domingo, 31 de janeiro de 2010

Virada emocionante ainda mantém o Lyon vivo na competição

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Dois lados da moeda: Sakho, zagueiro do PSG foi expulso e deu possibilidade para Cris, zagueiro do Lyon dar a vitória ao seu time.




Após ser eliminado pela Copa da Liga francesa, o Lyon, disposto a virar a página de recentes derrotas, entrou no Gerland parcialmente cheio, para receber o seu rival PSG, que também se encontra em situação embaraçosa na tabela.

Com a lesão de Lloris, o seu reserva, Vercoutre entrou novamente como titular no time. Outra novidade ficou por conta de Lovren, que jogou na lateral-direita. Veja o time inicial de Puel:




O PSG, ainda sem Coupet, que sofreu uma séria lesão no fim do ano passado, também jogou com um goleiro reserva, Edel. Veja o esquema tático do time do brasileiro Ceará:




No início da partida, o Lyon se impôs como legítimo dono da casa. Antes dos 10’ iniciais, o goleiro Edel chegou a ser incomodado duas vezes. Contudo, a pressão era fogo de palha. O PSG reagiu rapidamente e tomou o controle de jogo.

Foi através dessa rápida reação, que o time de Paris abriu o placar. Sességnon cobrou escanteio aos 11’. Mevlut Erding se antecipou aos zagueiros e no primeiro pau, dotando de uma rapidez ao finalizar, calou precocemente o estádio.

Dois minutos após o gol, o PSG quase ampliou. Dessa vez quem apareceu no lance foi o grandalhão Hoarau, mas Vercoutre, bem posicionado, fez boa defesa.

Abatido em campo, o Lyon não tinha padrão de jogo e participava de forma desorganizada em campo. O responsável por organizar as jogadas era Pjanic, mas o bósnio estava apagado no gramado, o que forçava o time a arriscar de fora da área.

Foi assim que o Lyon chegou com perigo por duas vezes no primeiro timpo. Primeiro com Källström, que arrematou com extrema força, bem defendido por Edel. Depois, aos 40’, com Toulalan. Dessa vez, a sorte foi quem ajudou o bom goleiro dos visitantes.

No segundo tempo, como já é de praxe na Ligue1, os dois times voltaram com a mesma formação, e consequentemente com o mesmo esquema de jogo. Portanto, o PSG era quem dominava o duelo.

Aos 4’, o Vercoutre fez uma seuquência de quatro defesas seguidas, todas à queima roupa. Participação fundamental do goleiro reserva do OL.

Ainda acuado em campo, o Lyon se via na situação de jogar em contra-ataques. E em um deles, o atacante Gomis iria sair em boas condições de marcar, mas foi atropelado pelo jovem Sakho. Sem titubear, o juiz expulsou o zagueiro, que saiu inconformado do gramado.

Sem querer perder a oportunidade de ter uma vantagem numérica, Puel mexeu no time e colocou mais velocidade. Pjanic, que não jogou bem, deu lugar ao inconstante Delgado. Por outro lado, Kombiouaré tirou o autor do gol, Erding, e colocou Sankharé, para dar mais pegada no setor defensivo.

A recuada do time da capital francesa foi primordial para a crescida do Lyon o jogo. A vontade de evoluir durante o embate era nítida, principalmente depois de Gomis acertar a trave, aos 28’ do segundo tempo.

A pressão era intensa, e o gol era inevitável. Foi o que aconteceu aos 32’ da etapa final. Delgado cobrou escanteio e Lovren cabeceou no segundo pau. No rebote de Edel, Gomis empurrou para as redes e saiu para o abraço.

Depois do gol, Michel Bastos entrou no lugar de Cissokho, e como raramente acontece, foi deslocado para a lateral-esquerda. Talvez por sua convocação ser iminente depois da lesão do lateral Filipe Luis, do Deportivo.

O que já era apático piorou depois do gol. O PSG se desencontrou. Parecia uma inversão de papeis do primeiro para o segundo tempo. Completamente motivado, o Lyon conseguiu a virada. Dois brasileiros participaram do gol. Michel Bastos cobrou falta, ao estilo “chuveirinho”na área. Lisandro desviou, e Cris cabeceou certeiramente, tirando do goleiro adversário. O ex-cruzeirense, nesse instante, deixava o Gerland, e principalmente o treinador Puel ao delírio.

No fim do jogo, já nos acréscimos, Gomis acertou um petardo no travessão, depois de boa jogada de Lisandro. Depois do lance, ainda teve tempo de Makoun substituir o atacante francês.

O jogo terminava. Um embate digno de um clássico. A virada do Lyon foi justa, não pelo futebol apresentado de forma coletiva, mas sim pela sabedoria ao jogar com a vantagem numérica de jogadores.

O Lyon agora joga só no próximo domingo. Dia 07/02 (14h, horário de Brasília). O adversário será o Toulouse, fora de casa, jogo válido pela 23ª rodada da L1.


FOTOS: FranceFootball / L'Equipe / Olweb.fr / Football.fr / Yahoo.fr / Football365.fr / LFP.fr


GOLS (em HD):
Mevlut Erding - PSG 1-0


Bafétimbi Gomis - Lyon 1-1



Cris - Lyon 2-1




Nenhum comentário:

Postar um comentário