domingo, 22 de janeiro de 2012

Lyon despacha Luçon em jogo apertado

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com uma postura bem ofensiva, porém inócua, o OL chegou a sofrer pressão do modesto Luçon, mas garantiu vaga nas oitavas




Já quase no fim de janeiro e o Lyon volta em campo com um time ainda remendado. Com as ausências de Cris e Lovren, Gonalons e Umtiti continuam atuando como dupla defensiva. Na Copa da França, qualquer deslize pode custar a vaga. 16 avos de final e o OL jogava em Nantes, no estádio La Beaujoire. O vencedor já saia com a classificação debaixo do braço. A expectativa para antes do jogo era uma partida franca e com os dois times indo pra cima.

O Luçon, mandante da partida, jogava em um 4-2-2 e se recuava bastante quando o Lyon tinha a bola a seus pés. O modesto time do técnico Frédéric Reculeau aparecia como franco atirador. O OL é super favorito para a partida e por isso jogavam sem a responsabilidade e a pressão enorme de ganhar. Veja abaixo a escalação:




Pelo lado de Rémi Garde, o treinador, ainda com o time cheio de desfalques, ganhou alguns reforços para esse jogo. Dabo voltou de suspensão e Cissokho, juntamente com Gomis, voltaram de lesão. Na zaga, o problema persistia. Com dois atletas lesionados e dois disputando a Copa Africana de Nações, Gonalons e Umtiti jogavam novamente juntos. Abaixo, o time que iniciou a partida:




Assim como previsto, o duelo começou agitado. O Lyon não queria ver surpresas contra um adversário que poderia incomodar. Logo no início, o time de Rémi Garde partiu pra cima e conseguiu chegar dentro da grande área adversária por duas vezes. O Luçon conseguiu responder com um chute perigoso, em cima do gol de Lloris.

Nos primeiros 10’, o jogo era do OL. Dominava a bola e conseguia tocá-la no campo de defesa do Luçon. Entretanto, o Lyon esbarrava em um problema que, ultimamente, os adversários dos Gones sofriam: a finalização. Chegava bem, mas não conseguia concluir. O Luçon, quando tinha suas oportunidades. Por menores que fossem, tentava fazer com que Lloris se esticasse todo para salvar. Os donos da casa chegaram a ter dois lances de muito perigo aos 16’.

Até os 35’ de partida, o jogo era franco. O Lyon não parecia enfrentar um time que não era da Ligue1. O Luçon era, no mínimo, correto dentro de campo e conseguia fazer boas jogadas quando assim era necessário. Superior o OL era, mas não tinha facilidades como teve contra o Duchère, por exemplo.

Lisandro jogando mais recuado e longe de Gomis não permitia que os Gones fizessem jogadas mais firmes. Atuando mais pelas pontas, com Michel Bastos e Pied, o time de Rémi Garde atuava apenas com um centroavante. Ora Gomis, ora Lisandro. Juntos, em momento algum poderíamos ver ambos lado a lado. Essa distância pode ter sido crucial para o OL não conseguir fazer quase nenhuma boa finalização no primeiro tempo. Se é pra ter um homem chegando por trás, que seja alguém mais técnico (estilo Ederson ou Grenier). Acredito que a aposta de Garde era surpreender na velocidade, mas não foi isso que pareceu no primeiro tempo.

A única chance de real perigo foi em jogada de contra-ataque, aos 39’, quando Lisandro escapou pela direita e deu um passe em diagonal para Gomis entrar em penetração. Mas o goleiro foi bem no lance e evitou o gol.

Nos últimos cinco minutos do primeiro tempo, o Lyon ainda martelava, mas não conseguia tirar suspiros do torcedor. As jogadas pelo lado direito eram aquelas que mais se encaixavam. A tentativa era sempre buscar Gomis (a referência) dentro da área. Mas bem marcado, o centroavante tinha pouco espaço para fazer seu trabalho.

Para a segunda etapa, os times voltaram com os mesmos jogadores e mesma formação. Sem nenhuma mudança. Percebendo a mesma apatia de antes, Garde, logo aos 5’ do segundo tempo, colocou Briand, Lacazette e Grenier no aquecimento.

Nos primeiros vinte minutos da etapa final, víamos um jogo truncado, feio e apático. O Lyon não tinha mais tanto domínio quanto no primeiro tempo. Quase não chegava na área do Luçon, que por sua vez pouco chegava também. Toda hora a partida era parada pelo árbitro Freddy Fautrel e ficava aquela coisa embolada no meio de campo. Sem objetividade e sem muita emoção. Aos 15’, Lacazette entrou no lugar de Pied para tentar dar mais movimentação e habilidade.

A única boa chance foi de Gomis, aos 18’, quando recebeu belo passe de Källström. O atacante encostou com a pontinha do pé, forçando o goleiro Leclare a fazer bela defesa, arrancando gritos de sua torcida presente.

A entrada de Lacazette não surtiu efeito. O jovem atacante pouco aparecia. O Lyon contava com os lampejos de Michel Bastos e Lisandro, que ainda assim, não estavam inspirados. Gomis até tentava, mas era afoito na hora em que tinha a bola aos pés. O Luçon, quando tinha chance de escapar em velocidade conseguia chegar com perigo. Garde colocou, aos 26’, Grenier no lugar de Källström. Avançava um pouco mais o seu time e agora tinha um homem mais técnico que poderia dar uma dinâmica diferente ao jogo.

A entradad e Grenier causou um efeito praticamente imediato. Aos 30’, do segundo tempo o Lyon abriu o placar. Jogada pela esquerda e bola alçada na área. A defesa do Luçon rebateu e a bola sobrou para Gomis, que teve a calma de cortar dois zagueiros antes de arrematar com força para o fundo das redes. Lyon saiu na frente!

O Luçon tentou responder a altura. Logo depois do gol, o time da casa chegou com extremo perigo. Lance de velocidade, troca de passes com direito a toque de letra de Mayenga e na hora de finalizar, Messiba explodiu a bola no travessão, arrancando suspiros dos torcedores ali presentes.

Nos últimos cinco minutos, o Lyon até tentava segurar o placar, mas o Luçon insistia em tentar surpreender. Lavoyer e Gatefin entraram nos lugares de Bertho e Masala na tentativa de colocar total pressão, mas foi o Lyon quem fechou o caixão. Aos 90’, Lisandro saiu em contra-ataque, chegou até a área do Luçon e tabelou com Lacazette. Quando recebeu a bola de novo, o argentino só teve o trabalho de colocar no ângulo. Belo gol de Licha! Lyon 2 a 0.

A partida serve de alerta para o Lyon. Só depois da entrada de Grenier é que o time deu uma sacudida ao ponto de fazer um gol. Antes disso, o Luçon era muito perigoso, principalmente em jogadas de contra-ataque. Rémi Garde quase pagou um preço alto por utilizar um time bastante ofensivo, mesmo com um adversário teoricamente frágil.

Próximo adversário: Lyon enfrenta o Dijon, pela 21ª rodada do Campeonato Francês. O jogo será no Gerland, às 16h, no próximo sábado, dia 28/01.

FOTOS: olweb.fr / Football365.fr


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário