sábado, 11 de setembro de 2010

Crise?

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi




Melhor em campo, o Lyon mostrou força, mas errou quando não deveria errar. Resultado? Empate com sabor de derrota.

Depois de uma semana sem a bola rolar nos gramados franceses, devido aos jogos da seleção principal, enfim, neste fim de semana, a 5ª rodada da Ligue1 voltou à ativa. Para o Lyon era a partida ideal. Talvez esse período sem bola, pode ter sido o tempo ideal para refletir e arrumar os defeitos das primeiras rodadas.

Gourcuff poderia jogar sem o peso da estreia, Diakhaté, esse sim, estreava, enquanto Toulalan voltava ao meio campo. Lisandro pela primeira vez na temporada começava de titular depois de uma séria lesão. No banco, Michel Bastos, também recuperado, esperava a chance de entrar durante o jogo. Veja o time inicial de Claude Puel:




Por outro lado, o Valenciennes, até então o nono colocado na tabela, tinha certa tranquilidade pra visitar o OL. O único problema do técnico Philippe Montanier era não poder contar com várias peças do seu elenco. Ao todo eram 9 desfalques. Veja a formação do VAFC:




Com o Gerland abarrotado de torcedores, o Lyon começou empolgado e realmente disposto a apagar esse início trágico de temporada, enquanto o Valenciennes parecia assustado e perdido em campo.

Até os primeiros minutos mostrava um problema nos dois times: A armação. Gourcuff estava muito bem marcado pelo Lyon e o VAFC apostava nos pontas para atacar. No entanto, Réveillère e Kolodziejczak estavam concentrados na marcação e faziam um excelente primeiro tempo.

Com Lisandro e Briand se movimentando mais, a marcação adversária se dispersou. Era o que Gourcuff precisava para trabalhar, mas ainda assim encontrava dificuldades para penetrar na defesa.




O placar foi aberto aos 26’. O volante Gomis, do Valenciennes, saiu errado. Yoann Gourcuff aproveitou a oportunidade e descobriu Briand passando pela direita. O francês cruzou na área e Pied completou de cabeça. Uma jogada rápida, aproveitando o erro do adversário.

Com a vantagem no placar, Lyon adquiriu mais confiança e conseguia explorar mais as jogadas no ataque. O VAFC atrás no placar procurava atacar um pouco mais, mas era ineficaz. A melhor oportunidade parou nas mãos de Lloris, sem muito susto.

O primeiro tempo foi impecável para o OL. Não fez muitos gols, mas sou jogar com precisão. Os zagueiros com o tempo certo da bola. Os laterais corretíssimos. Toulalan e Gonalons jogando o que sabem.

No segundo tempo o panorama se manteve mas com duas ressalvas: O Lyon tentava trabalhar com mais calma o seu ataque e o Valenciennes estava mais desesperado para chegar a meta de Lloris.

Com 8’ da segunda etapa, o Lyon quase ampliou. Jogada individual de Gourcuff, que penetrou com rapideza na área do Valenciennes, cercado de marcadores, e chutou com precisão. Penneteau fez uma ótima defesa.

Com 18’, Puel faz sua primeira alteração. Colocou Michel Bastos, que voltava de lesão, no lugar de Lisandro, provavelmente cansado. Uma alteração no mínimo curiosa, pois dessa forma o Lyon não teria nenhum atacante de área. Briand poderia até fazer a função, mas não tem a mesma qualidade.



Aproveitando o recuo diferente do Lyon, o Valenciennes conseguiu igualar o marcador. Após cobrança de escanteio, Lovren e Gonalons falharam no momento de cabecear, permitindo a penetração do lateral Bong. Um empate não merecido, mas encomendado por Puel.

Após a lambança na substituição e do gol tomado, Puel colocou Gomis no lugar de Briand, voltando com a formação original. Como já era de se esperar, o OL voltou a dominar. Gourcuff voltou a ter mobilidade, mas o gol ainda era difícil de se encontrar. Faltando 10’, Puel colocou Pjanic no lugar de Gonalons, na tentativa de não sair com o ingrato empate.

Já no desespero, o Lyon tentava jogar na base do abafa e explorando os passes longos e lançamentos que percorriam todo o campo. Obviamente não deram certos.

Um jogo em que o Lyon tinha de tudo pra se reerguer, saiu com um amargo empate. Culpa mais uma vez das decisões erradas de Puel, e dessa vez, uma mãozinha do azar. A partida era do Lyon, mas errou quando não devia. Enquanto isso, a crise tende a aumentar.

FOTOS: olweb.fr

Um comentário: