sábado, 14 de julho de 2012

Lyon faz seu primeiro jogo na temporada, se apresenta bem, mas tropeça

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com um elenco recheado de jovens, o OL mostra pontos positivos, mas esbarra na falta de experiência já na primeira exibição





A temporada 2012/2013 já começou para o Lyon. Na tarde desta sexta (noite na França), o time do técnico Rémi Garde recebeu, em Grenoble, o Athletic Bilbao, que surpreendeu positivamente na temporada passada. Certamente um bom termômetro pra observar o que foi trabalhado neste início de pré-temporada e até mesmo para observar jovens jogadores, já que muitos atletas do Lyon B foram utilizados no jogo.

Já ostentando o seu novo uniforme, e com o novo patrocínio da Veolia Environnement (empresa de soluções para empresas), o Lyon, com os desfalques de Källström, Lloris e Réveillère, que disputaram a Euro, e ainda estão de férias. Dejan Lovren, que machucado, também não foi relacionado. E Samuel Umtiti, que acabou de disputar a Euro sub-19 e não estava na França. O time titular foi esse abaixo:




O Bibao começou com Iraizoz; Iraola, Iñigo Pérez, Ekiza e Aurtenetxe; Iturraspe, Susaeta e Galarreta; Toquero, De Marcos e Ibai.

No Lyon, é interessante observar o Fofana improvisado como zagueiro e a oportunidade que Enzo Reale e Mohamed Yattara receberam no time principal. E ambos fizeram jus a oportunidade que receberam. No primeiro tempo, a partida foi amplamente dominada pelo OL. Yattara teve ótimas oportunidades para concluir ao gol, mas talvez pelo nervosíssimo, desperdiçou-as. Reale se movimentava de maneira interessante. Buscava o jogo e não se omitia na partida.

Outro destaque do primeiro tempo foi Yoann Gourcuff. Ao contrário da temporada passada, que ele se machucou logo no início dos trabalhos físicos, dessa vez parece que o meia começou a temporada inteiro. Foi o principal nome da primeira etapa e distribuiu passes de forma até fácil. Definitivamente foi o maestro desse time inicial.

A etapa inicial se encerrou 0 a 0, sem muito brilho até. Lisandro e Pied mostraram que ainda não estão em boa forma e precisam aprimorar isso na pré-temporada. Ficaram o tempo inteiro sumidos e sem demonstrar quase nenhuma qualidade. Por outro lado, o Bilbao armado por Loco Bielsa jogava recuado e esperando o erro do Lyon para sair em contra-golpe. Também teve oportunidades, porém poucas. Sofreu com a pressão dos jovens Yattara e Reale, somado a experiência de Gourcuff.

No segundo tempo, Rémi Garde praticamente mexeu no time inteiro. Os dois únicos que permaneceram em campo foi a dupla de zaga: Fofana e Bako Koné. O restante do time foi inteiramente trocado. Confira abaixo como foram os primeiros 20’ do segundo tempo do Lyon.




Anthony Lopes, Mehdi Zeffane, Jordan Ferri e Rachid Ghezzal ganhavam chances no time principal. Michel Bastos aparecia como lateral esquerdo, voltando às origens. O trio formado por Briand, Grenier e Gomis era a esperança um pouco mais experiente para guiar o OL rumo a vitória.

Com o time ainda pressionando, mas mantendo o placar em branco, Garde não demorou muito para fazer sua última alteração. Retirou o zagueiro Bakary Koné e colocou o mais jovem do time: Yassine Benzia. Sendo assim, Sidy Koné foi recuado para a zaga, Ferri virou primeiro volante, Grenier o 2º e Benzia aparecia como elemento surpresa na frente, aparecendo atrás de Gomis. Confira abaixo o time do OL que terminou a partida:



Enquanto isso, Bielsa manteve Ekiza, Aurtenetxe, Iturraspe e Toquero. Mas ao longo do segndo tempo entraram Raúl, Etxeberria, Isma López, Igor Martínez, Gurpegi, Castillo e Aduriz.

Jogando melhor em campo, aos 25’ do segundo tempo, o Lyon abriria o placar. Em um toque de bola do lado esquerdo do campo do Lyon, Briand receberia bola no centro, mas acabou sofrendo falta. O lance prosseguiu e sobrou nos pés do jovem Mehdi Zeffane, lateral direito. Ele avançou e da entrada da área chutou sem muita força, mas com precisão. Placar aberto, e OL jogando melhor. Era tudo que precisava para começar bem a temporada.




Mas não foi assim que terminou. Aos 33’, o Bilbao empataria em lance de pênalti.  O ataque do time espanhol chegou com perigo até a área do Lyon e Anthony Lopes saiu bem no lance. Foi até a bola e retirou o perigo, mas também derrubou o atacante adversário. O árbitro marcou pênalti e Anduriz concluiu a cobrança em gol. Tudo igual.

E o castigo maior ainda veio mais tarde. Aos 43’, após cruzamento da esquerda e cochilada da jovem dupla de zaga improvisada, o mesmo Anduriz efetivou a virada do time basco. Anthony Lopes nada pode fazer na finalização do atacante adversário, que recebeu o cruzamento absolutamente livre de marcação.

O Lyon ainda tentou esboçar uma reação com Briand, mas já era tarde. Final de partida: Lyon 1x2 para o Bilbao. Uma partida que já mostra muitas coisas para o decorrer da temporada. A primeira é de que o Lyon continua revelando bons jogadores. Yattara, Reale, Zeffane e Ghezzal foram os pontos positivos da noite. Por outro lado, é bom Jean-Michel Aulas tirar o escorpião do bolso e começar a pensar em reforços. O time atual é bastante novo e com pouca experiência (e abaixaria ainda mais se realmente vender Hugo Lloris). Com uma Liga Europa pela frente, é um risco continuar apostando apenas em atletas da base.




O próximo amistoso do Lyon é na próxima sexta-feira, dia 20 de julho, contra o Real Sociedad na comuna francesa de comuna Saint-Jean-de-Luz. O jogo será às 13h do horário de Brasília.

FOTOS: olweb.fr / atlhetic-club.net


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário