domingo, 10 de dezembro de 2017

No apagar das luzes, Aouar resolve jogo para o Lyon em partida para esquecer

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Jovem meia fez os dois gols do OL no jogo, onde nada funcionou e o Amiens só não venceu por detalhe, perdendo inclusive um pênalti quando tudo ainda estava empatado




Stade de La Licorne, capacidade para um pouco mais de 12 mil pessoas. A lotação estava longe de estar completa, mas muitos torcedores enfrentavam o frio de Amiens para acompanhar a partida entre o time da casa e os visitantes do Lyon. O objetivo de cada time, obviamente, era a vitória. Um, surpreendentemente, poderia chegar até mesmo a 7ª colocação em caso da conquista dos três pontos. O Amiens, que entrava em campo na 10ª colocação, faz uma campanha surpreendente e queria também surpreender o OL, que tinha outra missão. O time de Génésio queria vencer para ultrapassar o Monaco novamente e reassumir a vice-liderança.

Christophe Pélissier armava o time do norte da França no 4-2-3-1. A presença do desconhecido brasileiro Danilo Avelar na defesa era um dos destaques, além do meia Gaël Kakuta, com passagens por times da Premier League - como o Chelsea. Também tinha Konaté no ataque, o principal nome ofensivo do Amiens. Ainda assim, Pélissier tinha dois problemas para preparar seu time contra o Lyon. Ainda sem voltar do departamento médico, ele não podia contar com o volante N'Gosso e o centroavante Cornette, que sequer foram relacionados. Confira como ficou:




Visitando o pequeno Stade de La Licorne, o Lyon quase não tinha problemas para sua escalação. Bertrand Traoré já era desfalque certo, mas Cornet ficou a semana toda em dúvida e cogitou-se trocar toda a formação tática para entrar em campo hoje. Isso não aconteceu e Cornet entrou em campo normalmente. A outra novidade dos onze iniciais de Bruno Génésio ficava por conta do miolo de zaga. Jérémy Morel, recuperado de lesão, já retornava e como titular, fazendo dupla com o brasileiro Marcelo. Nas laterais, hoje Tete e Marçal foram os escolhidos para começaram. Abaixo, a escalação do OL na partida:




Estádio pequeno, pressão da torcida, frio... O Lyon começava o jogo apagado e um pouco assustado com o princípio de jogo agressivo do Amiens. O susto, inclusive, foi bastante prejudicial, com o time da casa abrindo o placar logo cedo, ainda aos nove minutos de jogo. Em levantamento de bola feito pelo lado esquerdo - quase um chuveirinho na área, Marcelo perdeu o tempo de bola que quicou e também acabou passando por Morel. Serge Gakpé, sozinho, só teve o trabalho de empurrar para as redes. 1 a 0!

Mesmo com um gol na conta, o Lyon não conseguia se encontrar em campo. Dificuldade na articulação, na troca de passes, em achar espaços e, em alguns casos, até pra dominar a bola. Um apagão generalizado que quase sofreu outro revés aos 15' de jogo. Gaël Kakuta chegou pelo lado direito e conseguiu fazer um cruzamento venenoso na área. Por uma questão de centímetros, Manzala não conseguiu completar. Ele apareceu sozinho e Lopes nem veria a bola, caso houvesse uma conclusão.

Aos 19', o Lyon conseguiu chegar pela primeira vez, e foi com bola parada. Memphis cobrou cruzado na área, Fekir e Tete tentaram chegar nela, mas acabou passando direto e entrou para o gol. A arbitragem pegava impedimento e o gol foi anulado. Como resposta, mais uma vez o Amiens ficou no quase para ampliar. Em mais uma jogada pelo lado esquerdo e em outro apagão da defesa, Mangala apareceu com a bola dentro da área e sem marcação. Lopes precisou ir aos pés dele para salvar.

Após os 25' do primeiro tempo, o Lyon conseguiu se achar um pouco mais no jogo e conseguia dominar um pouco mais as ações. Mas, ainda assim, os problemas de erros de passes na saída de bola e no meio de campo persistiam. No ataque, a situação ainda era pior. Pouquíssimas ocasiões eram criadas. Memphis e Cornet, apagadíssimos, eram peças nulas dentro de campo e não contribuíam nem mesmo com a marcação no movimento sem bola.

A boa notícia para os torcedores do Lyon é que com o caminhar do primeiro tempo, aquele ímpeto de ataque surpreendente do time da casa havia parado. Isso, obviamente, não impedia um contra-ataque de surpresa mas, definitivamente, incomodavam menos. Havia segurança pelo lado esquerdo do time do OL e Marçal e Morel foram os melhores em campo dos Gones na primeira etapa, o que não significava muita coisa.

O gol de Gakpé, na verdade, não mostrava qual time foi melhor na primeira etapa, mas era um castigo necessário pelo que o Lyon apresentou nesse primeiro tempo. Entrou em campo dormindo e saiu para o intervalo cochilando. Nem mesmo nomes como Fekir, Mariano Díaz e Aouar passaram uma boa impressão. Etapa inteira para se analisar, corrigir os erros e depois jogar o VT no lixo.

Para a segunda etapa, nenhum dos treinadores fizeram quaisquer mexidas. Isso acabou sendo mais prejudicial para o Lyon, que voltou pro jogo da mesma forma como tinha saído para o intervalo: completamente perdido no gramado. Com as coisas não funcionando, o jogo foi tomando contornos mais tensos. Ficou mais pegado, com mais faltas e menos qualidade. O cenário piorava a cada minuto que passava no relógio.

Aos 17' da etapa final, o Amiens chegou pela primeira vez na etapa e conseguiu criar mais perigo do que o Lyon tentou desde então. El Hajjam, o lateral direito, avançou pelo meio, viu o clarão e chutou da intermediária. Lopes, bem posicionado, acabou fazendo uma tranquila defesa. Depois da oportunidade do adversário, Bruno Génésio trocou duas vezes, colocando Geubbels e N'Dombélé nos lugares de Cornet e Memphis Depay. Pélissier também mudou, colocando Borgeaud e tirando o autor do gol, Gakpé.

Sem qualquer poder de reação, mesmo com as trocas, o Lyon só tentava manter a posse de bola lá na frente. Era pouco vertical e quase não incomodava o goleiro Gurtner. Não que o Amiens fizesse uma partida que lhe desse a credencial para a vitória, era o OL que, realmente, não fazia por onde e toda a bagunça que poderia acontecer taticamente, hoje veio à tona no elenco de Bruno Génésio.

Quando tudo parecia algo como um inferno astral e nada funcionava, uma luz apareceu em função de dois talentos individuais. Depois da saída de Memphis, Aouar caiu pela esquerda. Ali ele recebeu e avançou, conseguiu achar a incursão de N'Dombélé que puxou a jogada até a linha de fundo, esperando a reaparição de Aouar, que recebeu de volta na entrada da área e só colocou no canto. 1 a 1 em uma reação inesperada e milagrosa.

Depois do gol, Pélissier fez sua segunda troca, mexendo com seus centroavantes. Tirou o artilheiro Konaté colocou Lacina Traoré. Esse empate acabou mexendo um pouco com o panorama do jogo. O Lyon se animou para buscar uma virada, o Amiens, por sua vez, sentiu um pouco do golpe e começava a se desestabilizar taticamente, com algumas cochiladas que poderiam ser providenciais para, quem sabe, perder o jogo.

Aos 88', o Amiens poderia ter liquidado a partida. Em cruzamento de escanteio, Tousart agarrou Danilo Avelar e o pênalti foi marcado de forma indiscutível. Gaël Kakuta foi para a cobrança e acertou a trave esquerda de Lopes, que estava nela, inclusive. Com a partida ainda empatada, virou um jogo de lá e cá nos últimos minutos. Génésio foi expulso reclamação e, no último lance dos acréscimos, Mariano Díaz trombou com Fekir na área e, mesmo assim, achou Aouar entrando no segundo pau. O meia tocou de primeira, no contrapé de Gurtner e acabou com o jogo! 2 a 1!

Quarta-feira (13) já tem um novo confronto para o Lyon. E não é nem Liga Europa e muito menos Ligue 1. O OL pisa em campo para uma nova competição em 2017/18, é a Copa da Liga Francesa. Oitavas de final em confronto de partida única contra o Montpellier, no Stade de La Mosson. O jogo será às 18h05 do horário de verão de Brasília. Até lá!

FOTOS: France Football / olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:

Gakpé (1-0):

Aouar (1-1):

Kakuta perdendo pênalti:

Aouar (1-2):


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

2 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, amigo. Leio sempre após a cada jogo. O de hoje realmente foi pra esquecer. Dava aflição ver o Lyon jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom saber que tem alguém acompanhando. Obrigado, senhor desconhecido. Você me incentiva.

      Excluir