lille passou depois para a Taça UEFA, mas foi afastado nos 16 avos-de-final pelo Sevilla, perdendo por 2-1 no conjunto das duas mãos.


• Puel trabalhou com Thierry Henry e Rafael Márquez, ambos do Barcelona, durante o tempo em que treinou o Mónaco e mais tarde com Eric Abidal quando este estava no Lille.


• O plantel do Barcelona inclui dois outros jogadores que já estiveram no campeonato francês: Seydou Keita (Olympique de Marseille, FC Lorient, RC Lens) e Yaya Touré (Mónaco).


• Sonny Anderson, que foi avançado do Barcelona e do Lyon, é hoje embaixador e olheiro dos campeões franceses.


• A segunda mão realiza-se a 11 de Março, no Camp Nou.


OS CONVOCADOS POR CLAUDE PUEL:

GOLEIROS: Hugo LLORIS e Rémy VERCOUNTRE
LATERAIS: Lamine GASSAMA e Fábio GROSSO
ZAGUEIROS: John MENSAH, CRIS e Jean-Alain BOUMSONG
VOLANTES: Jérémy TOULALAN e Jean II MAKOUN
MEIAS
: Kim KÄLLSTRÖM, JUNINHO Pernambucano, Miralem PJANIĆ e ÉDERSON Honorato
ATACANTES: Anthony MOUNIER, César DELGADO, Karim BENZEMA, Abdul Kader KEITA e Frédéric PIQUIONNE


OS CONVOCADOS POR PEP GUARDIOLA:

GOLEIROS: Victor VALDÉS e José Manuel PINTO
LATERAIS: SYLVINHO, Daniel ALVES,
ZAGUEIROS: Carles PUYOL, Rafa MÁRQUEZ, José Martín CÁCERES e Gerard PIQUÉ,
VOLANTES: Touré YAYA e Seydou KEITA
MEIAS: Sergi BUSQUETS Burgos, XAVI Hernandes, Alyaksandar Pawlavich HLEB e VICTOR Sánchez
ATACANTES: BOJAN Krkić, Lionel MESSI, Thierry HENRY, Samuel ETO'O e Eidur GUDJOHNSEN


FONTES: Terra, Olweb, FCBarcelona.cat e UEFA.pt
ARTE: BrasiLyonnais

3 comentários:

  1. Muito bom artigo Papini. Espero um bom jogo, não posso desejar boa sorte por motivos obvios, e se tudo seguir como espero e o Valdes não decidir entregar a "paeja" vou comemorar \o\

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito massa o blog, vou torcer pro Lyon vencer esse jogo amanha, e tomara que o Juninho faça um grande jogo, parabens pelo blog, abraço.
    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog! muito manero mesmo

    e meu palpite é lyon 2x1 :D
    abração

    ResponderExcluir