domingo, 7 de outubro de 2012

Satisfeito, Lyon fica só no empate contra o Lorient no Moustoir

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Mesmo dominando o primeiro tempo inteiro, OL não foi competente o suficiente para abrir boa vantagem. O castigo veio na segunda etapa com a reação e o empate dos Merlus.




Dois times que brigam pela ponta da tabela. O Lyon, time que estava invicto até a última rodada, enfrenta o ainda invicto – e surpreendente – Lorient. Um confronto de dois times que começaram a competição bem arrumados e dispostos a buscar objetivos contundentes na Ligue1. No Stade do Moustoir bastante cheio, o Lorient teria o apoio da sua torcida para bater o Lyon, time que começou a temporada 12/13 com muita qualidade e em busca do título do Francesão.

Christian Gourcuff armou o time num 4-4-2 comum. Sem poder contar com Ecuele Manga, Lautoa, Contadeur, Quercia, Emeghara e Fabien Robert, dentre os possíveis jogadores em campo, o Lorient se mostrava um time até bem escalado. A organização e o entrosamento eram os pontos principais do time que almejava alcançar a possível 2º colocação da Ligue1 até antes da rodada se iniciar. Confira abaixo como ficou a escalação do elenco montado pelo treinador dos Merlus.




Com poucas diferenças do time escalado para enfrentar o Kiryat Shomona, o OL viajou até Lorient com um time escalado na costumeira formação 4-2-3-1. Com a suspensão de Réveillère, Dabo fazia a lateral direita e Monzón tinha mais uma chance entre os titulares. Koné foi sacado e Bisevac voltou ao time principal. No meio, o poupado de quinta-feira, Malbranque, voltou ao time. Na frente, Lisandro voltou a fazer a esquerda, Gomis centralizado e Lacazette na direita. Ghezzal, machucado, sequer viajou. Briand voltou pro banco. Confira a escalação feita por Rémi Garde:




Mesmo sabendo da organização e da qualidade do time da casa, o Lyon começou a partida de forma não muito precavida. Queria se impor como uma grande potência do futebol francês e fazia por onde. Jogava como se estivesse no Gerland. Não deixava o Lorient tocar muito a bola se impunha dentro de campo. No meio, Malbranque e Grenier davam o toque de qualidade que o time precisava para se encontrar no setor ofensivo do campo.


O Lorient até chegava em alguns momentos, mas não assustava muito o goleiro Vercoutre. Com Lovren e Bisevac, o setor defensivo do OL ganhava muito mais tranquilidade do que tinha na partida contra o Kiryat Shmona, por exemplo, onde Koné demonstrou muita insegurança e deixou o seu companheiro de zaga, Lovren, bastante inseguro também.

A partir dos 15’ de partida, o Lyon começava a martelar a defesa do Lorient de maneira até mais abrupta do que no início. Já queria, ali, mostrar que viajou em busca da vitória. Lisandro e Lacazette se movimentavam bastante para dar opção para Gomis tocar no momento em que fizesse o pivô.


Não demorou muito para o gol acontecer. Em jogada articulada por Malbranque, ele achou Lacazette abrindo pela direita. O jovem velocista do OL, sem deixar a bola cair no chão, cruzou de primeira para Gomis, que em posição duvidosa, também bateu de primeira, e abriu o placar no Moustoir. 1 a 0.

A pressão dos Gones permanecia, apesar do Lorient querer esboçar uma reação em seguida ao gol sofrido. O OL se articulava de maneira muito inteligente ao campo de ataque. Ia ser deixar muitos espaços para contra-ataques. Em uma dessas idas, Lisandro conseguiu um escanteio. Na cobrança, Bisevac, sozinho dentro da área, recebeu bola a meia altura, bateu pro gol, e forçou mais uma boa intervenção do goleiro Audard.


A tática montada por Rémi Garde neutralizava a de Gourcuff. O OL jogava com uma linha de 4, que seguravam todos os homens de subida do Lorient. Sem ter muita liberdade, os volantes do Lorient não subiam pro ataque, o que consequentemente deixava os volantes do OL livres para jogar, principalmente Malbranque, que fazia um ótimo papel de um meia box-to-box. Dessa forma, o OL fechou o primeiro tempo com 60% de posse de bola, mesmo jogando fora de seus domínios.


O que parecia dominado, no segundo tempo tomou outras proporções. O Lorient voltou em busca de fazer valer a sua vantagem em casa. E, logo aos dois minutos da segunda etapa, encontrou um Lyon ainda dormindo da volta do intervalo e conseguiu chegar ao empate. Ótima jogada de Corgnet pela direita, foi até o fundo e cruzou. Na área, Aliadière, sem marcação, finalizou e colocou o placar igual. 1 a 1.



E o Lorient queria mais. Momentos depois de marcar o gol de empate, Aliadière apareceu bem novamente. Ele avançou sem marcação pela esquerda chegou na entrada da área e tocou para Traoré, muito bem posicionado já dentro da área. O atacante do Lorient, na hora de finalizar, bateu mal e mandou para a linha de fundo. A postura avançada dos Merlus era implacável. Estavam decididos a mudar o panorama que apareceu no primeiro tempo.


A partir dos 20’ do segundo tempo, o Lyon voltou a buscar o jogo. Lacazette, Gomis e Grenier estavam embuídos no espírito de voltar a ganhar na partida e faziam por onde. Se movimentavam bem e articulavam todo o jogo ofensivo do OL. Mas ainda assim, não era aquele mesmo Lyon que se apresentou no primeiro tempo.

Após as duas primeiras trocas na partida. Jouffre por Barthelmé no Lorient, e Lisandro Lopéz por Umtiti no Lyon, ambas as equipes perderam chances inacreditáveis de gol quase feito. Primeiro, Lacazette, dentro da grande área do Lyon, tirou Gomis da linha de chute para entrar arrematando e bateu à esquerda de Audard. Em seguida, foi a vez de Aliadière perder uma oportunidade ainda mais clara de gol. Ganhou a disputa de Lovren, entrou na área e, de frente com Vercoutre, mandou por cima.


Aos 36’, do segundo tempo, o Lyon faria sua segunda alteração. Monzón deixava o campo para a entrada de Briand. Agora, a primeira alteração do OL fazia sentido. Umtiti compunha o lado esquerdo enquanto Briand, agora em campo, faria o lado direito, deixando Lacazette para ficar no espaço deixado por Lisandro Lopéz, pela esquerda.

No último minuto de jogo, Garde ainda colocou Alassane Pléa no lugar de Gomis, mas já parecia satisfeito com o resultado conquistado. O empate, fora de casa, contra um dos times que lutam pela parte de cima da tabela, já estava de bom tamanho, ainda mais por ser um jogo fora de casa.


Final da 8ª rodada sem o resultado entre Marseille x PSG

Próximo adversário: dia 21 de outubro, daqui há dois domingos, contra o Brest, no Gerland, às 12h. Até lá.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / fclweb.fr / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário