sábado, 2 de maio de 2009

Mais uma decepção. Lyon persiste com zero no placar

Filipe Frossard Papini

Lyon joga muito mal e perde feio, de 2x0, para o 15º colocado.


Jogo valendo pela 34ª rodada da Ligue 1, mais uma vez o Lyon adentra os gramados sob uma pressão gigantesca. Além de ter que ganhar do Valenciennes, os atuais campeões precisam torcer pelo tropeço do líder Marseille e do vice Bordeaux, que jogam mais tarde.

Com poucas opções válidas no plantel, Puel não alterou em muita coisa a sua formação tática em relação aos jogos passados. A principal mudança é a volta do volante Fábio Santos, fazendo dupla com Toulalan no setor de meio campo e a ausência do ídolo Juninho. Veja a escalação inicial e completa, na foto abaixo:


Jogando com sua camisa azul, de visitante. O Lyon começou melhor a partida, (veja bem, eu disse começou) o que é bem normal, devido a grande diferença técnica de ambos os times. Porém o Lyon precisava mostrar ao que veio, e isso não veio a acontecer.

Novamente Benzema econtrava-se isolado na frente sem opção de jogadas. Os mais próximos a ele, seriam os meias Éderson e Mounier, mas estes jogavam muito aberto nas alas. Por trás chegava Bodmer, que não possui muita técnica para fazer um papel de meia.

Mas a atitude cabisbaixa do OL era clara, não se via raça em campo, e uma total falta de sintonia entre os jogadores, e o Valenciennes soube muito bem aproveitar essa falha. Aos 24’, após cobrança de lateral de Ducourtioux, Audel apareceu dentro da pequena área, e chutou cruzado, no canto direito do goleiro Lloris, abrindo o placar para os donos da casa.

E não durou muito tempo para que os donos da casa aumentasse o marcador. Aos 27’, depois de um passe errado de Toulalan, o meia Sanchez tocou com classe, tabelando com Pujol, que achou novamente Audel. Ele recebeu a bola, livre de marcação, e tocou na saída de Lloris, 2x0.

O time do Lyon continuava inócuo e pouco agredia. Expressava um abatimento e parecia que o time
inteiro estava mal fisicamente. De fato, não parecia ser o mesmo Lyon de sete anos consecutivos!

A primeira chance de gol veio faltando um minuto para o término do primeiro tempo. Éderson
recebeu na ponta-direita, na entrada da área, chutando com força, só conseguiu acertar a trave. E no lance seguinte, no contra-ataque, o Valenciennes quase ampliou. Depois de uma lambança geral da zaga do OL.

OBS: Delgado ficou aquecendo na beira do gramado dos 31’ até o início do intervalo. Motivo? Só Puel deve saber. Talvez seja ele, o mais confuso e abatido do time inteiro do Lyon.

No segundo tempo, os visitantes já entraram com duas alterações. Puel optou por colocar Källström e Delgado, para substituir Bodmer e o brasileiro Fábio Santos.

A mudança não surtiu muito efeito, e o time do Lyon continuava sem expressão, errando demais e insistindo nos ataques pela esquerda. Enquanto Cris e Boumsoung só batiam cabeça, possibilitando inúmeras jogadas do Valenciennes.

Benzema, o ÚNICO lúcido no OL, tentava alguma coisa, mas não era o suficiente para chegar ao gol. Até porque, é impossível jogar sozinho. Aos 66’ ele quase marcou, com um chute cruzado, mas Penneteau estava bem colocado e evitou o perigo.

Puel com 72’ de jogo, sem o time esboçar nenhum tipo de reação decidiu colocar Pjanic, no lugar de Mounier. Para pelo menos colocar um pouco mais de qualidade no passe. Mas, a mudança também não surtiu efeito algum.

No fim do jogo, nada se via de belo. O bom futebol foi esquecido em casa e o que víamos era algo que poderíamos alcunhar de pelada. Um jogo chato e sem sal. A TV mostrava a cara de abatimento de Jean Michel-Aulas juntamente com Claude Puel, enquanto a hegemonia do Lyon ia por água a baixo.

Fim de jogo, Valenncienes 2x0. Time do Lyon abatido e irreconhecível. Próximo encontro: Quarta-Feira, dia 13/05, contra o Nantes, no Stade Gerland.

“Qui ne saute pas n’est pas Lyonnais”

2 comentários:

  1. o problema do lyon é o claude puel...e ele ficou mto tempo fazendo doce para colocar o fabio santos de titular..ele merece ser titular nesse time...clerc , makoun..são jogadores que atuam em funções q ele pode exercer e ele faz isso mto bem...alias mto melhor do q eles mesmo!e o time sentiu a ausencia de juninho tbm...

    ResponderExcluir