terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Heróico!! Mais uma vez...

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


No apagar das luzes Lyon consegue levar partida para a prorrogação e posteriormente elimina Lorient




Após boa vitória sobre o Dijon no último sábado, o Lyon já voltou aos gramados nesta terça-feira. A Ligue1 foi deixada de lado e o OL se concentrou na Copa da Liga Francesa. Fase semifinal da competição. O adversário era o Lorient, que jogava em casa e tinha o apoio de sua torcida. Para passar até a final da competição, basta apenas um jogo, portanto, a partida tomava contornos decisivos.

O treinador Christian Gourcuff (pai do conhecido meia do Lyon), armou o seu time no tradicional 4-4-2. A ideia, a prinícipio, era explorar a velocidade dos dois meias para deixar os dois atacantes em boas condições de gol. O lateral Gassama – que acabou de se transferir do próprio Lyon – fazia sua estreia pelo time da região da Bretanha. Confira a formação.




Rémi Garde finalmente tinha em mãos um time sem improvisações, pela primeira vez em 2012. Na zaga, o retorno de Cris foi confirmado. Sendo assim, Gonalons voltou a jogar de volante, mas Umtiti se manteve na zaga. Na frente, Lacazette ganhava mais uma chance no lugar de Jimmy Briand.




No começo da peleja, o Lorient parecia disposto a marcar um gol com rapidez. Fechava a saída de bola do Lyon com muita vontade e dificultava o toque de bola lionês. Entretanto, com o tempo, essa determinação não durou muito tempo, e o OL rapidamente já dominava o campo de jogo.

Aos 4’, Gomis recebeu bola na intermediária do campo, um pouco a frente do círculo central, e decidiu arriscar dali mesmo. A bola teria destino se não fosse a bom intervenção do goleiro Lecomte, que mandou pra escanteio.

Depois, o Lyon chegaria forte mais uma vez, agora com Lisandro. Ele avançou, em contra-ataque, pelo direito e chegou até a área do Lorient. Na área tinha Lacazette, em boas condições e pedindo bola. Licha resolveu arriscar e Lecomte mandou mais uma vez para escanteio.

A partir daí, o Lorient se acalmou e conseguiu penetrar no campo de defesa do Lyon. Chegou por duas vezes. A primeira, aos 22’ de jogo. Bate-rebate na área e Contadeur quase completou. Lloris já tinha salvado um chute anterior e já estava batido. Cissokho salvou na linha. Aos 26’, foi a vez de Barthelmé arriscar um belo chute de fora da área e acertar o travessão de Lloris.

O primeiro tempo se encerrou com uma ligeira vantagem do Lorient, que no fim da primeira parte chegava com muito mais perigo e parecia mais perto do gol do que o Lyon, que desperdiçou chances boas, principalmente com Lisandro Lopéz, que poderia ter consolidado a partida a favor do time de Rémi Garde.

No segundo tempo, o panorama do final do primeiro se matinha. Jogo equilibrado, porém levemente favorável ao time de Christian Gourcuff. O Lorient entrou com mais determinação em busca da vaga, do que o Lyon, que parecia jogar com um ar de superioridade. Forçava jogadas bonitas e passes longos, mas quase sempre de maneira infeliz.

Aos 14’ da segunda etapa, o Lorient abriria o placar. Emeghara, pelo lado esquerdo do campo, passou como quis pelo brasileiro Cris e arrematou forte. Lloris não conseguiu nem ver. Com a vantagem no placar, só faltava o Lorient administrar a vantagem e foi isso que fez.

A pressão dos donos casa continuava! O Lorient só jogava dentro do campo do OL e fazia pressão. Monnet-Paquet, Emeghara e Barthelmé eram os mais perigosos e davam muito trabalho ao setor defensivo do time de Rémi Garde.




10’ após o primeiro gol da partida, o Lorient ainda aumentaria a sua vantagem. Foi a vez do velocista Monnet-Paquet marcar o seu. Na jogada, Mareque tentou, mas foi pressionado por três zagueiros do Lyon, no rebote, Mareque tocou pela direita e Monne-Paquet chegava com muita velocidade, e já chegou fuzilando Lloris, que nada pode fazer.

O Lorient ainda quase marcou um terceiro gol em seguida. Era um massacre dentro de campo. Uma superioridade fora de série. O jogo parecia já estar decidido. Mas o futebol não é uma receita de bolo e nada estava perdido.

As primeiras alterações de Remi Garde só aconteceram aos 30’ do segundo tempo. Duas de uma vez: Entrou Briand no lugar de Källström e Grenier no lugar de Lisandro. Gourcuff também trocou. Colocou Jouffre e tirou Douniama.

As alterações fizeram efeito. Lisandro estava perdido e perdeu boas chances no primeiro tempo. Källström errava boa porcentagem dos passes. Cinco minutos depois das trocas, Lacazette diminuiu uma pancada de fora da área. Belíssimo chute que deu um ânimo a mais ao OL.

O time de Rémi Garde tinha 10 minutos para alcançar o empate, mas o Lorient permanecia irredutível. Continuava sua pressão, mas agora o OL queria jogo. Barthelmé saiu para a entrada de Autret e Ederson no lugar de Cris, isso tudo aos 41’ do segundo tempo. Gonalons ia pra zaga e o Lyon ganhava força ofensiva.

Aos 88’, no Lorient, Gassama dava lugar a Baca. Era a última alteração da partida. A pressão para o empate era enorme. O Lyon ia com tudo pra cima. Passes longos que direcionava a bola da zaga até o setor ofensivo. Quando as chances já pareciam esgotadas, o Lyon conseguiu um escanteio. Aos 93’, o gol de empate saiu. Jimmy Briand, de cabeça, fez o grupo dos Gones explodir de emoção, levando a partida para a prorrogação, no último minuto!

No primeiro tempo da prorrogação, o cansaço já aparecia e ambos os times tentavam tocar mais a bola. Fazer ela correr mais do que os próprios jogadores. Com isso, o jogo perdeu um pouco de
seu ritmo alucinante.




Mas esse tipo de comportamento não servia para Lacazette! O jovem atacante não se cansou durante toda a partida, e mostrava muita disposição o tempo inteiro. Em jogada em que ele tentava arrematar em direção ao gol, o atacante tropeçou, mas a bola sobrou para Gomis, que não quis saber de nada e arrematou com categoria. Aos 12’ do segundo tempo da prorrogação, o Bafé colocava o Lyon na frente do placar, para delírio dos jogadores de seu time.

Acabou o primeiro tempo da prorrogação e no segundo, o Lorient pressionava como nunca. Empurrou o OL todo para dentro do seu campo. Apenas Gomis ficava na frente, no meio de campo. Raramente o Lyon dominava a bola e saía em velocidade para tentar puxar um contra-golpe.

E foi dessa maneira que o Lyon encerrou e fechou o caixão. Na pressão do Lorient, Baca quase marcando um gol, o Lyon saiu em contra-golpe e marcou o seu quarto gol na partida. Michel Bastos, Gomis e Lacazette tabeleram dentro da área e, com mais um tento de Alexandre Lacazette, o atacante carimbou a vaga para a final!




Próximo adversário: Ligue1: 22ª rodada, Marseille x Lyon – domingo, 05/02/12, às 18h

FOTOS: L'Equipe / sofoot / Le10Sport / Record.pt


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário