sábado, 21 de julho de 2012

Em segundo jogo preparatório, Lyon ainda segue sem vencer

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Real Sociedad deu brechas para ser uma presa fácil, mas conquistou um empate contra o jovem time francês





O time do Lyon entrou em campo na tarde desta sexta-feira. Tendo, como palco principal do espetáculo, o estádio Saint-Jean-De-Luz, da cidade de Rouen – vizinha a Lyon. O adversário foi o Real Sociedad, mais um time espanhol de origem basca. Após perder para o Bilbao na semana passada, a expectativa era fazer um jogo menos sonolento nessa sexta-feira e com mais pegada de time grande. Não foi muito bem o que aconteceu.


Obviamente temos que levar em conta se tratar de uma partida de pré-temporada, mas a ausência de novidades no time e o uso recorrentes de atletas da base, ainda despreparados, não entusiasmam nenhum torcedor dos Gones. Rémi Garde colocou em campo o time na imagem abaixo. De novidade, o retorno de Cris, Lacazette e Umtiti (este último, no banco de reservas). Michel Bastos, sequer, foi relacionado. O brasileiro está em fase avançada de negociação com o Al-Ain, dos Emirados Árabes. Confira o time inicial:




Os visitantes vieram a campo com a seguinte formação: Zubikarai; Estrada, Ansotegi, Mikel, DelaBella; Elustondo, Illarra, Xabi Prieto, Griezmann; Castro Agirretxe.

O Lyon começou apresentando um futebol mais vistoso que o time espanhol. Logo no começo já começou assustando e dando um certo ânimo nos torcedores presentes. O 4-2-3-1 fazia bem ao time de Rémi Garde, que encontra espaços principalmente pelo lado direito do campo.


Aos 11’, o OL demonstrava mais uma vez estar começando a voltar com entrosamento para dar continuidade ao restante temporada. De maneira rápida, Pied tabelou com Lisandro Lopéz e Gourcuff finalizou, mas sem êxito. A resposta do Real Sociedad só veio sete minutos depois, em lance de falta que obrigou Vercoutre a fazer grande defesa.

Sem muita inspiração e dependendo de espasmos individuais, o Lyon precisava de alguém para ditar um ritmo no jogo. Assim como na semana passada, Lisandro não estava bem e não conseguia exercer essa função. Gourcuff, que ditou o ritmo do time no primeiro tempo contra o Bilbao, não estava tão bem como naquela oportunidade, mas tentava. O melhor do OL nesse primeiro tempo, contra o Sociedad, foi a prata da casa, Jérémy Pied. Mas mesmo assim, sem exagerar muito nos elogios.


Buscando alguma maneira de atacar, o Lyon não conseguia sair tocando a bola. Aos 22’, Gourcuff arriscou de fora da área e acertou um chute perigoso. Mas não conseguiu acertar a meta do goleiro Zubikarai.

A principal chance da primeira etapa veio aos 24’. Pied cobrou escanteio e, após bate-rebate, Gonalons teve a oportunidade de abrir o marcador, mas desperdiçou o lance. Daí em diante, o jogo se manteve numa pegada mais morna, sem oportunidades claras de gols para ambos os lados do campo.

No segundo tempo, o Lyon veio completamente mudado. Rémi Garde manteve o 4-2-3-1, mas voltou a campo mantendo apenas Vercoutre e Fofana em campo. Zeffane, Umtiti, Ferri, Reale Grenier, Briand, Benzia, Ghezzal e Gomis. Confira como ficou armado o time:




Nessa segunda versão do time, podemos perceber um detalhe interessante. Zeffane, lateral-direito que se destacou contra o Bilbao (inclusive marcando o único gol do Lyon na partida) foi deslocado para o lado esquerdo. Lado este, que o Lyon vem sofrendo com jogador de nível desde muito tempo e que neste ano vive a iminência de perder o inconstante Cissokho. Quem compôs o lado direito foi o jovem volante Jordan Ferri. No meio, outro detalhe interessante. Grenier fazia o papel de segundo volante, mas esbanjava saúde. Corria o campo inteiro. Ora aparecia ajudando na defesa, ora estava armando. Foi o ponto positivo do OL na segunda metade da partida. Por último, e não menos importante, nota-se novamente Fofana atuando de zagueiro. Será que Rémi Garde pretende utilizá-lo dessa maneira ao longo da temporada?


Com esse time, recheado de atletas inexperientes, oriundos do Lyon B, os Gones sofreram um pouco até se encaixar no começo do segundo tempo. Aos 15’, Vercoutre fez mais uma bela defesa e evitou o primeiro gol da partida. Mas, no minuto seguinte, ele não pode fazer nada. Jogada rápida do Real Sociedad pelo lado direito da defesa do OL e gol da jovem estrela francesa Antoine Griezmann. Placar aberto no Saint-Jean-De-Luz.

O OL tentava esboçar uma reação, e era até melhor na partida, mas significativamente era pouco incisivo. Não conseguia penetrar na defesa espanhola. Aos 25’, Ghezzal, Gomis e Briand trocaram passes e Benzia recebeu, já dentro da pequena área, e finalizou com dificuldade. A bola bateu na trave e não entrou. Para desânimo de todo o quarteto que arquitetou a jogada.


Aos 31’ da segunda etapa, o Lyon chegaria ao empate. Justo, até. O Real Sociedad, assim como o franceses, já haviam trocado grande parte do seu time, e o Lyon, de maneira até mais acentuada, era melhor na partida. O gol era questão de tempo e capricho. A jogada começou com um belíssimo passe de Clément Grenier. Gomis tentou encobrir o goleiro, que saiu mal no lance. No rebote, a bola sobrou nos pés de Briand, que, sem goleiro, tocou de leve até a bola entrar chorando no gol adversário.

Com o empate no placar, os dois times colocaram o pé no freio e já apareciam se contentar com o resultado. Repito: mesmo sendo jogos de testes, já é possível perceber que, em ambos os jogos, o Lyon demonstra ser um time extremamente jovem e sem experiência para se manter firme ao longo de toda uma temporada e com a responsabilidade de fazer uma Liga Europa de forma respeitosa. É preciso ir em busca de reforços e, a cada dia, o mercado se estreita e jogadores de qualidade vão se transferindo. Abre o olho, Jean-Michel Aulas! Vamos tirar o escorpião do bolso.

Agora, o Lyon enfrentará o Montreal Impact, no Canadá, quarta-feira (25/07), às 20h30. Amistoso preparatório para enfrentar o Montpellier, na sexta-feira, pela Supercopa da França, que acontecerá em Nova York.

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS TATICOS: BrasiLyonnais


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário