domingo, 1 de março de 2009

Um empate em Gerland. Agora, Lyon deixa os concorrentes com água na boca.

Filipe Frossard Papini

Em um jogo duro, que o Lyon não dominou a partida, o 1x1 foi um resultado até razoável para os Gones.



Lyon entrou novamente em campo neste Domingo (01/03/09). Após um duelo de gigantes contra o Barcelona, agora os gones enfrentou o modesto Rennes, até então 7º colocado da Ligue1.

Precisamente na escalação, houve apenas uma mudança na equipe principal, Jean II Makoun foi para o banco de reservas, dando lugar ao sueco Kim Källström. Com isso, Juninho jogou mais recuado, quase como um volante. Éderson fez a função do camisa 10, e Källström ficou de ponta-esquerda. Quanto ao restante, o time manteve-se o mesmo, com exceção do novato Jérémy Pied, que chegou a ser relacionado para a partida, no lugar de César Delgado, machucado.

Na etapa inicial da partida, um intenso combate no meio-campo era notável, as duas equipes bem determinadas, mas apenas na vontade, pois futebol que é bom, pouco se via. Com exceção de alguns relapsos de jogadas individuais.

O Rennes tentava jogadas pelas pontas. Aos 22' Carlos Bocanegra quase faz de cabeça, mas foi devidamente evitado por John Mensah. Danze também arriscava boas jogadas pela ponta direita, aos 24' só não chegou ao gol, pois Hugo Lloris estava bem posicionado para interceptá-lo.

No segundo tempo, o jogo deu uma melhorada, tanto tecnicamente, como em termos de chances de gol. Claude Puel voltou com sua equipe com uma postura diferente, e parecia mais agressiva.

E de fato, o time do Lyon melhorou, começou a dominar a partida, que até então era de total predominância dos visitantes. Mas o único empecilho, era que a bola não chegava ao gol de Douchez. Foi a partir dai, que o técnico do Lyon resolveu tirar dois brasileiros de uma vez: Juninho saiu para entrar Makoun, e Pjanic entrou, para a saída de Éderson.

A substituição deu resultado imediato. Apenas quatro minutos após as troca (66'), saiu o gol do Lyon. Keita pegou a bola no campo defensivo, deixou para Benzema, que deu um longo e belo passe para Pjanic, encontrando assim, Källström, sozinho na área. O sueco ainda teve tempo de colocar no angulo do goleiro Douchez e saiu para o abraço.

Com a vantagem no placar, o time do Rennes sentiu a potência do heptacampeão. E o técnico Guy Lacombe resolveu fazer alterações na equipe: Cheyrou deixou o gramado e entrou Pagis, Kemba-Ekoko adentrou o campo para a saída de Sow, e por fim, Esteban no lugar de Danze. Ou seja, os visitantes trocaram todo o seu meio-campo, e todas as jogadas que Briand até então estava desperdiçando, agora nem existiam.

Porém, neste mesmo tempo em que o SRFC trocava o seu miolo do time, Karim Benzema sofreu uma pancada e teve que ser substituído por Piquionne. E como muitos sabem, o todo poderoso Lyon, sem Juninho, Éderson e Benzema, torna-se um time comum na Ligue1, e foi exatamente isso que ocorreu, o OL perdeu todo o seu poderio e novamente ficou sendo pressionado pelos "vermelhos e pretos".

Por fim, devido à uma série de fatores, o Lyonnais, tomou o gol de empate, aos 91', faltando pouquíssimo tempo para que se esgotasse a partida. O incansável Briand, marcou e calou o Stade Gerland, para o desgosto de Puel, que ficou completamente revoltado no banco de reservas.

Após o gol, não houve mais tempo de reação, e jogo não demorou para ser encerrado.

O Lyon ainda é o líder, e o próximo encontro é Sábado, dia 07, às 14hrs, contra o Lille, no Stadium Lille-Metropole.

Um comentário:

  1. O Lyon será campeão francês novamente! É o que importa de fato! Abraço, PP

    ResponderExcluir