sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Valenciennes não dá trabalho ao OL, que volta a ser o líder virtual da Ligue1

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Lyon fez dois gols rapidamente, segurou o resultado e não deixou o adversário jogar




O mês de janeiro, e consequentemente o ano de 2013, não começou nada bom para o time do Lyon. As séries de maus resultados fizeram com que o time sofresse com uma pressão além da conta nesse começo de ano. O tropeço frente a times inexpressivos como Epinal – pela Copa da França – e o Evian, candidato forte ao rebaixamento. Para a partida diante do enfraquecido Valenciennes, a expecativa era nada mais além da vitória, afinal de contas, depois das saídas de Foued Kadir e Gil, o VAFC já não vem sendo mais o mesmo e vem somando resultados ruins ao longo dos jogos.

E querendo dar a volta por cima, provando que o time segue forte na competição, o Valenciennes, jogando em casa, tinha a missão de bater o vice-líder OL. Em campo, uma formação pouca utilizada pelos times no Campeonato Francês, o 4-4-2. Como já afirmei, sem o brasileiro Gil na zaga, o VAFC fica enfraquecido naquele setor. Na partida de hoje, utilizou a dupla Ismiat-Mirin e o Rose. Uma dupla muito nova e inexperiente. Com muitos desfalques, o time do treinador Daniel Sanchez definitivamente não era o favorito para a partida da tarde desta sexta-feira. Confira abaixo a formação do VAFC.




Pelo Lyon, o grande volume de informações envolvendo saída de jogadores, tem mexido com o psicológico dos atletas. E isso foi um fator fundamental para a série ruim de recentes jogos do clube. Gomis, Lisandro, Michel Bastos, Gourcuff e Briand seguem sendo especulados em vários times. Para a partida de hoje, Michel Bastos não ficou, sequer, no banco de reservas. Parece que será negociado com o Schalke04 da Alemanha. Lisandro começaria entre os titulares, mas foi cortado no vestiário. Segundo Rémi Garde, o atleta sentiu dores. Confira abaixo como ficou a formação inicial do OL




No começo do jogo já víamos quem mandaria na partida. O Lyon começou forte e dando muito trabalho ao goleiro Penneteau. Primeiramente, após um cruzamento de Umtiti, Lacazette bateu de primeira e mandou no travessão. O VAFC até tentou responder logo em seguida, com uma jogada do centroavante Aboubakar. Mas Vercoutre apareceu bem no lance e evitou o perigo. E foi só isso pelo lado do Valeciennes. Não incomodaria mais na primeira etapa.


A partir daí o controle do OL seria absoluto. A começar pelo primeiro gol, que saiu cedo. Aos 8’, Fofana, com muita liberdade na entrada da área, foi avançando, avançando, avançando, até que conseguiu um bom espaço para bater da intermediária. Colocou rasteiro, forte e no canto esquerdo de Penneteau. Placar aberto no Stade du Hainaut.

Com a vantagem no placar, o OL soube administrar muito bem o placar. Não deixava o VAFC gostar do jogo e permanecia pressionando no ataque. Fofana era um elemento importante na partida. Com muita liberdade no meio, quase transformar o 4-2-3-1 do OL num 4-1-4-1. E isso confundia a já frágil marcação dos donos da casa. Lacazette era outro jogador que se destacava na partida. Caíndo pela direita, o atacante do Lyon era muito eficaz pra cima do lateral Gaëtan Bong.


Mantendo o ritmo forte e interessante de jogo, sem se deixar pressionar pela torcida da casa, o Lyon conseguiu chegar ao seu segundo gol logo aos 28’ da etapa inicial. Jogada de Lacazette e Réveillère pelo lado direito. O atacante tabelou com o lateral, recebeu na área e cruzou para Gomis, quase dentro da pequena área e, de primeira, marcou o segundo gol do Lyon na partida, dando, inclusive, até mais tranquilidade para o time no decorrer do primeiro tempo. OL 2 a 0.

Antes de chegar o intervalo, os visitantes continuavam com o mesmo estilo de jogo: pressionando sem deixar o Valenciennes gostar do jogo. Depois do segundo gol, pouco assustou o goleiro Penneteau, mas também quase não dava trabalho para Vercoutre no seu campo de defesa. Fazia um jogo seguro, e como já disse, administrava muito bem o resultado construído até então.


Para o segundo tempo, o OL deu uma pisada no freio. Já não incomodava mais como na primeira etapa, e ao contrário de outrora, dava muito espaço para o Valenciennes tocar a bola, inclusive no campo de ataque dos donos da casa. Aos 7’, o VAFC quase diminuiu a vantagem do OL. Le Tallec recebeu bola na intermediária, girou, e bateu forte no canto esquerdo de Vercoutre, que fez grande defesa e mandou para escanteio. Era a segunda grande chance do Valenciennes na partida.

Aos 23’ da etapa final, o Lyon precisou fazer sua primeira alteração. Depois de sofrer uma falta dura, Lacazette não aguentou continuar em campo. Para o seu lugar, entrou o lateral Dabo. Taticamente o time não mudava muito. Dabo entrou mesmo para jogar na linha de frente do campo e revezava com Réveillère na marcação. Em seguida, Daniel Sanchez também mudava seu time: Aboubakar dava lugar a Melikson.


A torcida até conseguia dar um show a parte no Stade du Hainout. Tentava empurrar sua equipe, mas em vão. Ao contrário do primeiro tempo, o jogo caia muito em termos técnicos. O Lyon se acomodava com a vantagem no placar. E o VAFC já parecia ter entregado os pontos. Não tinha condições de correr atrás do resultado, até mesmo por deficiência técnica e pela falta de banco de reservas.

Faltando pouco menos de 10’ para o fim de jogo, o Valenciennes fazia sua segunda alteração na partida. Entrava David Ducourtioux, a saia Rémi Gomis. Pelo Lyon, Umtiti também deixava o campo. Ele sofreu um tostão na coxa e precisou sair. Para o seu lugar entrou Clément Grenier. Pouco tempo depois foi a vez de Yassine Benzia entrar no lugar de Rachid Ghezzal. Essa era a última alteração do OL na partida.


Mesmo após as alterações, o jogo seguia em marcha lenta e não houve, sequer, chances boas de gol. O placar permanecia inalterado, aquele mesmo do primeiro tempo. 2 a 0, com o OL dominando o primeiro tempo e ambos os times se desligando na segunda etapa. Destaque na partida para Fofana e todo o setor defensivo do Lyon, que não correu quase nenhum risco durante toda a partida.

Com o resultado, o Lyon voltava a liderança da partida, mas de maneira virtual. Como essa a única partida do dia, e a primeira da rodada, o OL já deixava a pressão toda em cima do PSG, que novamente entrará em campo em busca da vitória para reassumir a ponta da competição, que segue acirrada.




O Lyon agora enfrentará o Ajaccio, dia 03 de fevereiro, domingo, às 11h da manhã de Brasília. O jogo será na Ilha da Córsega, no campo do ACA.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

4 comentários:

  1. Hi theгe, its fastidious ρaгagraph regаrding meԁia pгint, we
    all know media iѕ a wonderful sоurce of infoгmаtion.


    Μy site Get-Plus-Followers.Com
    Feel free to surf my blog post ... get 10000 followers on twitter

    ResponderExcluir
  2. Thanks designed for sharing such a good thinking, piece of writing is pleasant,
    thats why i have read it completely

    Also visit my website; www.thefylis.uoa.gr

    ResponderExcluir
  3. I savour, result in I discovered just what I used to be looking
    for. You have ended my 4 day lengthy hunt! God Bless you man.

    Have a nice day. Bye

    Also visit my website :: get followers

    ResponderExcluir
  4. I like the helpful info you supply for your articles.
    I'll bookmark your weblog and check once more right here frequently. I am somewhat sure I'll learn a lot
    of new stuff proper here! Best of luck for the following!


    Also visit my homepage :: get followers

    ResponderExcluir