domingo, 8 de novembro de 2009

Gerland assiste a um jogo histórico!!

Filipe Frossard Papini

Lyon e Marseille transformam o Stade de Gerland em um palco de 10 gols. Emoção foi o que não faltou nesse duelo impróprio para cardíacos.




Depois de uma semana recheada com a Champions League, onde Lyon e Marseille conseguiram atuações consideráveis, os times voltaram suas atenções para a Ligue1. Na tarde desse domingo, mais uma vez o Stade de Gerland seria a grande arena para um épico confronto entre gigantes franceses que procuram a cabeça da competição.

Jogando em casa, e mesmo com Boumsong já disponível, o técnico Claude Puel preferiu deixar Toulalan de titular. Gassama, que fez uma boa partida contra o Liverpool, começou jogando. Clerc e Réveillère ainda não se recuperaram de lesão. Veja o esquema tático:




Do outro lado do gramado, Deschamps escalou seu time com dois brasileiros, o zagueiro Vitorino Hilton e o matador Brandão, que jogou ao lado do artilheiro Niang. Mesmo atuando como visitante, o OM não poupou esforços para buscar o resultado, nota-se que o time iniciou a partida com um forte esquema ofensivo, e sem sua principal contratação da temporada, Lucho González:




Gerland lotado, muita empolgação da torcida, o OL se entusiasmou com a força vinda da arquibancada e logo no início da peleja deixou seu primeiro gol, marcado por Pjanic. O bósnio recebeu um lançamento na entrada da área e chutou com força. 3' de partida e já tinhamos um gol. O Marseille, logo em seguida, tentou empatar. Niang esbarrou na boa defesa de Lloris. Depois Cheyrou desperdiçou o rebote. Nesse momento, nos instantes iniciais, o jogo já começava a tomar forma.

Aos 10', ainda no início do jogo, o Marseille também marcou. Dessa vez, não deu para Lloris. Depois de cruzamento de escanteio, o zagueiro Diawara cabeceou no canto esquerdo. 1 a 1. O jogo mantinha um volume fora dos padrões. Muita correria e disposição dos jogadores.

E mantendo o bom nível técnico, não demorou para sair o desempate. O Lyon se colocou na frente do placar novamente. Quem marcou dessa vez foi o experiente Govou. Aos 13, ele fez boa jogada individual, levando a bola do meio-campo até as redes de Mandanda.

Após o segundo gol dos Gones, a partida deu uma caída, mas continuava esbanjando velocidade e com muitas oportunidades para cada lado. O próprio OL teve um gol, bem anulado, aos 19'. E o OM conseguiu chegar algumas vezes com perigo ao gol de Hugo Lloris.

Quando o primeiro tempo já parecia ter acabado, eis que surge Cheyrou. O ex-ponta do Auxerre chutou não muito forte, de fora da área, e o goleiro Lloris falhou bisonhamente, deixando o placar empatado novamente.

E quem previa um segundo tempo, com um jogo não tão emocionante como no primeiro, estava enganado. Quem mostrou isso foi o Marseille, através de Koné. Logo aos 2' de segundo tempo. O marfinense aproveitou um cruzamento e estufou a rede do OL. Boa jogada, baita finalização. Marseille na frente. 3 a 2.

Depois da virada, mesmo após a saída do machucado Koné e entrada de Valbuena, os Phocéens começaram a tomar gosto pela partida. O arqueiro do OL teve que trabalhar algumas vezes, outras vezes a bola passava rente a sua meta. Claro que o Lyon também incomodava, mas o momento era mesmo dos visitantes.

Aos 55', Ederson, que não estava muito bem na partida deu lugar a Bafetimbi Gomis. Dez minutos depois, mais um brasileiro em campo. Michel Bastos entrou para a saída de Källström. Enquanto Deschamps colocava Edouard Cissé, no lugar do autor do segundo gol, Cheyrou.

As substituições resultaram em muito mais velocidade e mais disposição em campo. Michel Bastos caiu pelo lado que mais sabe jogar, a ponta esquerda. Gomis acabou se tornando a referência na frente e criava boas chances.

Contudo, quando parecia que seria a chance do Lyon emplacar na partida, o Marseille conseguiu ampliar o marcador. O brasileiro Brandão cabeceou, sozinho, dentro da área. Dessa vez Lloris não teve culpa. Após o gol, Puel colocou o argentino Delgado, no lugar de Govou.

Antes mesmo de comemorar o gol, ou Delgado aquecer, o Lyon diminuiu. Lisandro recebeu um excepcional passe de Jean II Makoun e tocou sutil, tirando de Mandanda. Nesse momento o jogo estava 4 a 3 e faltava 10 minutos para o término do jogo.

Pressionando de forma absurda, um minuto após o gol, o Lyon conseguiu um pênalti. Ele surgiu após um cruzamento de escanteio e a bola rebateu na mão do defensor. Mais uma vez apareceu o argentino artilheiro. Licha cobrou no lado esquerdo, e Mandanda perdeu, mais uma vez, o duelo com o atacante lyones.

Desesperado, o Marseille tentava atacar de todas as formas e foi desgovernado para o ataque. A chance que conseguiu foi boa, mas não o suficiente para garantir o seu quinto gol. Quem não teve o mesmo azar foram os donos da casa. Incrivelmente, faltando um minuto para o fim de jogo, o OL conseguiu uma virada histórica. Fez o 5 a 4. Quem marcou foi o brasileiro Michel Bastos, depois de uma excelente troca de passes entre Pjanic, Lisandro e Gomis. O Gerland foi abaixo. Grande gol.

No entanto, nem tudo era festa. Acredite, o Marseille conseguiu empatar a partida novamente. Após bate-rebate na área dos Gones, Toulalan, mesmo sem querer, marcou contra seu próprio time.



Fantasticamente a partida se encerrou com 5 a 5 no placar. Algo sobrenatural e lindo de se ver. Um clássico que serve para calar os críticos da competição nacional francesa. Quem acha que na Ligue1 não tem emoção, hoje se sentiu envergonhado e com certeza pensará duas vezes na próxima oportunidade que tiver para esculhambar o francesão. Grande jogo. Show na torcida, show em campo, show de futebol.

Próximo jogo: Grenoble x Lyon, válido pela 14ª rodada da Ligue1. Dia 21/11, sábado às 16h.


FOTOS: L'Equipe / Olweb.fr / Football.fr / Aujourdhui.fr / Yahoo.fr / Sports.fr



8 comentários:

  1. Só digo uma coisa, aquele pessoal que entra nos estádios depois dos 60 jogados porque é na faixa, ficou feliz por demais por ver mais futebol do que ele esperava pelo "preço" que pagou xD

    ResponderExcluir
  2. Falar o que desse jogo? Sensacional...

    E ninguem tem movitos pra criticar o Campeonato Frances, que vem evoluindo a cada ano.

    Só falta as outras equipes alcançarem o Lyon.

    Bela postagem.

    Abraços, Didi!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fala Filipe um grande jogo, uma parrtida que dificilmente se repetira, parabéns as duas equipes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Wakashimazu - Com certeza cara. Todo mundo que assistiu não acreditou nos últimos 10 min.

    Wilson Hebert - O Bordeaux se tornou o time a ser batido. Ele é o líder e é o atual campeão.

    Carlos Sena - Obrigado por comentar. Volte sempre

    ResponderExcluir
  6. melhor jogo da L1 dos 20 ultimos anos !!

    pedro

    ResponderExcluir
  7. Felipe,entrevista com a jornalista Dimara Oliveira no nosso blog, dando sequencia ao nosso quadro, das mulheres no futebol. Desde já agradecemos. Ainda não chegamos na Renata...rsrs

    ResponderExcluir