domingo, 22 de setembro de 2013

Lyon volta a vencer após seis jogos de jejum

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com belas atuações de Briand e Gomis – até então encostados no elenco – Lyon despacha o Nantes no Gerland tomado por euforia e apoio dos torcedores.




O Lyon entrava para essa partida com um grande peso na consciência: já se passavam seis jogos sem saber o que era uma vitória. Tinha a missão de, em casa, abater o Nantes, que recém subiu da Ligue2 – a segunda divisão do Campeonato Francês. O fator casa é um grande aliado do Nantes nessa competição, em casa, os verdes e amarelos só perderam para o PSG. Porém, fora de casa, o Nantes ainda não sabia o que era uma vitória. Definitivamente, o favoritismo era para o OL, até mesmo pela superioridade em termos de elenco. Ambos os times, mal posicionados na tabela, tinham essa partida em mente para angariar mais três pontos na competição e começar a fazer pressão no G3 francês.

Desfalcado de alguns jogadores importantes, como Vercoutre, Miguel Lopes, Bisevac, Gourcuff, Ghezzal e Danic, o Lyon ia a campo com o que tinha de melhor entre os disponíveis. A formação inicial era um 4-2-3-1, variando para um 4-1-4-1. Briand, mais uma vez, ganhava chances entre os titulares, deslocando Lacazette para cair pelo lado esquerdo do campo. Na frente, a posição já estava praticamente garantida desde o seu retorno: Bafé Gomis é o centroavante incontestável do elenco. No meio, a formação ideal de três homens que o BrasiLyonnais sempre gostou: Gonalons, Malbranque e Grenier. O ponto fraco era, definitivamente a defesa. Bako Koné é atabalhoado e Umtiti, apesar o grande potencial, ainda falta chão. E isso pode decidir jogos. Confira abaixo como ficou a formação inicial do OL para a partida:




O adversário do dia, comandado pelo técnico Michel der Zakarian, entrou em campo num 4-4-2 que variava para o 4-4-1-1 e até mesmo um 4-2-3-1. O Nantes também vinha com desfalques. Veigneu, Chichero, Pancrate, Nicolita e Audel eram as ausências. Já com um elenco reduzido, o clube se viu forçado a puxar alguns jogadores das categorias de bases para fazer peso no elenco, como Alhadhur, Djidji, N’Dongala e N’Koudou. A principal peça do time do Nantes era, definitivamente o seu centroavante: Filipe Djordjevic. O sérvio foi o principal responsável pela ascensão do clube desde a Ligue2 e segue fazendo um bom trabalho na primeira divisão. Inclusive, o Lyon quase o contratou na última janela de transferências, caso vendesse Gomis. Saiba como ficou escalado o time de Der Zakarian para o confronto contra o OL no Gerland:




Logo nos primeiros minutos de bola rolando, uma polêmica: bola levantada na área do Lyon, aparentemente sem perigo algum. Anthony Lopes subiu e efetuou a defesa. Nas não conseguiu fazê-la de maneira firme. No quique da bola, Djordjevic aproveitou e empurrou para as redes. Seria uma falha tremenda do goleiro do Lyon, se a arbitragem não tivesse marcado falta – que não houve em momento algum. Era o primeiro lance de perigo da partida.


No lance seguinte, o Nantes provava que não estava no Gerland de brincadeira. Em jogada pela esquerda, Bessat passou como quis por Dabo, entrou na área e rolou pra quem vinha de trás. Deaux chegou finalizando cruzado e mandou uma bomba, que passou perto da trave esquerda de Anthony Lopes.

Pouco tempo depois, o Lyon conseguiu responder. Primeiramente, com um chute de Grenier de fora da área... Sem muito perigo. Depois, uma boa jogada do setor ofensivo do OL deixou Lacazette em boa condição para finalizar da entrada da área. Ele bateu cruzado e Gomis chegou fechando e balançado as redes. No entanto, o centroavante do OL estava em posição de impedimento e o gol foi anulado.


A partida seguia equilibrada, até que aos 23’, o Nantes aproveitou uma falha do ataque do Lyon para marcar o primeiro da partida. Lacazette perdeu a bola no ataque e deu chance para o contra-golpe adversário. Cissokho foi muito mais rápido que Bedimo e conseguiu cruzar para área para Veretout finalizar de cabeça e sem qualquer marcação. 1 a 0 no Gerland!

A resposta do OL foi rápida. Em lance despretensioso, Anthony Lopes deu um chutão. A bola bateu em Gomis, sobrou para Briand que escorou de novo para Gomis chegar dominando. O centroavante do Lyon, aos trancos e barrancos, venceu a marcação e bateu na saída do goleiro. 1 a 1 no Gerland!


Após o segundo gol da partida, o jogo tomou contornos mais emocionantes. Ambas equipes criavam chances reais de gol e se impunham. O Nantes não sentia o peso de jogar longe de sua torcida e o Lyon não queria saber de mais um jogo sem vitória. Ambos buscavam a vitória a qualquer custo e foi nessa pegada que terminou a primeira etapa da partida.

Na volta do intervalo, os times mostravam na prática a vontade que tinham de sair com a vitória. O Lyon foi o primeiro a chegar com perigo. Em falta cruzada, Grenier colocou no meio do bolo e Lacazette desviou. A bola não deveria causar perigo, mas Riou deu uma estabanada na hora de defender. No rebote, Gomis conseguiu um escanteio. No lance seguinte, o Nantes respondeu com Touré, em chute cruzado de fora da área, passando perto do gol de Anthony Lopes.


Aos 10’ da etapa final, o Lyon viraria a partida. Em lance de bola parada, quase na entrada da área, pelo lado direito do ataque, Clément Grenier chutou forte, a meia altura, e mesmo assim não deu para Rémy Riou alcançar a bola. Não foi uma finalização magistral, mas foi o suficiente para balançar as redes! Lyon 2 a 1, para a alegria do Stade Gerland, que quase lotado, vibrava com o gol.

Com a vantagem no placar, o OL tinha a missão de segurar o jogo. E fazia isso até de maneira bem tranquila. Tocava a bola sem pressa e envolvia a equipe do Nantes nesse processo de banho-maria do jogo. Com essa tranquilidade exacerbada, o Lyon até conseguia chegar no campo adversário diversas vezes, mas ao mesmo tempo, quando avançava suas linhas de marcação, permitia espaços ao adversário. E aí morava o perigo.


E mesmo com esse perigo iminente, o Lyon não se deixava levar pela vantagem. Apertava o Nantes no seu campo de defesa e queria mais. Em uma cobrança de escanteio, Grenier cruzou no primeiro pau e achou Briand, se antecipando aos marcadores. O atacante do Lyon finalizou de calcanhar e de costas pro gol e marcou o terceiro do OL na partida! 3 a 1 e mais festa no Gerland.


Faltando um pouco mais de 10’ para o fim da partida e com todas as alterações efetuadas pelos dois treinadores, a partida tomava contornos definitivos. O Nantes não queria saber mais de incomodar – e o Lyon também já não dava mais espaços pra isso. Além disso, os Gones tocavam muito bem a bola no campo de ataque e quase não permitia a posse de bola dos visitantes. A partida foi cozinhada até o fim com o Lyon levando enorme vantagem na segunda etapa. Finalmente a vitória foi reencontrada!

Próximo adversário: Ajaccio, na Ilha da Córsega, dia 25/09, quarta-feira, às 15h. Jogo válido pela 7ª rodada da Ligue1! Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário