sábado, 11 de agosto de 2012

Lyon estreia com vitória apertada

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com um jogador expulso ainda no primeiro tempo, o Rennes não conseguiu suportar a pressão do OL e, em casa, perde na primeira rodada




A temporada começou de vez para os times franceses. 8 jogos da Ligue1 2012/2013 aconteceram simultaneamente neste sábado. Após o atual campeão, Montpellier, empatar no jogo de estreia, os demais times dão prosseguimento a competição. O Lyon, nessa primeira rodada, encarou o Rennes, fora de casa. Mesmo já computando um título nessa temporada (Supercopa da França), o time precisa convencer sua torcida, já que alguns jogadores saíram e nenhum foi contratado.

Em campo, Frédéric Antonetti armou o Rennes com uma formação ousada. Com o apoio de sua torcida, tinha a confiança que poderia bater o Lyon. O 4-3-3 com Pitroipa e Kembo abertos, e Erding centralizado, abria muito espaços para Féret e M’Vila virem de trás. Antonetti, que sempre apronta contra o Lyon, parecia querer surpreender novamente. Confira a formação tática:




Rémi Garde não mudou nada em relação ao time que vinha atuando na pré-temporada. Lloris (com uma virose), Michel Bastos (em negociação) e Lovren (machucado) não foram relacionados. Vercoutre assumiu a titularidade provisória. Outra surpresa ficou por conta de Lisandro, que dessa vez ficou no banco, poupado da lesão que teve na pré-temporada. Confira como ficou o OL armado no 4-2-3-1.




A princípio, o jogo se encaminhava para um panorama bem chato. O Rennes tinha mais controle da bola, apertava do Lyon, mas não consegui penetrar na sua defesa. Jogando de forma recuada, o OL não permitia as incursões rápidas de Pitroipa e Kembo, o que dificultava as incursões dos homens de frente do Rennes.


Essa estratégia, a princípio, deu certo. Após roubada de bola de Réveillère, e em jogada de contra-ataque, sem imprimir muita velocidade, Briand avançou pela direita e não precisou ir muito longe. Já viu Gourcuff se deslocando, sozinho, na área e efetuou a assistência. O meia do Lyon só encostou para abrir o placar. OL saia na frente aos 15’. 1 a 0.

A resposta do Rennes, para provar que ainda estava acesso no jogo, foi logo em seguida, aos 17’. Féret avançou pela direita e achou Kembo passando pelo meio. O rápido atacante do Rennes avançou e, da entrada da área, chutou forte, forçando boa defesa de Vercoutre.


Aos 25’, uma jogada, no mínimo, curiosa. Gourcuff carregava a bola pela extrema direita quando, de repente, recebeu um carrinho do defensor Apam. Mas ao invés de machucar o meia do Lyon, quem saiu contundido foi o próprio atleta do Rennes. Imediatamente pediu substituição, dando lugar a o Boye.

O Rennes, mesmo com desvantagem no placar, mostrava um futebol mais vistoso. Queria atacar mais do que o Lyon. Definitivamente eram estratégias dierentes. Dessa vez quem assustiu Vercoutre foi o centroavante Mevlut Erding. Ele entrou dentro da área, e mesmo cercado de defensores, finalizou. Mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.


Aos 29’, a vantagem do Rennes acabaria. Ao chegar com extrema vontade, após receber um lançamento, Kembo disputou bola com Vercoutre e acabou levantando muito o pé. Acertou, em cheio, o rosto do goleiro do Lyon e foi expulso pelo árbitro Nicolas Rainville. Com um a mais, agora o Lyon tinha mais liberdade para impor o seu jogo.

Já implantando um domínio dentro de campo, o Lyon conseguia criar mais oportunidades. Primeiro, aos 34, Briand recebeu ótimo passe de Gonalons e se infiltrou. Ao chegar na área, limpou o zagueiro e na hora de finalizar, bateu mal na bola que nem chegou a ir para o gol. Ficou prensada na defesa. A outra boa chance veio aos 41’, com Fofana. Na saída de bola do Rennes, o volante do OL roubou a bola de Pitroipa e avançou rapidamente. Ao chegar de frente com Costil, desperdiçou e mandou pra fora. Incrível a chance desperdiçada.


O segundo tempo chegou com os times adotando as mesmas posturas do final do primeiro. O Rennes querendo mostrar poder, mas sem forças devido a desvantagem numérica de jogadores. O Lyon, por sua vez, adotando uma cautela, tocava a bola a todo instante até conseguir um espaço para adentrar.

A primeira chance dos Gones, na segunda etapa, aconteceu aos 9’, quando Lacazette avançou pela esquerda e tabelou com Gourcuff. O autor do único gol da partida arriscou, mas sem problemas para Costil efetuar a defesa. A outra chance do OL apareceu aos 16’, quando Lacazette recebeu cruzamento pela direita, que passou pela área inteira. Ao receber a bola, ele escorou para o centro, Gomis, sem goleiro, perdeu aquele que seria o segundo gol da partida.


Após o lance desperdiçado, Rémi Garde colocou Lisandro em campo retirou Gomis. Antonetti mexeu em seguida, retirando Julien Féret e colocando Sadio Diallo. Aos 26’, Pied entrou no lugar de Lacazette. Lyon queria aplicar mais velocidade e movimentação no cansado time do Rennes.

Posteriormente, Antonetti faria sua última troca. A cartada final para tentar fazer o seu time reagir. Retirou o desgastado Pajot e colocou Montaño. Mas os donos da casa já pareciam sucumbidos. Não tinham a mesma gana de antes... Aquela do primeiro tempo. O time já parecia entregue à derrota.

Faltando menos de dez minutos para o término do jogo, Rémi Garde ainda colocou sangue novo no time: Yassine Benzia entrou no lugar de Jimmy Briand, que fez uma boa partida. Ainda existia o risco de expulsão, já que o winger do OL estava amarelado.


Próximo do fim do jogo, o único fôlego que o Rennes tinha chamava-se Jonathan Pitroipa. Ele tentava resolver a situação, mas, sozinho, não conseguia. Inclusive até pênalti tentou cavar em cima de Bakary Koné. Mas o árbitro, bem intencionado, nada marcou. Mais tarde, o Rennes requisitava mais um pênalti e, novamente, Nicolas Rainville não marcaria. Agora em lance de mão na bola, que na verdade bateu na costela do zagueiro Cris.

Por fim, a vitória ficou nas mãos do Lyon mesmo. O Rennes se apresentava melhor no começo do primeiro tempo, mas a expulsão de Kembo foi essencial para que o OL conseguisse dominar a partida. A paciência em campo foi fundamental para que o grupo de Rémi Garde encontrasse o único espaço que se resumiu em gol. Vale lembrar: o Lyon não jogou bem! Apenas foi feliz em contar com a expulsão do jogador adversário. Precisa melhorar ainda para prosseguir bem na competição.




Próximo adversário: Lyon, em casa, recebe o Troyes. Próximo sábado, 18/08, às 14h de Brasília. Segunda rodada da Ligue1 2012/2013.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


MELHORES MOMENTOS:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Um comentário: