quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Yoann Gourcuff com a camisa do Fluminense?

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Dica, colaboração e tradução:
Malu Iubel


Sim! É isso mesmo que você leu. O meia-atacante do Lyon, e um dos principais jogadores do futebol mundial, tem uma foto com a camisa tricolor. Mas calma lá, não é isso que você está pensando. A foto é antiga, beeem antiga.... Quando Gourcuff era uma criança. Mas vale a curiosidade do fato.


Erwan, Christian e Yoann (com a camisa do Fluminense): família Gourcuff (FOTO: FootCitoyen)

A imagem foi veiculada para uma matéria da Foot Citoyen Magazine, da edição de dezembro de 2008 (nº22). Yoann Gourcuff era tema, ao lado de seu pai Christian Gourcuff (atual treinador do Lorient).A revista é voltada para pais e filhos, e aborda questões sobre relacionamento familiar. O foco das matérias são como os pais influenciam na vida dos filhos e como esses relacionamentos podem ser estreitados. Nessa edição, o foco era o incentivo dos pais nas atividades dos filhos, utilizando o futebol como plano de fundo.


Capa da revista Foot Citoyen

Para quem ficou curioso em saber o conteúdo da matéria, segue abaixo um pequeno resumo:

Christian era um jogador mediano da segunda divisão francesa e, hoje, é treinador reconhecido da Ligue 1. Ensinou seus valores para seu filho Yoann, que hoje é uma estrela em ascensão do futebol francês, admirado por sua técnica, seu senso de jogo e sua inteligência.

Quando era criança, Yoann tinha como grande paixão o tênis e o futebol. Como o pai era treinador no Lorient, ele gostava de acompanhar os treinos e ajudava a pegar a bola quando ela saía das quatro linhas - seu pai deixava que ele brincasse com os jogadores.

Com cinco anos, Christian levou Yoann para a escola de futebol de Lorient. No começo o garoto não estava interessado - era apenas diversão. "Eu gostava de brincar com meus colegas e estava um pouco 'estressado' sobre jogar em um clube; mas fiz um treino, gostei e assinei uma licença" diz Yoann. Christian nunca colocou pressão e sempre assegurou que seu filho se divertisse nos treinos e não tratasse aquilo como uma obrigação. Ele também destaca que foi ver o filho em sua primeira partida, para incentivá-lo: "A criança deve perceber que os pais estão interessados nele, isso é motivador" explica Christian. Mas muitos pais achavam que ele só estava no time por que Christian era o treinador do time principal, e eles precisaram lidar com essa situação. Pai e filho contam que foram conversando sobre esse primeiro jogo e criaram uma relação de cumplicidade e troca de experiências ao longo dos anos. Houve um acompanhamento da carreira, mas não uma cobrança exagerada.


Nesta imagem, Yoann Gourcuff aparece com 13 anos. Já jogador do Lorient (FOTO: FootCitoyen)

Quando perguntados sobre quais são os jogadores que eles admiravam, Christian aponta Pelé e a seleção brasileira de 70, assim como o Barcelona de 92-93 de Cruyff; Yoann conta que adorava assistir as fitas do Brasil que seu pai tinha, que apresentava a técnica e a preparação física de Pelé (além de apresentar um pouco de música brasileira) - foi assim que ele decidiu realmente ser jogador de futebol.

Ao longo da reportagem eles vão comentando a influência que o trabalho como treinador de Christian teve na vida de jogador de Yoann, em especial na parte técnica que pode ser desenvolvida.

Um episódio comentado foi a demissão de Christian do Rennes, quando Yoann estava no clube: foi um momento tenso, tanto para pai, quanto para filho (que permaneceu no clube).

Quando o assunto é seleção francesa, Christian conta que se sente muito orgulhoso pelo filho e procura conversar sobre o desempenho de Yoann. Em especial, eles citam o jogo França e Sérvia, em que o clima na seleção francesa estava tenso por conta da atuação do time de Domenech: era um jogo nervoso para Yoann, mas Christian viu que ele atuou com muita maturidade, apesar das críticas da imprensa antes do jogo. Para acalmar o filho, Christian enviou uma mensagem de celular, pedindo calma e para que ele se divertisse.

Para finalizar, eles deixam um recado: futebol é diversão!


Yoann e Christian (FOTO: FootCitoyen)

Para ler a matéria na íntegra e/ou visualizar todo o conteúdo da revista, pode navegar aqui em baixo. Mas infelizmente o conteúdo é todo e apenas em francês. Boa sorte!

Foot Citoyen Magazine n°22


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Putz, sou torcedor do Fluminense e esta notícia é muito curiosa. Legal trazê-la até nós! Abç!

    ResponderExcluir