domingo, 8 de janeiro de 2012

Triplete de Lisandro garante vaga

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Argentino marca três e Lyon passa fácil pelo xará




O Lyon poderia ter fechado o ano com 6 vitórias consecutivas, mas tropeçou diante do Valenciennes no último jogo de 2011. Pra fazer bonito em 2012, o time fez uma rápida intertemporada na Ilha de Córsega, no extremo sul da França e já no Mediterrâneo. Um amistoso contra o Bastia foi feito e uma vitória por 2 a 0 foi concretizada, com dois gols de Lisandro e duas assistências de Pied. Pra começar o novo ano, pela Copa da França, o Lyon encara o quase xará: o Lyon-Duchère, time da CFA. Partida válida pelos 32 anos de finais.

Rémi Garde, sem nenhum zagueiro a sua disposição, colocou a dupla de zaga formada por Gonalons (volante) e Umtiti (lateral-esquerdo). Na frente, Pied ganhava uma chance e Fofana jogada de cabeça-de-área, no lugar do recuado Gonalons. Ederson, Lacazette, Gourcuff e Bastos no banco.Veja a formação inicial do Lyon.




O modesto Lyon-Duchère, vice-líder do Grupo B da CFZ (equivalente a quarta divisão), jogava a partida da sua vida. Na liga, apenas um time está na sua frente na tabela. Quem? O Lyon B. Hoje, atuando contra o time principal, Eric Guichard, treinador do Duchère, escalou seu time dessa maneira:




Logo no começo, era perceptível a fragilidade dos mandantes da partida. O “primo rico” tinha espaço para jogar e facilidade para trabalhar a bola e chegar como quiser. Dava tempo de Gomis, por exemplo, receber a bola e girar, sem marcação alguma.

Com 4’ de jogo, o Lyonnais chegou ao primeiro gol com, Lisandro. Após bola recuperada no meio-campo, o Lyon avançou com cautela, mas chegou com facilidade. Na hora de finalizar, o argentino não encontrou problemas e colocou com categoria no ângulo de Jaccard. 1 a 0 no Gerland.

Percebendo que o jogo era bastante favorável ao seu lado, o Lyon esboçava uma atitude displicente. Forçava jogadas individuais e/ou não caprichava em outras tentativas. Parecia querer enfeitar diante de um adversário que não tinha qualidade alguma para chegar com perigo.

Aos 30’, o Lyon ampliava o placar. Briand carregou a bola vindo de trás, tabelou e recebeu novamente. Passou rasteiro pra área e Gomis recebeu já tocando de primeira. Lisandro, bem posicionado, mandou para as redes e concluiu o segundo gol da partida. Lyon 2 a 0.

Lisandro ainda faria o seu hat-trick aos 37’ do primeiro tempo. Recebeu passe em profundidade de Jérémy Pied e ganhou da zaga com muita facilidade. Chegou na área adversária, limpou o goleiro e só empurrou para fazer o terceiro da partida.

O Duchère, querendo dar uma resposta, diminuiu a diferença do OL ao marcar com Bouderbal. Jogada rápida e de inteligência do setor ofensivo dos mandantes. Barreto efetuou ótima assistência no lance. 3 a 1, aos 40’.

No segundo tempo, o Lyon voltou com uma postura mais consciente. Não era mais individualista e fazia o jogo correr de forma magistral. Tocava a bola sem dificuldades e deixava o Duchère correr atrás da bola. Gonalons, jogando de zagueiro central, comandava todas as saídas de jogo. Carregava a pelota até o meio de campo e de lá dava o início para as jogadas do Lyon.

A primeira chance de perigo na segunda etapa, aconteceu aos 10’. Bouderbal, autor do único gol do Duchère, avançou pela direita, venceu Gonalons na corrida, mas errou ao entrar na área. Bateu forte e cruzado. Se tivesse apontado em direção ao gol, seria um risco certo a Valverde.

No lance seguinte, Atik carregou a bola do meio campo, limou dos volantes do Lyon e avançou em direção ao gol. Na área, achou Barreto passando pelo lado. O camisa 10 foi até o fundo e cruzou, mas Atik não conseguiu alcançar. Dois lances de perigo seguidos do Duchère.

Aos 13’ do segundo tempo, Rémi Garde faria sua primeira alteração. Réveillère deixava o gramado para a entrada de Dabo. O treinador do OL mostrava-se preocupado com os avanços de Bouderbal daquele lado e colocava um homem de marcação mais forte. Aos 18’ foi a vez de Lisandro sair para dar vaga a Michel Bastos. Taticamente, nenhuma mudança.

Aos 30’ do segundo tempo, o Lyon já não tinha o mesmo vigor de antes e deixava o jogo fluir. Tirou o pé do acelerador e apenas segurava o placar, que já era teoricamente aceitável e seguro. Rémi Garde ainda fez sua última alteração, faltando 15’ para o término do jogo. Colocou Gourcuff no lugar de Jimmy Briand. Era uma maneira de fazer a bola correr mais do que os próprios atletas. Essa é uma característica de Yoann.

Barreto fazia boa jogada aos 33’ da segunda etapa quando foi derrubado por Källström dentro da área. Seria pênalti, mas o árbitro Alexandre Castro nada marcou e o jogo prosseguiu. Guichard, treinador do Duchère, na sequência do lance, tirou Atik e colocou Goiset. Avança um pouco mais o seu time. Aos 39’, foi a vez de Theveniaux entrar no lugar de Barbosa. Era a última alteração da partida. A cartada final de Guichard.

Por fim, o Lyon manteve a segurança da partida e levou o placar de 3 a 1 até o fim da partida. Nos acréscimos, ainda deu pra Gourcuff cobrar uma falta com perfeição e Jaccard efetuar bela defesa, evitando o quarto gol.

No mais, uma partida perfeita para o setor defensivo do OL. Umtiti e Gonalons cumpriram bem o papel jogando improvisados. Mas é bom Cris e Lovren voltarem logo, afinal de contas o Duchère não é padrão para se medir a consistência do setor sem jogadores de ofícios ainda mais no próximo jogo, que também será decisivo.

Próximo adversário: Lille! O Lyon agora joga pela Copa da Liga Francesa. Os atuais campeões enfrentam o OL em partida única, quarta-feira, dia 11, às 17h50, horário de Brasília.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário