sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lyon dá show no derby 101

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Clássico no Geoffroy Guichard foi marcado pela goleada, superioridade e José Mourinho nas tribunas




Depois de perder para o Saint-Etienne na primeira fase da Ligue1 10/11, o Lyon hoje, teria a chance de disputar sua revanche. Naquela oportunidade, dia 25 de setembro do ano passado, o OL caiu em casa para o maior rival, fazendo um jogo melhor e frente a sua torcida lotando o Stade Gerland. Dimitri Payet, naquela oportunidade, foi decisivo e marcou o encontro com um belo gol de falta. Durante a semana comentava-se muito o fator revanche. Gomis deu muitas entrevistas prometendo um belo jogo, assim como o próprio Payet. Certamente teríamos um ótimo clássico.

Já no campo, Galtier começou com uma tática mais defensiva. Um 4-2-3-1, bem recuado. De avançados, apenas Perrin, Payet e Riviere. Sako fazia o meio-campo, mas voltava bastante para marcar. Veja a formação inicial:




Por outro lado, Puel não ousou. Utilizou a mesma tática dos últimos jogos, sem mudar muita coisa. A única diferença foi a entrada de Lovren, voltando ao time após suspensão, no lugar de Diakhaté. Abaixo a formação de início do OL




Ao soar do apito inicial, percebia-se que o ASSE teria o domínio do gramado. Tocava melhor a bola e distribuía o jogo com mais facilidade. Foi assim nos primeiros 10’. A principal arma, era jogar pelas pontas e explorando as jogadas aéreas. Perrin e Payet, em ótima desenvoltura, faziam isso com maestria

Aos 13’, o placar foi aberto. Falta na ponta-esquerda dos verdes, e Dimitri Payet foi pra cobrança. No cruzamento, ele achou Bocanegra na primeira trave. O capitão antecipou a marcação e abriu o placar do derby.

Lyon tentava reagir, mas a defesa do St-Etienne, bem compacta, não permitia a penetração dos jogadores dos Gones. Foi difcíl o Lyon encontrar espaço para tentar fazer suas primeiras jogadas no ataque. Definitivamente o St-Etienne tinha mais controle do jogo e parecia ser superior em campo.

Aos 22’, o ASSE chegava novamente. E de novo com bola parada e jogada aérea. Dessa vez, quem quase marcou foi o outro defensor, Marchal. Ele subiu em cobrança de escanteio, sem marcação, e cabeceou à direita de Lloris.

O Lyon conseguiu o empate também em jogada de bola parada e também de escanteio, aos 28’. Cruzamento de Gourcuff. A defesa do St-Etienne, com – Bayal Sall – tirou a bola e no rebote, ainda dentro da área, estava Bafé Gomis. Ele arrematou de primeira e igualou. Foi a primeira jogada de real perigo do time de Puel.

Com o gol de empate, o OL já não se sentia mais acuado. Muito pelo contrário, buscava jogo e parecia disposto a fazer a virada. O time de Galtier sentiu a pancada e parecia, agora, nervoso em campo e não tinha a mesma audácia de antes. Para complicar ainda mais, os donos da casa perdiam um jogador. Néry sentiu uma lesão na parte posterior da coxa e precisou ser substituído. Ebondo entrou em seu lugar e em seguida já recebeu um amarelo em jogada faltosa.

Aos 39’, a virada acontecia. Adivinhe como? Isso mesmo. Jogada de escanteio, completada por outro jogador. Mais uma vez Gourcuff na bola e, assim como foi no lance do gol adversário, Cris aparecia no primeiro poste. Ele desviou levemente a bola, que ainda tocou na cabeça de Gomis. Janot não viu e a bola entrou. A arbitragem deu gol contra de Bayal Sall, a TV pro zagueiro brasileiro, mas o replay mostrou o sutil toque de Gomis. Enfim, Lyon 2x1




Já no segundo tempo, a primeira boa oportunidade, foi do ASSE. Payet descobriu Riviere sozinho na área, cruzou, mas o centro-avante dos verdes desperdiçou uma chance incrível de empatar o clássico. Mandou de cabeça pra fora.

A resposta do Lyon veio aos 58’. Jogada de Bastos e Réveillère pela direita. O lateral tocou rasteiro na área para Gomis, que prendeu, segurou e escorou para o chute de Michel Bastos, que já aparecia no centro da área. A bola explodiu em Janot, que aliviou o perigo em bela defesa.

Em seguida, no ASSE, saia Sako e entrava Sanogo. Era a segunda troca de Galtier na partida. No OL, quem saia, sob uma sonora e imensa vaia, era o carrasco Gomis. Vale lembrar que antes de jogar no Lyon, o atacante era o principal jogador do Saint-Etienne, por isso as vaias. No seu lugar, o argentino César “Chelito” Delgado, adentrava ao gramado.

O Lyon ainda aumentaria o placar. Aos 69’, após um lançamento gigantesco de Lloris, da sua área, a bola percorreu todo o setor aéreo do gramado até chegar a Bayal Sall. O zagueiro do ASSE desviu pra trás em entregou nos pés de Michel Bastos. O brasileiro entrou na área, com muita calma e frieza e tocou na saída de Janot. Lyon faz o terceiro gol no Geoffroy Guichard.

Após o terceiro gol, a constatação de domínio de jogo estava plena. O Lyon era dono do gramado. Os donos da casa até tentavam algo, a torcida empurrava, mas no fim das contas, quem tocava e colocava a bola no chão com inteligência era o Lyon. A chance dos verdes de diminuir a vantagem adversária, veio aos 75’, quando Batlles saiu de frente a Lloris, mas os reflexos do arqueiro dos gones conseguiu ser melhor e efetuou uma defesa com apenas uma das mãos. Em seguida, Batlles saiu para a entrada de Aubameyang. Galtier queimava sua última troca.

Faltando cinco minutos para o término do derby, e o Lyon ainda pressionava. Parecia disposto a aumentar a vantagem. Michel Bastos sobrava em campo e Chelito correndo nos dois lados do campo, com o fôlego renovado, fazia um estrago na defesa do ASSE. Pensando em melhorar a ainda mais o gás no ataque, Puel tirou exatamente Bastos e colocou Jimmy Briand. Com a vitória praticamente nas mãos, era uma boa oportunidade do camisa 7 tentar mostrar conteúdo, já que não faz uma boa exibição há algum tempo.

Dito e feito! Já nos acréscimos. Mais uma jogada oriunda de escanteio. Gourcuff cobrou curto para Lisandro. Ele prendeu a bola chamou o jogo, tabelou um pouco com Källström, passou pra Gourcuff, que por sua vez descobriu Delgado abrindo na direita. O argentino recebeu, entrou na área, e cruzou rasteiro. Na segunda trave, Briand aparecia fechando e marcando. Era o quarto! Lyon goleia por quatro a um! Show nos gramados do Geoffroy Guichard. Show para José Mourinho assistir dos camarotes. Uma vitória esmagadora e determinante para o time espantar o marasmo. No fim, antes do apito final, Lisandro saiu e entrou Pied. Mas foi uma troca só para ganhar tempo. Resultado final: Saint-Etienne 1x4 Lyon.




Próximo adversário: Nancy. O Lyon os recebe no Gerland, na próxima sexta-feira (18/02/11) às 17h45. Isso mesmo, sexta-feira. A data do jogo foi antecipada devido ao confronto contra o Real Madrid, na semana seguinte.



FOTOS: LyonCapitale / olweb.fr / L'Equipe / winsports.fr / Football365.fr / Ligue1.com


HIGHLIGHTS da partida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário