domingo, 3 de agosto de 2014

E que comece a temporada 2014/2015!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Após perder jogadores experientes, Lyon segue priorizando (muito) a categoria de base, mesmo com a chegada do novo treinador


Em pé: Tolisso, Anthony Lopes, Bisevac, Umtiti, Gonalons e Yattara; Agachados: Dabo, Mvuemba, Ferri, Lacazette e Danic | Foto: olweb.fr

Após terminar a última temporada na quinta colocação, fazendo uma temporada muito digna com o elenco que tinha em mãos, o antigo treinador Rémi Garde não quis renovar seu contrato e decidiu priorizar sua vida pessoal. O Lyon não demorou muito a agiu ainda na Copa do Mundo. Contratou o treinador Hubert Fournier, ex-jogador do clube e que estava no Stade de Reims. A política do Lyon mantem-se a mesma: não conseguirá fazer frente ao poderio financeiro de PSG e Monaco e deve brigar pela terceira colocação no Campeonato Francês, além de procurar um desempenho positivo na Liga Europa.

Até o fechamento deste post, para começar a temporada, o Lyon havia liberado cinco jogadores do elenco e contratado somente dois e outros dois retornando de empréstimo. Vendeu o jovem zagueiro Naby Sarr para o Sporting-POR (pouco mais de 1M de euro), encerrou os contratos de Jimmy Briand (sem clube), Bafétimbi Gomis (Swansea-GAL), Rémy Vercoutre, depois de 11 anos a serviço do OL (Caen) e finalizou o empréstimo do lateral direito Miguel Lopes, que retornou ao Sporting-POR. Contratou o jovem zagueiro Lindsay Rose, do Valenciennes (1,5M de euro), Christophe Jallet, lateral direito do PSG (1,5M de euro) e teve Alassane Pléa retornando de empréstimo do Auxerre, assim como Mohamed Yattara, voltando do Angers.

Lindsay Rose sendo apresentado ao lado do diretor Bernard Lacombe e o novo treinador, Hubert Fournier | Foto: Le Figaro

Ao que tudo indica - de acordo com a imprensa francesa - é que o Lyon deverá fechar com mais um dois atacantes até o fim do mercado de transferências. Mas engana-se quem pensa que o clube deverá procurar nomes "consagrados". Soluções caseiras, dentro dos clubes de menor escalão da Ligue1, devem ser os alvos dos dirigentes lioneses, no entanto, nenhum nome apareceu com forte evidência ainda. Remando contra essa direção, ainda existem sondagens para o OL perder mais jogadores. O jovem zagueiro/lateral esquerdo, Samuel Umtiti, é um dos mais cortejados. O atacante Alexandre Lacazette, que foi eleito pelos torcedores o melhor jogador da última temporada, também gera interesses das potencias europeias. Clément Grenier, que foi cortado da Copa do Mundo após lesão, é outro que sempre aparece sendo citado, assim como Yoann Gourcuff. E, por último, o volante e capitão do time, Maxime Gonalons, também é sonhado em alguns times - o Napoli aparece em destaque entre eles. Contudo, Max já declarou que não deve deixar o clube nesta temporada.

NOVA EQUIPE FÍSICA
Além do elenco, que ficou ainda mais jovem, o Lyon mexeu também em sua equipe de staff. Hubert Fournier, antes mesmo de assinar com o clube, já dizia que montaria sua própria comissão técnica. As alterações não foram muitas, mas a equipe de preparadores físicos foi inteiramente trocada. Robert Duverne, que era o profissional da área, foi demitido já no primeiro dia de comando de Fournier. O novo treinador alegou que o OL sofreu demais com lesões físicas e recorrentes nos últimos anos, e que isso precisava ser melhor estudado. Para se ter uma ideia, na última temporada, o elenco sofreu 37 lesões. Só Gourcuff foi vítima de seis. Dabo, quatro e Miguel Lopes, três. A partir de então, um novo método de preparação física foi implementada no clube. Alexander Marles, do PSG, foi contratado. Ele será o "Chefe do Departamento de Performance". Algo como o chefão da equipe de preparadores físicos.

Marles indicou dois outros profissionais para trabalharem diretamente com ele: Antonin da Fonseca (que estava no Lyon Feminino) e Dimitri Farbos (ex-Toulouse). O novo método de treinamento já foi adotado na pré-temporada nos alpes franceses de Tignes. Uma preparação diferente, baseada em andar de bicicleta na altitude e fazer rafting em rios e corredeiras. Além disso, Gourcuff, que, desde que chegou ao Lyon jogou somente 109 jogos dos 213 que o time fez no período, se lesionando, ao todo, 14 vezes, está ganhando um acompanhamento especial. Praticamente existe um preparador físico somente trabalhando em função dele.

Jogadores e comissão técnica praticando rafting em Tignes | Foto: olweb.fr

Além da equipe física, Fournier também trouxe seu auxiliar Michel Audrain, que trabalhará junto com Bruno Génésio, que era o assistente de Rémi Garde. O Le Progrès fez um infográfico (em francês) mostrando essas novas aquisições da comissão técnica: http://bit.ly/1olnpZt

AMISTOSOS
Por ter que começar a temporada antes de todos os clubes franceses, em função da classificação para a fase eliminatórios da Liga Europa, o Lyon teve uma preparação muito mais intensa nas férias. Além de pegar pesado nos alpes de Tignes, o clube também fez uma série de 4 amistosos.

- Perdeu para o Debreceni-HUN, na Hungria, no dia 05 de julho, por 4 a 2. Gols de Kulcsar (2x) e Sidibé (2x), para o time da casa e Bahlouli e Yattara para o OL. Resumo do jogo: http://bit.ly/TLU12m (o vídeo não mostra o gol de Bahlouli, que foi destaque na partida)

- Ganhou do Copenhagen-DIN, na Dinamarca, no dia 15 de julho, por 2 a 0. Gols de Yattara e Pléa. Gols do jogo: http://bit.ly/1qSceee

- Venceu o Shakhtar-UCR, no dia 19 de julho, em Annecy, no norte da França, por 4 a 1. Gols de Fekir, Lacazette, Benzia e Danic. Dentinho descontou para os ucranianos. Resumo do jogo: http://bit.ly/1o2dnOt

- Empatou com o Sevilla, no dia 23 de julho, em Lyon, por 0 a 0. E Gourcuff, já no novo esquema de preparação física, conseguiu jogar parte do jogo.

O importante a ser constatado nesses quatro jogos foi o protagonismo de dois jovens jogadores que chamaram muito a atenção: o atacante Mohamed Yattara, de 20 anos, que retornou de uma temporada feita no Angers, onde marcou 11 gols na Ligue2; e Nabil Fekir, jovem meia de 21 anos, que nas ausências de Gourcuff e Grenier, chamou a responsabilidade e conseguiu jogar bem.

Nabik Fekir (esq.) e Mohamed Yattara (dir.): destaques do OL na pré-temporada | Fotos: football.fr e GettyImages


COMEÇO COM O PÉ DIREITO
A preparação foi suficiente para o Lyon começar muito bem no seu primeiro jogo valendo algo na temporada. E era logo de cara uma partida que podia valer o planejamento de todo um ano inteiro: a classificação para a Liga Europa. O adversário era o modesto (porém centenário) Mladá Boleslav, da República Tcheca. E no primeiro jogo fora de casa, no dia 31 de julho, o Lyon se mostrou bastante maduro e aplicou 4 a 1, facilitando e muito o retorno para o jogo em casa. Saiba mais sobre o jogo e veja os gols: http://bit.ly/1lnWE2p

QUE VENHA A LIGUE1
O Campeonato Francês já começa na próxima semana. O primeiro adversário do Lyon será o Rennes. A partida será no Stade Gerland, às 12h (horário de Brasília) do dia 10 de agosto, domingo. Confira abaixo o elenco completo do Lyon para esta temporada:

GOLEIROS: Mathieu GORGELIN, Théo DEFOURNY, Lucas MOCIO, Anthony LOPES e Jérémy FRICK;;
LATERAIS DIREITO: Mehdi ZEFFANE, Corentin TOLISSO e Christophe JALLET;
LATERAIS ESQUERDO: Louis N'GANIONI, Mouhamadou DABO (também joga na direita) e Henri BEDIMO;
ZAGUEIROS: Bakary KONÉ, Samuel UMTITI (também joga na esquerda), Milan BIŠEVAC e Lindsay ROSE;
VOLANTES: Kevin TSIMBA, Sidy KONÉ, Gueïda FOFANA, Maxime GONALONS (C), Jordan FERRI e Arnold MVUEMBA;
MEIAS: Farès BAHLOULI, Yoann GOURCUFF, Clément GRENIER, Nabil FEKIR, Rachid GHEZZAL, Steed MALBRANQUE e Gaël DANIC;
ATACANTES: Alassane PLÉA, Alexandre LACAZETTE, Clinton N'JIE, Zakarie LABIDI, Mohamed YATTARA e Yassine BENZIA;

- Ao todo, o Lyon tem 34 jogadores no elenco (sendo que alguns ficam revezando entre o time principal e o time B);
- Duas ou três contratações pontuais ainda devem complementar o elenco até o fim da janela de transferências;
- A média de idade do plantel atual é de incríveis 23,4 anos;
- A média de idade do time titular sobe um pouco, mas ainda assim é baixa: 25 anos;
- Dentre os 34 jogadores, somente 10 não são das categorias de base do clube;
- O jogador mais valorizado do elenco é Maxime Gonalons (14M de euros)*;
- Os jogadores mais baratos são Jérémy Frick e Théo Defourny (150mil euros)*;
*Fonte: transfermarkt

NOVO ESTÁDIO
O Lyon está erguendo um novo estádio. Ele será próprio e, a partir de 2016, o OL não mandará seus jogos no Stade Gerland. O Stade des Lumières (Estádio das Luzes) já está em obras e, em junho de 2015 estará já com cara de estádio, para ser entregue por completo em janeiro de 2016. A arena será uma das sedes da Eurocopa daquele ano. A construção deste novo estádio é um dos grandes fatores que levam o Lyon a economizar muito dinheiro em contratações nas últimas temporadas. Os gastos do clube estão focados na nova casa desde há bons quatro ou cinco anos.

Atual estado da construção do "Grand Stade" | Foto: Le Progrès

Se você se interessou para conhecer o projeto do novo estádio, sugiro que navegue AQUI e AQUI.

O BLOG
O blog respira por aparelhos. Desde sua criação, em 2008, ele é gerenciado somente por uma pessoa. E a falta de tempo acaba culminando em poucos posts por aqui. Contudo, o Twitter do blog continua sempre atualizado com boa frequência e é por lá que passamos as principais notícias diárias do clube. E pretendemos continuar dessa maneira. Quem quiser nos seguir durante esta temporada, é só clicar no banner abaixo.

Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

5 comentários:

  1. Ótimo post Filipe!
    Em termos de cobertura de equipe do francês vc tá dando de 10 no g.e., em que 99% das notícias são sobre o psg. Muito obrigado por todas as informações e mantenha o blog, por favor, rs.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! Acompanho o Lyon há um bom tempo e lhe conheço desde a época do Orkut...
    Legal ver que você deu sequência no trabalho. Acredito que seja o único aqui no Brasil que nos abastece com notícias do OL. Bem legal. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post! Acompanho os Gones ja faz anos tambem! Vi que você comentou que o blog respira por aparelhhos, se quiser eu ajudo a manter o post cara, sempre tenho um tempo pra ver noticias do nosso OL, qualquer coisa entra em contato cara, bergfarias07@gmail.com, abs cara ALLEZ L'OL'!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço aos sinceros comentários. Isso é um grande estímulo para prosseguir o trabalho. Obrigado, de verdade! ;)

    ResponderExcluir
  5. O blog é muito bom, sempre venho aqui antes e depois dos jogos para ler os posts, espero que continue pois o twitter é bom para dar noticia mas não é igual o blog onde você explica tudo direito e não limite de caracteres, hehe. Fora que hoje, principalmente no Brasil, é difícil achar noticia sobre clube Francês que não seja PSG.

    ResponderExcluir