domingo, 29 de julho de 2012

Hepta de novo!

Eduardo Madeira Tavares Junior
@eduardojr_EF


Nos pênaltis, Lyon vence o Montpellier em Nova York e levanta o caneco da Supercopa da França





Após quatro anos, o Lyon voltou a uma Supercopa Francesa, desta vez, chegando como vencedor da Copa da França. O adversário foi o campeão francês, Montpellier, sensação da última temporada.

Para a partida de Nova York, o Lyon chegou com um desfalque definitivo: o sueco Kim Källström foi anunciado como novo reforço do Spartak Moscou da Rússia. Lesionado, Lisandro López também não jogou.

Já o técnico do Montpellier, René Girard não teria a disposição Younès Belhanda, que está suspenso desde o final do último Campeonato Francês. Com uma lesão na coxa, Garry Bocaly também desfalcou o MHSC.

Rémi Garde optou por escalar o Lyon no tradicional 4-2-3-1, com Bafetimbi Gomis isolado no ataque. Sem Källström, o jovem Gueïda Fofana foi incumbido de substituí-lo na cabeça-de-área. Dabo foi outra novidade, jogando no lugar Réveillère.




Já René Girard decidiu escalar alguns dos novos contratados: Congré, vindo do Toulouse, jogou no lugar de Bocaly, Mounier, ex-Nice, atuou na posição que seria de Souleymane Camara. Vindo futebol chileno, Herrera foi o homem mais avançado do 4-2-3-1 de Girard.




A decisão começou em um verdadeiro ritmo de pré-temporada: toques lentos, marcação frouxa e muitos erros de precipitação. Apenas aos 12 minutos tivemos a primeira chance. Utaka escapou pelo flanco esquerdo e cruzou fechado. A bola desviou no travessão e assustou Hugo Lloris.


As grandes conclusões dos primeiros vinte minutos de partida foram de que Yoan Gourcuff era o único jogador lúcido no meio do Lyon e que Dabo seria constantemente explorado pelo ataque adversário. A prova dessa fragilidade do lateral-direito viria aos 26 minutos, quando Utaka passou tranquilamente por Dabo e ainda contou com a ajuda de Fofana, que não conseguiu afastar a bola, para marcar o primeiro gol da final.

O Lyon sentiu o tento e logo em seguida, Lacazette levou cartão amarelo. O prejuízo seria maior se Mounier estivesse com os pés calibrados e concluísse em gol a chance que recebeu de Cabella, aos 29 minutos.


Nada ia bem para o time de Garde. Marcação fraca e sumiço dos principais armadores. A exceção era Gourcuff, que se movimentou bastante e procurava sempre buscar o jogo. O camisa 8 teve participação decisiva no gol de empate do Lyon. Foi ele quem cruzou da meia esquerda na cabeça de Gomis, que entre os zagueiros, cabeceou para o gol, isso aos 44 minutos.

O intervalo chegou e muita coisa precisava ser mudada. O futebol apresentado na etapa inicial decepcionou, mesmo sendo ainda pré-temporada, a maioria dos erros apresentados pelo Lyon eram de fundamentos.


Garde e Girard não alteraram seus times para o segundo tempo e o ritmo da primeira etapa se manteve nos 15 minutos iniciais. O Lyon pouco passou do meio campo e isso ficava claro com a participação dos volantes. Estrada e Saihi eram muito ativos no jogo do Montpellier, já Gonalons e Fofana pareciam falar outra língua.

Aos 12 minutos, os rumos da partida começaram a ser traçados. Em falta na entrada da área, Marco Estrada cobrou, a bola desviou na mão de Gomis, que estava na barreira, e o árbitro Jorge Gonzalez não pestanejou, marcando o pênalti. Substituto de Olivier Giroud, Herrera cobrou e recolocou o Montpellier na ponta.


Como característico, os campeões franceses recuaram e passaram a contra-atacar. O Lyon se agigantou e avançou pro ataque. Gourcuff se aproximou mais da área e criou jogadas como a dos 16 minutos, quando invadiu a área adversária, chamou a marcação e rolou para trás, onde chegava Fofana, que finalizou para fora.

Gomis não fazia bom jogo, mas mostrava grande vontade em campo. Isso não foi o bastante para mantê-lo em campo e Garde decidiu colocar Benzia em campo. O jovem de 18 anos deu uma movimentação interessante ao ataque, mostrando muita habilidade e opções de jogo. Girard também mexeu e sacou o apagado Cabella para colocar Camara.

Poucos minutos depois da mexida, Gourcuff assustou Jourdren em uma potente cobrança de falta. O goleiro do Montpellier fez boa defesa.


O minuto 28 ficou marcado como o momento em que Jimmy Briand acordou pro jogo. Discreto durante toda a partida, o atacante do Lyon apareceu em uma cabeçada perigosa. Menos de cinco minutos depois, Briand completou a jogada mais bem trabalhada pelo OL no jogo. Cris lançou Lacazette nas costas de Congré, o novo camisa 10 do time gingou e cruzou para Briand, que de voleio, deixou tudo igual em Nova York.

A prova de que a sorte havia mudado de lado aconteceu aos 32 minutos. Marco Estrada entrou de forma criminosa no jovem Benzia e foi expulso diretamente. Para repor essa saída, Girard colocou Stambouli no lugar de Mounier.


A partida ganhou nova cara e aos 38 minutos e Jimmy Briand apareceu de novo! Ele escapou com liberdade pelo lado direito e deu um presente para Lacazette no segundo poste. Era o gol do título para o garoto, mas quase embaixo da trave, Lacazette conseguiu mandar para fora. Quatro minutos depois, Briand quase marcou de novo, desta vez de bicicleta, mas acertou a trave. Ele havia aproveitado passe preciso de Gourcuff.

Mesmo sendo mais efetivo no ataque, o Lyon passou alguns sustos com os contra-ataques do Montpellier, que aproveitava muito os espaços dados pelos laterais Réveillère – que entrou no lugar de Dabo – e Cissokho. No minuto final, Utaka atormentou Réveillère e rolou para Camara. Perdendo o ângulo, o senegalês finalizou e Lloris espalmou, no rebote, Charbonier – substituto de Herrera - mandou fora.




Não deu outra, assim como 2008 contra o Bordeaux, o Lyon teve de passar pelo drama dos pênaltis. Diferentemente da história escrita no Chaban-Delmas quatro anos atrás, Les Gones se deram bem desta vez. Hugo Lloris catou as cobranças de Charbonier e Bedimo, enquanto Fofana foi o único a desperdiçar para o Lyon, fazendo que o caneco fosse para o Gerland. Foi o sétimo título da Supercopa Francesa (de 2002. 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2012).

FOTOS: olweb.fr


MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

3 comentários:

  1. Fala Eduardo!
    Belo texto.
    Em qual site você conseguiu fazer este campinho com a escalação? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Vinícius, os campinhos são do L'Equipe. Eles disponibilizam durante as partidas.

    ResponderExcluir