quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lyon coloca os cachorros na rua!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Oito desfalques, sem zagueiros e com um a menos desde os dez minutos do primeiro tempo. Ainda assim o OL conseguiu uma vitória heróica e está na semifinal




Depois de despachar o Lyon-Duchère no final de semana, agora o Lyon tinha uma tarefa bem mais difícil pela frente. No estádio de Gerland, os heptacampeões franceses recebiam o Lille, atual campeão nacional.

O time de Rudi Garcia veio completo: Enyeama; Debuchy, Chedjou, Basa e Bonnart; Mavuba, Balmont e Gueye; Payet, Joe Cole e Hazard.

Teoricamente não era um time muito ofensivo. Não havia sequer um atacante na escalação. Três volantes no meio e mais três meias para fazer um trabalho de velocidade e habilidade na frente do campo.

Por outro lado, o Lyon vinha com oito desfalques. Nessa remessa, acabou que nenhum zagueiro ficou disponível para o jogo (assim como contra o Duchère). Mais uma vez, Rémi Garde precisou improvisar. Formou a dupla de zaga com Umtiti e Gonalons. Dentre os volantes, Källström e Gourcuff jogaram recuados. Na frente, Lacazette ganhou oportunidade dentre os titulares, assim como Michel Bastos e Grenier. Briand acabou indo para o banco, assim como Ederson, Pied e Briand.

O Lyon entrou em campo com: Lloris; Dabo, Gonalons, Umtiti e Cissokho; Källström, Gourcuff; Lacazette, Grenier e Michel Bastos; Lisandro.


Tática feita por Arthur Barcelos (a-prancheta.com - tacticalpad) - CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

No começo da partida – mais especificamente nos 10 primeiros minutos – o jogo estava bastante parelho. Dois times nervosos e lutando pela vaga. Pareciam se estudar. O Lyon tinha suas falhas defensivas e já demonstrava isso desde o início do jogo. A ideia do Lille era buscar explorar justamente esse setor defasado.

Jogando pra cima e tentando se impor, o Lille comemorou bastante quando aos 10’, o lateral Dabo (que jogava no lugar o lesionado Réveillère) deu uma pancada no joelho de Bonnart e foi expulso diretamente e precocemente. Foi o momento do LOSC aproveitar a partida e colocar todo o seu futebol em campo para esmagar o OL no seu campo de defesa.




Aos 28’, em lance que o Lyon tentava puxar um contragolpe, Gourcuff parou toda a jogada e fez o errado. O Lille foi esperto na roubada e pegando a desprevenida zaga dos donos da casa de surpresa, abriu o placar com Joe Cole. Abatidos, os jogadores do OL se entreolhavam sem nenhuma expectativa de mudar aquele panorama da partida.

A pressão absurda do Lille continuava. Entretanto, faltava um homem de frente, ou até mesmo um atacante que buscasse a bola de fora para dentro da área, para enfim dar um arremate final no duelo. Mas não foi isso que aconteceu. Os Dogues faziam seus três homens de frente rodarem, na tentativa de confundir o setor defensivo do Lyon. Até conseguiam fazer isso com êxito, mas faltava a conclusão. Não chego a dizer nem que era o último passe, até porque o penúltimo também não aparecia. O volante Balmont era o único que tentava puxar o jogo lá de trás no objetivo de chegar perto da área e chutar forte no gol de Lloris. Tentou muitos lances assim, mas sem sucesso.

O castigo veio aos 41’. No primeiro lance que o Lyon teve para chegar perto do gol de Enyema, o gol de empate saiu. Cobrança de falta na região intermediária. Michel Bastos, Gourcuff e Källström na bola. O sueco saiu, ficou próximo da barreira, e deixou o lance para os outros dois colegas. O brasileiro Michel Bastos foi para a bola, cobrou em direção ao gol, mas Enyeama soltou pra frente, no centro da área. Källsrtöm, que havia desistido da cobrança, foi esperto e só empurrou. 1 a 1.

Parece que no intervalo o treinador Rémi Garde soube arrumar os erros de marcação que permitiam o avanço considerável do Lille dentro de seu campo de defesa. Efetivou Michel Bastos na lateral-direita e acabou com os buracos que outrora existiam no setor defensivo. Mesmo com um a menos, o Lyon conseguiu equilibrar a partida.


Tática feita por Arthur Barcelos (a-prancheta.com - tacticalpad) - CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Obviamente o LOSC ainda tinha mais posse de bola, e até valorizava isso (de maneira excessiva), mas a consistência que o OL tinha em campo no segundo tempo era diferente do primeiro. Pareciam estar cientes da desvantagem numérica e com muita raça e sabedoria não permitia que o Lille, mesmo com o centroavante Jelén em campo conseguisse chegar com perigo.

E o que parecia improvável aconteceu. Prêmio para Rémi Garde! Michel Bastos, pelo lado direito avançou sem precedentes. Foi até a linha de fundo, e já dentro da área, cruzou pra trás, na esperança de chegar alguém para finalizar. Na primeira, Briand não alcançou. Na segunda, lá estava Lisandro Lopéz para fuzilar de primeira e decretar a virada no estádio Gerland. Festa na torcida e no banco de reservas do Lyon. Licha, fazendo sua tradicional feição malvada, saiu em comemoração e deixou Rudi Garcia preocupadíssimo no seu banco de reservas.


Tática feita por Arthur Barcelos (a-prancheta.com - tacticalpad) - CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Em estado de choque, o Lille se perdia dentro de campo. Nada mais funcionava. Até tentaram esboçar uma reação, mas o Lyon jogando praticamente dentro de seu campo não deixava os adversários passarem. Jogando contra um adversário ultra fechado e compacto, Garcia colocou Bruno Gianni em campo, mais um atacante, para tentar puxar uma marcação e abrir espaços. Também não funcionou!

Quatro minutos após a última alteração de Rudi Garcia, Debuchy ainda viu o segundo amarelo e foi expulso. Foi o momento de total conquista do OL. Se antes, com um a menos em campo, já conseguia segurar o placar, agora, em igual número de atletas, tinha a faca e o queijo na mão para conquistar a vaga.

Ederson ainda entrou faltando 7’ para o término do jogo. Deu um gás no setor ofensivo e tentava puxar jogadas em velocidade. O Lille, já se entregue a desilusão e ao cansaço físico, não tinha mais forças para chegar até Lloris. O resultado final foi uma premiação principalmente para três pessoas: Rémi Garde, que soube conduzir um time cheio de desfalques, com um a menos, e em uma partida eliminatória; Michel Bastos, que jogou improvisado na lateral-direita, precisando marcar e atacar praticamente ao mesmo tempo (e fez bem isso); e Gonalons, que fez uma partida perfeita fora do sua posição original.

Agora, nas semifinais, o Lorient será o próximo adversário do OL. Na outra partida, Nice e Marseille disputam a vaga para a grande final.

O Lyon agora viaja até Montpéllier e encara o time da cidade. 20ª rodada da Ligue1, sábado, às 18h de Brasília. Estaremos ao vivo, pela Rádio Futebol Plus... E falando nisso, confira abaixo os gols narrado pelo Eduardo Costa. Os comentários são meus e do amigo Eduardo Júnior.

FOTOS: olweb.fr / a-prancheta.com / TacticalPad


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário