sábado, 12 de janeiro de 2013

Lyon joga feio, mas vence e reassume a ponta

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Heptacampeão passa sufoco contra o vice-lanterna, mas garante os pontos necessários para ultrapassar o PSG na tabela





Após fracassar de maneira vexaminosa no último final de semana, diante do Epinal, pela Copa da França, o Lyon agora só disputara duas competições até o final da temporada: a Ligue1 e a Liga Europa. Pelo torneio nacional, as concentrações voltam a serem retomadas nesse final de semana, e o OL já tinha uma brecha. No segundo jogo da 20ª rodada, iniciando o primeiro turno, o PSG ficou somente no empate e deu livre acesso para o Lyon assumir a ponta da competição, caso vencesse o Troyes neste sábado. E, além disso, era uma ótima oportunidade para os comandados de Rémi Garde se desculparem de maneira certa com os torcedores, que ainda não engoliram a eliminação da Copa da França.

O vice-lanterna Troyes foi a campo com um time com uma postura tática até um pouco ofensiva, em relação a disparidade entre os dois times. No desespero de fugir da zona de rebaixamento, mandou um time disposto a ganhar a partida. Destaque pala o goleiro Thuram-Ulien, primo do famoso Liliam Thuram; para o experiente Benjamin Nivet, que comanda o meio-campo do time; e para o atacante Coretin Jean, revelação de apenas 17 anos. Além disso, dois brasileiros no banco de reservas: Thiago Xavier e Marcos. Confira abaixo os 11 iniciais do treinador Jean-Marc Furlan:




Pelo Lyon, o time mudou um pouco a formação tática de forma modesta. Trocou o tradicional 4-2-3-1 pelo 4-2-2-2. Pelo lado esquerdo, parece que o bom e jovem Umtiti realmente assumiu a posição e deixou Dabo no banco de reservas. Do meio pra frente, mesmo tendo já a disposição Gourcuff e Lacazette – que voltaram de lesão – ainda assim começaram no banco de reservas. De novidade, Rachid Ghezzal ganhava mais uma oportunidade no time titular, aberto pela esquerda. Abaixo você poderá conferir como ficou a escalação inicial do Lyon para a partida:




No começo do jogo, os torcedores do Lyon já ficaram assustados. Primeiramente, o zagueiro Darbion apareceu na entrada da área e finalizou para boa defesa de Vercoutre. Na cobrança de escanteio, o Lyon teve um apagão – assim como foi no jogo contra o Epinal, onde o time tomou dois gols após cobrança de tiro de canto – mas a bola não entrou. Na sequência, outro escanteio foi marcado e mais uma vez mais um apagão. Sem gols novamente.


Seria somente um susto. O Lyon daria a resposta poucos minutos depois. Michel Bastos, após cobrança de falta de 30m de distância, forçou boa defesa de Thuram-Ulien, que mandou para escanteio. Aquela arma que quase funcionou contra o Lyon, agora jogou a favor. Malbranque cobrou na primeira trave e achou Gonalons sem marcação. O capitão do Lyon cabeceou e marcou o primeiro da partida: 1 a 0.

Depois dos 20’ iniciais, os dois times teriam mais uma chance ótima para cada lado. Primeiro, quando o Troyes tentava puxar um ataque, o OL recuperou a bola com Ghezzal, que avançou até a entrada da área, passou para Bastos na direita, que cruzou pra área. Antecipando-se ao goleiro, Lisandro até encostou na bola, mas Thuram-Ulien salvou com os pés. Na sequência da jogada, o Troyes avançou e chegou bem. Darbion, de novo, recebeu bola na área e bateu forte. Vercoutre fez uma defesa fantástica e, no rebote, a bola sobrou novamente pro ESTAC. Pela direita, novamente veio um cruzamento, e no apagão da defesa do Lyon, Coretin Jean mandou a bola na lua, mesmo sem goleiro e de cara com o gol. Chance incrível!


Aos 38’, o Troyes, que não ficou morto em momento algum no primeiro tempo, conseguiria, enfim empatar a peleja. Em mais uma jogada pelo lado direito, Faussaurier levou a bola até a região intermediária, quase no bico da grande área e cruzou. Benjamin Nivet, o experiente meia do ESTAC, de 35 anos, pegou em cheio, de primeira, e mandou no ângulo de Vercoutre. A bola até bateu no travessão antes de entrar. Belíssimo gol! 1 a 1.

Ainda antes de terminar a primeira etapa, o Troyes quase fez o gol da virada. Em cobrança de falta cobrada pelo mesmo Nivet, pelo lado esquerdo – melhor que um escanteio – o autor do gol dos donos da casa cobrou fechadinho, forçando mais uma saída boa de Vercoutre. Na sequencia do lance, Coretin Jean teve mais uma ótima oportunidade para marcar e não conseguiu dar prosseguimento na jogada.


Com o fim do primeiro tempo, percebia-se que o OL tinha menos posse de bola que o Troyes e que os donos da casa procuravam o gol com mais objetividade do que o Lyon. Na volta do intervalo, a situação se manteve. O Lyon era muito pouco objetivo no seu ataque. O quarteto ofensivo não funcionava... Nenhum deles, e isso permitia com que o Troyes tivesse mais ânimo para subir e tentar suas jogadas.

Percebendo a ineficiência de seu ataque, aos 18’ da etapa final, Rémi Garde fez uma dupla alteração, mexendo até mesmo na formação tática. Colocou Alexandre Lacazette e Guïda Fofana e retirou Rachid Ghezzal e Bafétimbi Gomis. O OL agora jogava no 4-2-3-1, com Malbranque mais liberado no meio e com Lisandro fazendo o centroavante. Poucos minutos depois, Garde precisou mudar a formação novamente. Malbranque sentiu lesão e Arnold Mvuemba entrou em seu lugar, dando formação ao 4-3-3.


Com as alterações, o Lyon deu uma ligeira melhorada na partida. Defensivamente parecia mais seguro e não dava mais mole para as repentinas jogadas de ataque do Troyes. Conseguia ganhar o jogo no meio-campo. Mas o ataque continuava ineficiente. Não havia qualquer jogador disposto a encarar a defesa do ESTAC de frente, em qualquer jogada individual ou uma tabela mais bem trabalhada. As poucas chances que apareciam eram oriundas de chutes de fora da área ou bola parada.

E foi através da bola parada que o Lyon chegaria ao seu segundo gol na partida. Após cobrança de escanteio, Samuel Umtiti, quase sem marcação, tentou na primeira vez e o defensor do Troyes tirou em cima da linha. Na segunda, Umtiti não perdoou! OL na frente novamente e uma premiação para Umtiti, que fez uma bela partida.


Posteriormente, Jean-Marc Furlan mexeu duas vezes no time. Primeiro, Darbion deu lugar a Enza-Yamissi e depois Gregóry Bettiol substituiu Coretin Jean. Faltando cinco minutos para o término de jogo, Fabien Camus foi quem deu lugar para um jogador do banco de reservas. E quem entrava era o experiente atacante brasileiro Marcos.

No finalzinho de jogo, o Troyes tentava buscar o empate novamente daquela forma tradicional, de quem precisa do gol a qualquer custo: o famoso abafa. Quando tinha espaços, tentava jogar bola na área, mas era ineficaz. Quase não tinha chances certeiras. O único jogador lúcido era o experiente Nivet, que não conseguia jogar sozinho. Mesmo com cinco minutos de acréscimos, o ESTAC não conseguiu somar pontos na partida. E o Lyon reassumia a liderança da competição.

OBS: Situação da tabela logo após o jogo do Lyon, ainda faltando várias partidas para encerrar a 20ª

Próximo adversário: o OL vai poder curtir, ao menos, uma semana de liderança. Na sexta-feira vai encarar o Evian, em casa, pela 21ª rodada da Ligue1. Partida marcada para as 17h30, horário de Brasília. Até lá.

FOTOS: olweb.fr /BrasiLyonnais (campinhos) / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário