quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Em exibição apática, Lyon sofre empate contra o Limassol nos acréscimos

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Comandados de Bruno Génésio tiveram poucas oportunidades e só não perderam o jogo por causa de um pênalti despretensioso ao seu favor




GSP Stadium. Este foi o palco da estreia do Lyon na Liga Europa 2017/18. O adversário era o modesto Apollon Limassol, que apesar de não ter muita tradição em competições internacionais, tinha um elenco recheado de brasileiros. A missão do OL era invadir o Chipre e voltar com uma vitória, mantendo seu favoritismo no Grupo E e tentar sair ileso de um grupo em que precisa fazer valer sua força e buscar uma primeira colocação com fortes adversários como Atalanta e Everton.

Para o duelo de hoje, quatro brasileiros como titulares no elenco cipriota. O lateral direito João Pedro, o esquerdo Jander, o volante Alef e o meia – considerado o craque do time, Alex. Para o time da casa, um empate simples, somando qualquer ponto contra o Lyon dentro de sua casa, já seria considerado uma vitória. Nem por isso, se colocou de forma recuada. Entrando no 4-2-3-1 e propondo um jogo de igual para igual, o Sofronis Avgousti armou seu elenco da seguinte maneira:




Pelo lado do Lyon, Bruno Génésio apareceu com duas novidades no time principal. A primeira delas foi a opção por Ferri começar jogando no lugar herdado por Sergi Darder, que saiu na última janela. Na partida contra o Guingamp, o jovem Martins-Pereira pegou a vaga e hoje, sequer, foi relacionado. N’Dombélé, que poderia também assumir o posto, começou no banco. A segunda novidade foi sacar o burkinabé Bertrand Traoré dentre os titulares, o ex-Ajax foi preterido por Maxwell Cornet. Veja como ficou escalado:




Com o palco completamente vazio, o Apollon Limassol não se acovardou. Com uma formação tática bastante similar a do OL, o time da casa começou o jogo tomando seus espaços e fazendo valer seu fator casa. Prejudicado, obviamente, pela falta de qualidade técnica do elenco e diversos erros de passes, o elenco cipriota só não conseguiu ser superior ao Lyon no começo por causa de suas limitações.

Nos primeiros 20’ de jogo, nenhuma grande jogada de perigo foi construída pelos dois times. O Lyon parecia se omitir e tentava, a todo custo, um espaço pelo lado direito, sempre buscando explorar Cornet, Fekir que também caia por ali, e as incursões de Rafael, que era forçado a ajudar o ataque. Ainda assim, faltava efetividade. Por sorte, os rivais tinham bastante dificuldades para explorar os espaços que se criavam quando o OL não tinha a bola.

Somente aos 24’ de jogo, uma primeira clara oportunidade de gol foi criada na partida. E, novamente, com o Lyon tentando pelo lado direito. O brasileiro Rafael conseguiu chegar até a linha de fundo, cruzou a meia altura, e Mariano Díaz, pressionado, e tentando se antecipar a marcação, até conseguiu finalizar de cabeça, mas a bola passou ao lado esquerdo do goleiro português Bruno Vale.

Depois da tentativa de Mariano Díaz, o Limassol acabou tendo duas oportunidades em sequência para buscar abrir o placar. Na primeira, em cobrança de falta, o brasileiro Alex colocou no ângulo esquerdo de Lopes, que se esticou todo e fez uma plástica defesa para evitar o gol. Logo depois, Maglica aproveitou um recuo mal feito de Marcelo e disputou com o mesmo Lopes e, novamente, o goleiro do Lyon levou a melhor.

O Lyon tinha muita dificuldades para evitar as subidas do Limassol. Quando o time da casa subia para atacar, o OL deixava espaços demais e somente por falta de qualidade técnica, eles não conseguiram ser mais eficientes no primeiro tempo. A segunda oportunidade real de gol do Lyon só ocorreu próximo aos 40’, quando Mariano Díaz recebeu na entrada da área e, meio caindo, arriscou dali mesmo, quase encobrindo Bruno Vale, que buscou bem.

Antes do intervalo, o OL tentou uma ou duas vezes em jogadas pelas pontas e continuou sem ser eficiente no seu ataque. Mais uma partida em que o time de Bruno Génésio mostrava ser totalmente defasado taticamente e dependia do brilho individual de seus atacantes. Em dias de apagão, como hoje, o torcedor acende as velas e rói todas as unhas na expectativa de um milagre.

Para o segundo tempo, mesmo necessitando de uma mexida, Bruno Génésio não mexeu em nada e voltou com a mesma escalação. Por sorte, em um lance quase despretensioso do ataque do Lyon, a bola rebateu na mão do defensor cipriota e o árbitro Miroslav Zelinka apontou para o pênalti. Na cobrança, Memphis Depay afastou a zica e abriu o placar para o Lyon no jogo: 1 a 0!

Com um gol de vantagem, parecia que o Lyon iria querer gostar um pouco mais do jogo. Teve duas oportunidades em sequência. A primeira, criada por Fekir, exigiu do meia do Lyon carregar a bola desde trás e uma tabela com Memphis para depois desperdiçar em finalização por cima do gol. Logo depois, quem perdeu chance foi Mariano Díaz. O espanhol ficou no mano a mano com o defensor e contou com a boa defesa de Bruno Vale para evitar o segundo do OL.

A resposta do Limassol, que certamente não se mostrava morto no jogo, apareceu aos 27’ da etapa final e não entrou por pouco. Em falta cruzada na área, o bom Alex, brasileiro referência no meio de campo do time da casa, tentou cruzar a bola, por muito pouco, não balançou as redes de Lopes. Foi um cruzamento que passou por todos na zaga e enganou até o goleiro. Por sorte do OL, foi para a linha de fundo.

Faltando um pouco menos de 15’ para o término da partida, o Lyon perdeu Ferri após uma dividida. Saiu contundido. Tanguy N’Dombélé entrou em seu lugar, fazendo sua estreia com a camisa do Lyon. No mesmo momento, Mariano Díaz deixava o gramado para dar lugar a Bertrand Traoré. Com as duas trocas, o OL ganhava um pouco mais de qualidade no passe no meio de campo e mais velocidade no ataque.

Com o Limassol buscando mais o jogo e com a partida também se aproximando do fim, a troca de Génésio foi sábia. O time cipriota, naturalmente, acabava deixando mais espaços e, com a velocidade de Traoré, o OL conseguiu ligar alguns bons contra-ataques. Em um deles, Fekir foi derrubado dentro da meia lua da entrada da área e, na bola parada, Memphis Depay colocou no ângulo de Bruno Vale que, surpreendentemente, conseguiu buscar em belíssima defesa.

Na casa dos 40’ da etapa final, Sofronis Avgousti fez sua segunda alteração, colocando Zelaya no lugar de Schembri. O Limassol buscou fazer uma pressão na base do abafa e, aos 47’, conseguiu chegar ao empate. Maglica cruzou na área e Sardinero completou. A bola desviou antes de entrar. 1 a 1! Um castigo ao péssimo jogo da equipe de Génésio, que fez sua pior partida na temporada até então.

Agora é pedreira e duelo de gigantes. O Lyon foca-se totalmente no confronto peso-pesado contra o Paris Saint-Germain, no próximo domingo (17), às 16h do horário de Brasília. A partida será no Parc des Princes e válida pela 6ª rodada da Ligue 1. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:

0-1 Memphis


1-1 Sardinero


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário