sexta-feira, 25 de maio de 2012

Idas e vindas: o que será do Lyon na temporada 2012/13?

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi
Colaborou: Guilherme Doménich

A temporada 2011/2012 já é passado para os times franceses. O Lyon, especificamente, já começa a planejar a sua próxima temporada. Hoje, o técnico Rémi Garde – e toda sua comissão – teve o contrato renovado até junho de 2014. Isso dá indícios que o projeto adotado nessa última temporada prossegue. Isso quer dizer que não haverá grandes gastos com contratações, e nomes importantes do elenco devem sair para dar uma preenchida nos cofres. Principalmente agora, que as obras para o Grande Stade des Lumières começará a ser erguido para a Euro de 2016.

Abaixo, fiz um pequeno exercício de futurologia, e com base nas observações que fiz ao longo da última temporada e seguindo a lógica de pensamento de Jean-Michel Aulas, coloquei quem serão os prováveis jogadores a deixarem o clube já nesse próximo mercado. Em seguida explico o motivo de sua saída e abaixo aponto, dentro da política financeira do time, quem seria o substituto ideal. No final do texto, apresento nomes ventilados pela imprensa francesa que poderiam aparecer no Lyon.

MATTHIEU VALVERDE – Terceiro goleiro. Chegou pra suprir uma lesão que Rémy Vercoutre, o goleiro reserva, teve durante o final do ano passado. Jogou uma vez e não foi útil ao time. Só serviu pra fazer nome. Acima de tudo, o seu contrato se encerra no próximo mês.

Quem seria um bom substituto?
Ninguém. Não é necessário! Além de Lloris, o Lyon tem mais três goleiros no time principal. O suíço Jérémy Frick, o português Anthony Lopes e, é claro, Rémy Vercoutre.


JOHN MENSAH - Retornou de empréstimo da Inglaterra e não fez sequer um jogo na temporada. Ficou esse tempo todo no departamento médico – dando a entender que não tinha clima algum para jogar. Se o Lyon não conseguir um trocado nele, será dispensado. É quase uma certeza.

Quem seria um bom substituto?
Ninguém. Lyon tem outros zagueiros para fazer banco.


DEJAN LOVREN - Jogador que evoluiu demais desde quando chegou do Dinamo Zagreb. Hoje, é o principal nome no setor defensivo do Lyon. O Liverpool, ao que parece, já tem uma proposta de 16M de euros engatilhada para levar o defensor. Não acho que seria o momento de deixar o time, mas se o dinheiro for algo, realmente, em torno deste valor, acho complicado segurá-lo.

Quem seria um bom substituto?
Mapou Yanga-M'Biwa (do Montpellier)


TIMOTHÉE KOLODZIEJCZAK - O contrato dele se encerra no meio do ano e não foi procurado para renovar. Uma pena! Foi titular da França sub-20 no último mundial, jogou bem, é bom de bola, mas teve poucas chances. Seria uma ótima sombra para Dabo e Cissokho.

Quem seria um bom substituto?
A princípio ninguém. Optaria por alguém da base.


ALY CISSOKHO - Recebeu propostas de times de três países diferentes no último mercado. Sonho de consumo de Dortmund, Juventos e meia dúzia de times ingleses. Só ficou no Lyon a pedidos de Rémi Garde. Desta vez, se a grana for razoável, ele sai. A paciência com a torcida já esgotou e Dabo já provou que pode substituí-lo a altura.

Quem seria um bom substituto?
Benoît Trémoulinas (do Bordeaux)


KIM KÄLLSTRÖM - Provavelmente deve ser o primeiro grande nome a deixar o clube. Já no mercado de inverno, recebeu propostas da Rússia e com valores bem altos. Apesar de ter renovado recentemente, o dinheiro vai pesar na decisão. Uma pena! Sempre foi o motor do meio-campo do Lyon.

Quem seria um bom substituto?
Arouca (do Santos)


EDERSON - Brasileiro injustiçado no Lyon. Sofreu duas graves lesões seguidas e quando voltou, foi "sacaneado" pelo clube, que não deu uma sequência de jogos para o atleta se firmar uma vez que ele, e o time, não conseguiram acertar as bases salariais para uma possível renovação de contrato. Contrato este, que se encerra no meio do ano. Parece que já tem tudo encaminhado para jogar na Lazio. Que seja muito feliz por lá. Meio-campo de muito talento.

Quem seria um bom substituto?
Marvin Martin (do Sochaux)


YOANN GOURCUFF - Maior investimento da história do Lyon e retorno praticamente nulo. Ficou machucado boa parte da temporada, e quando jogou, foi um "mais do mesmo" dentro de campo. Faltando cinco rodadas para o término desta última temporada, ele voltou e fez bons jogos. Voltou a ter os holofotes em cima dele. Sonho antigo do técnico Arséne Wenger, do Arsenal. Acredito que o Lyon só espera uma boa quantia de dinheiro para liberá-lo de uma vez. Para a tristeza das torcedoras.

Quem seria um bom substituto?
Younès Belhanda (do Montpellier)


MICHEL BASTOS - O brasileiro, definitivamente, não fez uma boa temporada. Não parecia estar com a cabeça no time. Quase se transferiu para a Itália no último mercado e, no apagar das luzes, resolveu ficar. Parece que isso não fez bem. Mas acredito que o Lyon só deve liberá-lo com uma boa quantia de dinheiro. E não duvido que vá para a mesma Juventus.

Quem seria um bom substituto?
Ryad Boudebouz (do Sochaux), ou Romain Hamouma (do Caen)


LISANDRO LOPÉZ – Dentre todos os nomes que citei, é o único que não se cogita nada do tipo, mas acho que a saída do Licha só depende de um interesse de outro time grande da Europa. Motivo? Ele sempre disse que nunca iria deixar o Lyon sem ganhar um título. A Copa da França foi do OL nessa temporada. A partir de então, será que as portas ficariam abertas pra ele sair?

Quem seria um bom substituto?
Se for pra investir uma boa grana em alguém, Hulk (do Porto), mesmo com o interesse do Chelsea na jogada. Se for pra poupar dinheiro: Youssef El-Arabi (do Al-Hilal), ou Balázs Dzsudzsák (do Dinamo Moscow), ou Eric Moulongui (do Nice).


JIMMY BRIAND - Na verdade, é outro que não existe nenhum indício para deixar o clube. Mas acredito que por pressão popular, o Lyon deva dar algum jeito no jogador. Custou muito caro para os cofres do time e até hoje não justificou o motivo para estar jogando no Lyon. É o tipo do atleta que se receber qualquer proposta, a direção aceite.

Quem seria um bom substituto?
Yohan Mollo (do Nancy)


OUTROS ATLETAS COM CONTRATO SE ENCERRANDO: Além de Ederson e Kolodziejczak , outros atletas também não obtiveram êxito em suas renovações. Trata-se de jogadores do Lyon B, que sequer tiveram chances entre os profissionais. São eles: Thomas Fontaine, Sébastien Faure, Yannis Tafer, Hamdan Al Kamali.




Fontaine e Faure, ou devem ser emprestados, ou então liberados. Tafer já teve algumas chances e inclusive já teve passagem por empréstimo pelo Toulouse, e não se deu bem. Quando voltou, sofreu uma grave lesão e acabou indo parar no Lyon B, assim como os outros. Hamdam Al Kamali é um zagueiro dos Emirados Árabes, que foi contratado em janeiro de 2012 para um período de testes e como um lobby de Jean-Michel Aulas para os investidores daquele país. Al Kamali entrou para a história: foi o primeiro atleta da história a deixar o Emirados Árabes e jogar na Europa. Entretanto, jamais deixou o Lyon B e nunca foi relacionado para o time principal. Em entrevista essa semana para o Le Progrès, o zagueiro disse que sua intenção é continuar no grupo para poder lutar por uma chance. Será que consegue a renovação?

Na imprensa estrangeira, muitos nomes são ventilados a todo momento. Separamos alguns deles. São apontados como nomes de uma provável lista de Jean-Michel Aulas e Bernard Lacombe.

Sébastien Corchia: lateral-direito, de 21 anos, do Sochaux. Já teve passagem pelas Seleções Francesas de base desde o sub-17 até o sub-21.



Fabián Monzón: lateral-esquerdo, de 25 anos, do Nice. Um argentino que começou sua carreira no Boca Juniors, teve uma breve passagem pelo Real Bétis, da Espanha, e atualmente joga na França. Já atuou 7 vezes pela sua seleção.



Bruno Ecuele Manga: zagueiro, de 23 anos, do Lorient. Titular da Seleção do Gabão, Ecuele Manga também tem liderança no Lorient. Depois da saída de Laurent Koscielny, ele assumiu a titularidade. Também já teve passagens pelo Bordeaux.



Leo: zagueiro, 24 anos, do Cruzeiro. Titular no clube mineiro, Leo já foi chamado de “un petit Cris” pelos jornais franceses. Inclusive olheiros do Lyon já vieram até o Brasil para observar de perto o atleta cruzeirense.



Delvin N’Dinga: volante, 24 anos, do Auxerre. Sonho antigo de Jean Michel-Aulas. Com o rebaixamento do seu time, seu preço pode ter ficado mais acessível. Com frequência é chamado para a Seleção de Congo. Faz o estilo carregador de piano, dentro de campo.



Benjamin Corgnet: Meia, de 25 anos, do Dijon. Um dos principais atletas do Dijon na última temporada. Mesmo demonstrando talento desde cedo, optou por não seguir a carreira futebolística. Aos 22 anos voltou atrás e conseguiu uma chance no Amiens. Posteriormente, já no Dijon, foi eleito o melhor jogador da Ligue2 em 2010/2011. Já despertou interesses, inclusive, do Chelsea.



Marvin Martin: Meia, 24 anos, do Sochaux. Outro sonho antigo de Aulas. Está na pré-lista de Laurent Blanc para disputar a Euro. Meia clássico e com muita técnica. A única dificuldade seriam os altos valores exigido pelo Sochaux.



Ryad Boudebouz: Winger, 22 anos, do Sochaux. Mais um antigo sonho de Aulas, e mais um atleta do Sochaux. Apesar de ser argelino, já passou pelas Seleções sub-17 e sub-19 da França. Talvez seja a grande prioridade do Lyon na próxima temporada.



Romain Hamouma: Winger, 25 anos, do Caen. Rápido, habilidoso e inteligente. Também é da Seleção Argelina. Gosta de jogar pelo lado direito do campo. Foi o principal nome do Caen na temporada (e praticamente jogou sozinho no time rebaixado para a Ligue2).



Anthony Mounier: Winger/Atacante, 24 anos, do Nice. Cria da casa. Mounier é da geração Ben Arfa, Benzema e Loïc Rémy. E assim como o próprio Rémy, teve poucas oportunidades no time e acabou deixando a equipe. Com espaço no Nice, mostrou que tem futebol e ganhou status na França.



Obviamente não serão todos estes jogadores a deixarem o Lyon e muito menos serão todos estes os contratados. Mas fica, ao menos, um esboço do que poderá acontecer para o início da próxima temporada. Lembrando que o OL vive um momento histórico: depois de 14 anos consecutivos, desta vez, não vai disputar a UEFA Champions League. A Liga Europa será a prioridade internacional da vez.


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

8 comentários:

  1. Caceta,

    Muito completo, cara. Mas acho que o Lyon entrou numa espiral de ostracismo. Pra voltar a ser o que era tem que investir mais (e melhor) do que vem pensando fazer. Precisa de um craque inquestionável. Agora com o investimento do PSG, será um mero figurante assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão esbarra naquilo que eu disse. O Lyon vai começar a subir o seu novo estádio. E se a política já era de redução de gastos, agora, com a coisa realmente acontecendo, o dinheiro vai apertar de vez.

      Acredito que o Lyon só vá investir em alguém se conseguir vender um outro alguém. Gourcuff é a chave desse segredo. Vamos ver até quanto o OL consegue nele.

      Excluir
  2. Belo (e gigantesco) post, Didi! Parabéns feroz!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, cara. Estava observando o blog, e vi que você leva bem a sério o negócio. Eu torço para o Chelsea, mas tenho uma certa empatia pelo Lyon, dentre tantos clubes que gosto, pelo fato de o Juninho Pernambucano... você já sabe. O Lyon fez uma temporada fraca, para um grande europeu. É o pior Lyon, de todos que vi. O clube precisa de um grande treinador, estilo Pep Guardiola ou, quem sabe, Arsene Wenger. O problema do time, além de se prender em um esquema "eternamente", é técnico, falta qualidade. Tire o Lisandro e o Michel Bastos, para ver. Parece uma pouco com a situação do Palmeiras, que depende de Assunção demais. Eu tenho um blog chamado Fintas para o Gol, se puder trocar link comigo, agradeço. Falo de futebol, em geral. Este seu trabalho lembra o esforço que o pessoal do Chelsea Brasil teve para erguer o site. Boa sorte, cara. Espero que você consiga fazer parcerias e "explodir" seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, Pedro. Mantenho o blog há quase quatro anos, e não tenho tantas expectativas de "explodir". Meu objetivo é apenas passar as informações para o público brasileiro.

      Sobre suas observações, concordo em partes. Mas o problema é bem maior e passa até mesmo por algumas decisões da direção. Mas nesse caso, não há como fazer nada. O jeito é ficar apenas na torcida mesmo.

      Excluir
  4. Otima matéria.. só acho que você viajou no Marvin Martin, ele já disse "sim" ao Lilli. depois da euro ele assinará o contrato com o LOSC. mas acredito que eles vão se livrar do Cissokho, e de alguns veteranos.. é preciso. a Ida do Ederson já é um sinal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marciel, quando eu fiz o texto, o Martin estava totalmente "livre" no mercado.

      Excluir
  5. I was suggested this website by my cousin. I am not sure whether
    this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty.
    You're incredible! Thanks!

    Also visit my website ... cellulite treatment cream

    ResponderExcluir