domingo, 17 de setembro de 2017

Lyon joga bem, mas perde pro PSG com dois gols contra

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


No Parc des Princes, o OL conseguiu segurar o empate até os 30 minutos do segundo tempo e depois sucumbiu. Jogo também marcou uma polêmica entre Cavani, Daniel Alves e Neymar




Após o empate inesperado contra o Apoel Limassol na última quinta-feira, o Lyon tinha uma árdua missão no encerramento da 6ª rodada do Campeonato Francês. Ir para Paris e enfrentar, no Parc des Princes, o temido e bilionário PSG do trio MCN: Mbappé, Cavani e Neymar. O duelo dos invictos na França era considerado por toda a imprensa do país como o primeiro grande teste do clube parisiense na temporada. O OL era o primeiro time considerado forte time que os comandados de Unai Emery enfrentaria em 2017/18 e um empate já seria um sonho para os lioneses.

O Paris Saint-Germain entrou em campo com problemas. O treinador espanhol tinha alguns problemas para escalar seu elenco e acabou tendo que optar por um 4-2-3-1, formação que foi adota, inclusive, contra o Metz. As ausências, além do suspenso Verratti, também tinham nomes como os lesionados Di María, Pastore e Ben Arfa. Rabiot, que foi dúvida até o último momento, acabou sendo confirmado e faria a dupla de volantes ao lado de Thiago Motta. No meio, quem acabou ganhando vaga foi Julien Draxler. Na zaga, Marquinhos foi preterido por Kimpembé. Veja como ficou:




Bruno Génésio, pelo Lyon, também trouxe novidades. Ele não podia contar com o recém contratado Diop – que ainda não estreou. Além dele, Ferri, que poderia começar a ganhar chances como titular, também não se recuperou de lesão e acabou ficando de fora. No seu lugar, o recém-chegado Tanguy N’Dombélé, que já enfrentou o PSG nesta mesma Ligue 1, pelo Amiens, foi o escolhido para começar jogando. Outras duas novidades acabaram aparecendo no setor defensivo. Génésio optou por trocar os dois laterais brasileiros que começaram jogando contra o Apollon Limassol. Rafael e Marçal começavam sentados no banco, enquanto Tete e Ferland Mendy foram os escolhidos. Assim ficou montado o OL:




O que era um pouco improvável começou já acontecendo no Parc des Princes. O Lyon era melhor que o PSG nos primeiros dez minutos de partida. Por duas vezes, o time visitante quase abriu o placar. Na primeira, N’Dombélé chegou com verticalidade e acabou derrubado por Kurzawa na área. Nada marcado, acertadamente, pelo árbitro Ruddy Buquet. Na sequência, Memphis Depay recebeu na esquerda, partiu em velocidade, passou pela marcação, levou pro meio e finalizou forte, obrigado uma boa defesa de Aréola.

O time de Paris respondeu com Neymar. Ele recebeu no lado esquerdo do campo, perto da linha de fundo. Traoré estava na marcação. O brasileiro sambou pra cima dele e conseguiu colocar a bola na área. Por lá, aparecia, como elemento surpresa, o outro brasileiro Thiago Silva. Ele não conseguiu precisão e acabou mandando muito por cima do gol. Era a primeira boa chegada do PSG.

Depois da boa participação do Lyon nos primeiros minutos, o ritmo diminuiu perto dos 20’ de jogo. O PSG conseguiu se ordenar em campo e já empurrava o time visitante em seu campo de defesa. Mbappé flutuando pro todo o ataque e Neymar, pela esquerda, eram os mais acionados. O OL passou por muitos apertos até os 30’ de jogo para segurar o ímpeto do MCN que tentava abrir o placar a todo custo.

Apesar da grande pressão, o time dos sheiks catarianos criava poucas oportunidades reais de gol. O time do Lyon fazia uma blitz defensiva e quase não deixava os craques adversários construírem suas jogadas com base na genialidade individual. Ao mesmo tempo, quando tinha uma brecha tentavam buscar algum contra-ataque que praticamente não entrou. Mariano Díaz aparecia sozinho nas tentativas.

Aos 39’ de jogo, o Lyon conseguiu, enfim quebrar um pouco da grande pressão parisiense no Parc des Princes. Na tentativa um pouco atabalhoada, e quase sem homens lá na frente, Traoré tentou individualmente, conseguiu até limpar o lance, mas na hora de finalizar acabou chutando muito forte e muito longe do gol. Foi uma das poucas chances criadas pelo OL em toda a primeira etapa.

Antes mesmo do intervalo, o PSG teve mais uma chance para marcar e, dessa vez, foi uma oportunidade muito clara para Neymar. Ele recebeu um passe incrível de Mbappé, em contra-golpe e só tinha Marcelo na sua frente. Ele foi afoito e quis finalizar rapidamente. Acabou mandando um torpedo para Anthony Lopes fazer uma defesa um pouco estranha, mas que evitou o gol.

Assim como no primeiro tempo, o Lyon também começou ligeiramente melhor e criando oportunidades. Dessa vez, quem construiu a jogada foi Fekir, que roubou bola na saída do PSG, com Kurzawa e avançou por ali mesmo, pelo lado direito. Sem muitas opções na área, decidiu finalizar dali mesmo e, quase em ângulo, acabou até criando uma ótima oportunidade de gol que Aréola buscou no cantinho.

A resposta do PSG apareceu aos 11’ do segundo tempo. Enquanto Neymar buscava espaço perto da área, acabou sendo derrubado por Fekir. Na cobrança de falta, o mesmo Neymar foi pra bola e fez uma cobrança quase perfeita. Só não foi com perfeição pois Anthony Lopes conseguiu buscar no ângulo, fazendo uma belíssima defesa. Era pra ser um lance mágico do brasileiro.

Percebendo que não daria para jogar de igual para igual, Bruno Génésio logo fez sua primeira troca. Sacou o centroavante Mariano Díaz e colocou Maxwell Cornet. A ideia não era tão ruim. Em caso de contra-ataque, o OL teria três homens rápidos para puxar com mais agilidade: Cornet, Traoré e Memphis. Talvez seria a única maneira do Lyon conseguiu alcançar um gol na partida deste domingo.

A mudança surtiu efeito imediato. O Lyon teve três excelentes oportunidades na sequência. Na primeira delas, Cornet saiu em velocidade, levou pra esquerda e cruzou na área. A bola chegaria em Memphis, mas Thiago Silva cortou. No escanteio, Memphis Depay colocou na cabeça de Tousart e, novamente, Thiago Silva salvou. No rebote de Thiago, N’Dombélé apareceu do meio da rua e mandou um tiro no travessão.

Depois da chegada do OL, os times mexeram. Génésio tirou N’Dombélé e colocou Martins-Pereira. Emery fez duas trocas: Berchiche e Lo Celso por Kurzawa e Draxler. Não demorou poucos minutos para surtir grande efeito pelo Paris. Lo Celso recebeu na esquerda, deixou Tete no chão, cruzou na área e Cavani apareceu para completar. A bola desviou em Marcelo antes de entrar. Gol contra e 1 a 0 no placar!

A oportunidade de ampliar surgiu logo em seguida. Em bola alçada na área, Ferland Mendy derrubou Mbappé na área e Ruddy Buquet marcou pênalti. Acertadamente, a arbitragem ainda amarelou o lateral esquerdo do Lyon, que fez grande partida. Na bola, Cavani teve uma conversa com Neymar para decidir quem iria cobrar e o uruguaio acabou chamando a responsabilidade. Lopes foi no cantinho, buscou, a bola bateu no travessão antes de voltar em seus braços.

Um detalhe importante deste lance, além é claro do pênalti perdido, foi esse diálogo entre Cavani e Neymar. Poucos minutos antes, naquela cobrança de falta que Lopes foi no ângulo buscar, uma imagem chamou bastante atenção. Antes da cobrança, Cavani queria efetuar a finalização, mas Daniel Alves apareceu, pegou a bola e não deixou, mesmo com a reclamação do uruguaio. Na sequência, Dani entregou a bola para Neymar cobrar.

Já no finzinho da partida, e com o Lyon abatido. Dessa vez, sim, o PSG conseguiu ampliar. Em jogada construída pelo lado direito do campo de ataque, Neymar recebeu no centro e achou Mbappé se infiltrando. O atacante ex-Monaco finalizou bem na saída do goleiro, mas Lopes defendeu. No rebote, Morel não conseguiu frear e acabou empurrando a bola para o gol. Mais um gol contra. 2 a 0! No fim, Génésio colocou Aouar no lugar de Memphis, mas já não dava tempo para mais nada. Resultado bom para o Paris, mas o OL jogou demais e poderia, inclusive, ter ganho a partida em alguns momentos. Que continue nesse espírito.

Depois de uma sequência complicada, o Lyon agora tem um adversário um pouco menos exigente. Jogando em casa, no Groupama Stadium, o OL enfrentará o Dijon no próximo dia 23, sábado, às 15h do horário de Brasília. O jogo é válido pela 7ª rodada da Ligue 1. Até lá!

FOTOS: Le Parisien / L'Equipe / olweb.fr 


MELHORES MOMENTOS:



Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário