domingo, 19 de setembro de 2010

Lyon não joga bem de novo e deixa Bordeaux dominar

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Time foi ineficaz na frente e errou muito atrás. Derrota amarga e com direito a gol antológico de brasileiro.




Um clássico fechou a 6ª rodada do campeonato francês. O Bordeaux recebeu o Lyon com um estádio abarrotado de torcedores dispostos a empurrar o time e tentar ofuscar a empolgação do OL por ter vencido o Schalke04 no meio da semana. Nos últimos dias antes do duelo, o meia Gourcuff sentiu uma lesão e era dúvida para a partida. Dúvida essa que foi sanada antes do jogo, e o camisa 29 foi pra campo.

Puel, sabendo do poderio ofensivo do adversário, não escalou o time frequente. Resolveu lançar Makoun e jogar com dois volantes. Veja o time inicial:




Tiganá também não ousou. Colocou um time também recuado. O brasileiro Fernando jogava improvisado na zaga, assim como Jussiê de volante. Confira a escalação:




Ao começar o confronto, notava-se que nenhum time procurava se impor, justamente com receio de sofrer um contra-golpe. Exatamente por isso, as jogadas ficavam concentradas no meio-campo, possibilitando poucas jogadas de perigo.

Gourcuff fazia o seu retorno ao Chaban Delmas, mas dessa vez jogando por outro time. O que se via e escutava, era uma sonora vaia, em todos os momentos que ele encostava na bola. Lasers também eram apontados ao jogador, centro das atenções de todos ali presentes no estádio.

A estratégia do Bordeaux era não permitir o toque de bola do OL e pressionava a saída de bola do time de Puel. Em alguns momentos Gourcuff tinha que voltar para buscar o jogo e assim fazer a bola circular, criando uma dificuldade posterior na chegada ao ataque.

Para tentar chegar a meta de Lloris, o GdB tentava surpreender com o avanço de seus volantes. Ora Diarra, ora Jussiê. Os dois únicos chutes a meta do arqueiro do Lyon foram chutes de fora da área dos dois jogadores.

No entanto, o único lance de real perigo na primeira etapa foi do Lyon, aos 30’. O argentino Lisandro recebeu excelente passe em contra-ataque, venceu a defesa na velocidade. Quando ficou cara-a-cara com Carrasso, o atacante colocou com categoria, mas a bola saiu riscando a trave esquerda. Nem o próprio Licha não acreditou no lance que acabara de perder.




No segundo tempo, logo aos 5’, o mesmo Lisandro sentiu uma lesão e pediu para ser substituído. Puel colocou o jovem Pied. Enquanto Jean Tiganá, mais ousado, retirou Ben Khalfallah e mandou o atacante Gouffran para o jogo.

A troca deu certo para o Bordeaux. Minutos após a substituição, Plasil cobrou falta na cabeça de Diarra, que subiu mais alto que Lovren e abriu o placar aos 60’, para delírio dos torcedores no Chaban Delmas.

O gol deu mais ânimo aos Girondinos, que pouco depois da saída de bola, poderia aumentar o marcador. Gouffran saiu em disparada, conseguiu achar Maazou livre. O atacante chutou certeiro, na saída de Lloris. Entretanto o nigeriano estava impedido e o gol foi muito bem invalidado pelo auxiliar.

Necessitando de uma força maior no ataque, Puel colocou Bafé Gomis em campo e retirou Michel Bastos, que vinha fazendo boa partida, enquanto Tiganá resolveu enviar Modeste ao duelo, tirando Maazou, protagonista do gol anulado.

Aos 68’, após dividir uma bola com Wendel, Diakhaté sente uma espécie de tontura e cai de forma esquisita no gramado. Foi atendido ali mesmo. Felizmente foi apenas um susto e o jogador prosseguiu em campo.

Queimando as últimas alteraçãos, Tiganá colocou Ducasse no lugar de Wendel, e Claude Puel apostou em Pjanic. O bósnio substituiu Makoun, que fez uma partida mediana.

Nos últimos dez minutos de jogo, o Bordeaux já tinha o domínio do jogo. A torcida jogava a favor, o time realizava uma bela atuação e Gourcuff, principal nome da noite, era individualista e queria resolver tudo sozinho.

Gomis chegou a acertar o travessão, aos 89’, mas quem realmente ficou marcado na noite foi Jussiê. O ex-cruzeirense marcou um gol antológico! Após Lloris rebater a bola errado, ela sobrou pro atacante, ainda no meio campo. Ele driblou Diakhaté, levou Lovren e cortou Toulalan antes de tocar com categoria no cantinho do goleiro liones.

Um gol para colocar uma placa no estádio. Um gol digno de craque. Um gol para desestabilizar qualquer treinador adversário... e falando de Puel, que já estava na corda bamba, depois de hoje, não se sabe de mais nada do futuro do professor. Jean-Michel Aulas terá uma dor de cabeça imensa durante a semana.

Final de jogo: Bordeaux 2x0 Lyon, fora o show. Próximo adversário: Clássico no Gerland – Lyon x Saint Etienne, que está embalado e mostrando um ótimo futebol. Sábado, dia 25/09, ás 16h, horário de Brasília.

FOTOS: L'Equipe / Le10sport / Yahoo.fr / Football365.fr / aujourdhui-en-france / Football.fr / FranceFootball / olweb.fr

Bordeaux 1-0 Lyon -- Diarra:



Bordeaux 2-0 Lyon -- Jussiê:


Agradecimento especial:
Vinícius Coimbra (embed do vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário