domingo, 27 de fevereiro de 2011

Lille joga melhor, mas não bate Lyon

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Jogo muito truncado, pegado e com posturas diferentes. O empate resultou em mexidas importantes na tabela




Duelo de gigantes. Uma batalha que mexeria no topo da tabela. O Lille, líder do campeonato, e jogando em casa, enfrentava o Lyon vindo de uma luta contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões. O LOSC, já eliminado da Liga Europa, agora concentra todas as suas forças no caneco francês. A certeza é de que teríamos um ótimo jogo para encerrar a 25ª rodada da Ligue1.

Sem nenhum desfalque em todo o seu elenco, o técnico Rudi Garcia tinha todo o seu time em mãos para tentar abater o OL. A prioridade é tão grande para este jogo, que no jogo do meio da semana, contra o PSV, Garcia chegou a poupar jogadores em prol desta partida de hoje. Veja a formação inicial




Já Puel, ainda sem contar com Lisandro, teve uma novidade para a partida de hoje. César Delgado não começou jogando. Em seu lugar, Jimmy Briand foi o escolhido para iniciar em campo. A boa notícia fica por conta de Ederson. O brasileiro, ainda neste domingo, jogou um amistoso, vestindo a camisa do Lyon B. No duelo contra o Martigues, o brasileiro jogou o primeiro tempo inteiro. É o retorno do meia depois de 7 meses parado. Veja como ficou o time de Puel para o clássico da rodada:




No início do jogo, a bola corria muito. Os dois times tocavam muito bem a bola e jogo era pegado. Digno de dois candidatos ao título. O primeiro a errar sofreria com o adversário. E foi assim que aconteceu. Logo aos 8’ de jogo, falta pro LOSC na ponta direita. Na cobrança Hazard colocou na área. Rami desviou e depois da falha de marcação de Cissokho, o artilheiro Moussa Sow não teve dificuldades para conferir. Aberto o placar no Villeneuve-d'Ascq.

Após sofrer o gol, o Lyon se viu forçado a buscar o jogo. Mas não conseguia fazer com excelência. O Lille era compacto na marcação e eficiente com as bolas nos pés. No instante em que qualquer jogador de frente do OL pegava na bola, a marcação era impiedosa. Briand era o único dos Gones que conseguia efetuar boas jogadas, mesclando dribles curtos e velocidade, mas ainda assim, não era o suficiente.

Na primeira chance de gol do Lyon, o time de Puel conseguiu a igualdade. Sim! O Lille era melhor em campo, mas como disse antes, quem errasse, sairia prejudicado. Em jogada pela direita, Briand prendeu, segurou, passou pra Réveillère que cruzou. Na entrada da área, um defensor do Lille deviou e deixou para Kim Källström. O sueco aproveitou que estava livre e arrematou com força. Empate decretado. Após o gol, em uma jogada distinta, o zagueiro Cris sentiu uma lesão e foi substituído por Pape Diakhaté.

Com o empate no placar, o jogo voltava a ser parelho. Nenhuma boa chance de gol foi criada por ambos os lados. Voltava a ser disputado e com muita movimentação no setor do meio de campo.

No segundo tempo, o Lille voltou melhor. Nos cinco primeiros minutos, os donos da casa tiveram duas ou três oportunidades para marcar, mas a defesa do Lyon estava bem postada e não permitia os prováveis tentos adversários.

Com o passar do tempo, o OL foi galgando espaços e já voltava a equilibrar o jogo, mas ainda sem um estilo de jogo perigoso. Em alguns momentos, os lances eram efetuados na base do chutão, na tentativa de buscar Gomis em velocidade, nas costas da defesa. Isso não ia funcionado, pois Landreau – sempre bem posicionado – chegava primeiro nas bolas.

O empate parecia ser um resultado satisfatório paro time do Lyon. A sua postura defensiva era um claro sinal disto. Aos 66’, o OL já tinha 4 jogadores com cartão amarelo. A marcação era muito rígida e não permita um toque de bola, ou jogadas individuais dos adversários. Enquanto no seu ataque, o Lyon praticamente não aparecia.

Pensando em dar mais movimentação no ataque e tentando acabar com o marasmo do setor, Puel fez sua segunda troca no jogo. Bafé Gomis dava lugar a César Delgado. Agora o OL jogava com três jogadores de velocidade na frente. Era um bom momento para buscar contra-ataques. Já pelo lado do Lille, Hazard era o principal condutor dos bons momentos do seu time. Ele atuava aparecendo pelos dois lados do campo, revezando com Gervinho e sempre buscando as jogadas com Sow.

Aos 75’, a primeira boa jogada de perigo do segundo tempo e foi por parte do Lyon. Gourcuff cobrou falta cruzada na área. O time do OL entrou todo em velocidade e a bola caiu nos pés de Toulalan. Sem deixá-la ir ao chão, o volante segurou a bola um pouco e deu um chute perigoso, mas Landreau fez uma defesa sensacional e evitou a virada dos Gones.

Os visitantes chegariam mais uma vez, agora aos 79’. Briand chegava livre, na entrada da área. Chutou fraco, em cima de Landreau, que mesmo assim, fez boa defesa. Em seguida, a bola sobrava nos pés do meia Gourcuff, que bateu forte, e mais uma vez Landreau fez ótima defesa. Desta vez, de lado. Apesar da postura defensiva, o Lyon incomodava mais e tinha sua estratégia definida.

Aos 81’, os dois times trocaram. Pied entrava no lugar de Michel Bastos. E no Lille, Túlio de Melo e Obraniak substituíam talvez os melhores jogadores do LOSC em campo: Moussa Sow e Eden Hazard.

Faltando dois minutos para o término do confronto, em uma oportunidade excelente, Jimmy Briand saiu mano-a-mano com Rami e ganhou na velocidade. No momento de adentrar a área, adiantou demais a bola e Landreau, sempre bem posicionado, conseguiu abafar o lance e fez uma defesa segura. No finzinho, Frau ainda entrou no lugar de Cabaye, mas já não tinha tempo para mais nada.

O empate ainda deixou o Lille na liderança, mas agora com o mesmo número de pontos que o Rennes, que venceu na rodada. Já o Lyon, deixou o G4 e foi ultrapassado pelo PSG. Confira a tabela completa logo abaixo, no fim do post.

Próximo adversário: Em casa, o Lyonnais enfrenta o lanterna Arles-Avignon. O jogo será no domingo, dia 06 de março de 2011, às 14h de Brasília.




FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Football365.fr / Ligue1.com


Lille 1-0 - MOUSSA SOW



Lyon 1-1 - KIM KÄLLSTRÖM

Nenhum comentário:

Postar um comentário