domingo, 6 de outubro de 2013

Lyon é goleado e Rémi Garde já balança do cargo

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Com uma atuação terrível, OL sofre cinco gols do Montpellier e se vê em situação complicadíssima na competição




Duas equipes em situações similares. Campeões recentes da Ligue1 que não conseguiram manter suas qualidades e sofrem na competição nessa temporada. Na casa do Montpellier, no Stade de la Mosson, o MHSC defendia uma invencibilidade em seus domínios. Ainda não havia perdido nessa temporada jogando ao lado de sua torcida. Por outro lado, o Lyon não havia vencido fora de casa na competição. Portanto, o OL entrava em campo para quebrar um tabu nessa temporada 13/14. No entanto, apesar da má fase de ambos os times, a missão não era fácil pra nenhum dos dois, haja vista que as duas equipes estavam dispostas a fazer de tudo para sair dessa incomoda situação na Ligue1.

Na formação de sua equipe, Jean Fernandez optou por jogar com um 4-2-3-1 com dois volantes mais marcadores, até mesmo para segurar a “barra” lá atrás e dar um pouco mais de liberdade para os homens de frente: Cabella, Mounier, Camara e Montaño. O grande problema do MHSC para esta partida era o seu setor defensivo. Com todos os laterais na impossibilidade de irem para o jogo, Marveaux (volante) e El-Kaoutari (zagueiro) foram improvisados nas posições, o que tornava ambos os lados uma opção para o Lyon criar suas jogadas. Confira na imagem abaixo como ficou a formação inicial do Montpellier para a partida deste domingo:




Já o OL também entrou com um 4-2-3-1. Porém, um pouco mais ofensivo. Gonalons era o único jogador de marcação firme, uma vez que Mvuemba já sai um pouco mais para o jogo, o que, com a bola, torna a formação do Lyon quase um 4-1-4-1. Com os retornos de Lacazette e Bedimo, o time do Lyon entrou em campo com uma formação um pouco menos remendada do que a última partida, contra o Vitoria de Guimarães, mas ainda assim, havia muitos remendos, principalmente na defesa. Jordan Ferri, hoje, fazia a lateral direita. Fofana, mais uma vez, jogava improvisado. Hoje, de zagueiro. Abaixo você pode ver como foram os 11 iniciais do OL para o jogo contra o Montpellier.




Nos primeiros minutos da partida, o primeiro time a incomodar e criar situações de gol foi o Lyon. Em duas jogadas de bolas paradas, Grenier colocou na área. Na primeira, Jourdren soltou e deu rebote para Gomis, que mandou por cima. Posteriormente, foi a fez de Grenier chutar forte pro gol, o goleiro do MSHC soltar de novo, e dessa vez, Koné finalizar muito fraco, também pra fora. Depois disso, o Lyon não conseguiu chegar mais nenhuma vez ao gol do adversário durante os primeiros 20 minutos de partida.


Quando o MHSC chegou para atacar, o perigo foi mais iminente. Em jogada de Camara pela direita, ele deixou Bedimo no chão, levantou pra área e Mounier escorou. Para completar o lance, Cabella chegou e por centímetros não finalizou para o gol. A bola acabou passando ao seu lado e indo pela linha de fundo. Era a primeira grande chance real de gol na partida e não entrou por detalhe.

Com o Montpellier gostando um pouco mais do jogo, não demorou muito para que o primeiro gol da partida acontecesse. Aos 15’ de jogo, em mais uma jogada arquitetada pelo lado direito do ataque dos donos da casa, Camara construiu a jogada, a bola passou por dois homens de frente do ataque do MHSC até chegar aos pés de Montaño. Ele, sob marcação, conseguiu finalizar e Anthony Lopes defendeu bem. No rebote, ainda no chão, Montaño, dessa vez, mandou para os fundos das redes. Montpellier 1 a 0.


Depois de sofrer o gol, o Lyon, até por pressão natural, saiu um pouco mais pro jogo. Conseguia tocar bola no campo de defesa do Montpellier, mas não saia disso. Não conseguia criar lances que projetasse o time em direção ao gol. Gomis, jogando de costas, acabava escorando bolas para os outros jogadores chegarem, mas acabava não recebendo bola em condições de finalizar.

As boas chances criadas pelo Lyon, durante todo o primeiro tempo, foram construídas por jogadas de bolas alçadas na área. Seja por cruzamento, ou por bolas paradas. Jourdren, apesar de ter feito ótimas defesas, soltava muito e possibilitava rebotes para os jogadores do OL que, por sinal, não sabiam aproveitar de maneira digna. E, quase sempre, prevalece a velha máxima: quem não faz, leva!


E antes mesmo de começar o intervalo, o Montpellier marcou mais um. Primeiro, a jogada começou com Montaño pela direita. Ele venceu Bedimo na corrida e deu uma assistência para Cabella fazer, sem marcação. Mas o chute foi muito bem interpelado por Anthony Lopes. Na cobrança de escanteio, Anthony Mounier, ex-atacante do Lyon, sem qualquer tipo de marcação, de cabeça completou para as redes! Montpellier 2 a 0.

Na volta para o segundo tempo, já quase no primeiro lance da etapa final, o Montpellier teve a chance de liquidar a partida. Ferri saiu jogando errado e permitiu um contra-ataque fulminante dos donos da casa. O MHSC avançou muito rápido sua linha de ataque e a bola acabou sobrando nos pés de Cabella. Era pra acachapar o Lyon e começar uma goleada. No entanto, mais uma vez, o meia do Montpellier desperdiçou. Dessa vez, não parou em Anthony Lopes... Ele mandou por cima mesmo.


A resposta do Lyon foi praticamente imediata. No lance seguinte, Alexandre Lacazette recebeu bola no meio, partiu pra cima da marcação, se livrou do primeiro e quando clareou, mandou um chute bem forte em direção ao gol adversário. Apesar da bola não ter sido muito difícil, Jourdren aceitou e tomou um frango memorável. Por debaixo das pernas! Lyon diminuía a vantagem do adversário. Agora, 2 a 1.

Quando parecia que o Lyon esboçaria uma reação na partida – e quase esboçou mesmo, por pouco não empatou com Grenier – a situação complicou de vez. Com os homens do Montpellier abusando da velocidade, a defesa do Lyon ficava a ver navios e foi nessa onda de velocidade que saiu o 3º gol dos donos da casa. Montaño partiu em velocidade, entrou na área e foi derrubado claramente por Anthony Lopes. Pênalti marcado e cartão amarelo para o goleiro do OL. Na cobrança, Rémy Cabella aumentou a vantagem: 3 a 1.


Após sofrer mais um gol, Rémi Garde fez duas alterações. Colocou Alassane Pléa e Gaël Danic nos lugares de Jimmy Briand e Arnold Mvuemba. As trocas, de imediato, não surtiram qualquer efeito. Muito pelo contrário. Poucos minutos depois, o Lyon sofreria mais dois gols. Primeiramente com Cabella. O meia recebeu bola em profundidade e avançou sem qualquer problemas. Não chegou nenhum defensor para incomodá-lo. Dessa maneira, ele bateu como quis e deslocou Anthony Lopes! 4 a 1. Um minuto depois, foi a vez de Montaño marcar mais um. Em mais uma jogada rápida do Montpellier, Cabella se articulou pela esquerda e achou o centroavante se deslocando sozinho do outro lado. Cruzamento efetuado e gol marcado! 5 a 1.

Depois de sofrer o quinto gol, o Lyon se desestabilizou por completo. Não conseguia se concentrar na partida e continuava errando muitos passes. Na frente, o time também não se encontrava. Os mesmos erros do primeiro tempo se repetiam no segundo, com exceção da boa atividade exercida no campo de ataque do adversário, que na etapa final era praticamente nula. E o Montpellier se aproveitava disso. Qualquer espaço que tinha, acionava seus velocistas para tentar emplacar mais um contra-golpe.


Faltando um pouco menos de 10’ para o fim de jogo. O Lyon ainda perdeu um jogador. Maxime Gonalons, que já havia recebido um cartão amarelo na partida, cometeu falta dura e recebeu mais um. Foi para o chuveiro mais cedo. O OL agora jogava sem seu único volante de contenção e o capitão do time. Situação lamentável do Lyon dentro de campo... pra não dizer patética.

Nos últimos minutos, o próprio Montpellier colocou o pé no freio e já não queria saber de fazer mais esforços dentro de campo. E o Lyon, já sabendo que não conseguiria evitar o vexame, também não se esforçava. Já andava em campo só torcendo para o apito final e sair de cabeça baixa.

E assim aconteceu! Com o término de jogo, o Lyon foi parar na 14ª posição e já flertando com a zona de rebaixamento. Jean-Michel Aulas vai ter que ir a público essa semana para explicar o momento da equipe. Rémi Garde balança no cargo e o OL não enxerga uma luz no fim do túnel.

Próximo adversário: Lyon x Bordeaux, só no dia 20 – daqui a dois domingos. Jogo válido pela 10ª rodada da Ligue1, no Gerland! Até lá!

FOTOS:  olweb.fr / L'Equipe


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

3 comentários:

  1. Foi como ja disse aki no Blog, enquanto os lesionados não voltarem, vai ser nessa toada ai! Remi Garde tem grande parcela de culpa, por mais q sejam grandes os desfalques, principalmente Bisevac e Gourcuff, ele n pode fikar inventando em determinadas posiçoes.Foi igual contra o Vitoria na quinta, Fofana não eh ZAG (isso pq Remi ja vem desde da temporada passada incestindo nisso) e Ferri n eh LD, por mais q Zeffane seja novo, ele tem mas noção na posição, e o Gomis... Vejo mta má vontade dele quando o jogo naum esta do "jeito" q ele gosta, insisto, Benzia merece chance de titular, seu ultmo jogo com titular contra o Sochaux, nossa ultima vitoria convicente, ele jogou mto bem e depois sumiram com o garoto.

    ResponderExcluir
  2. "Estava atento após o jogo na liga europa contra Guimarães, que o grande número de lesões colocam o clube em uma reação difícil. Houve atos no jogo esta tarde em que o OL perdeu o equilíbrio.
    Temos de parar esta espiral descendente.
    Temos de encontrar e corrigir a causa dessas dificuldades. Acho que devemos tomar e tentar estar em um contexto mais positivo"

    Palavras do Presidente Jean-Michel Aulas .

    ResponderExcluir
  3. Este é a primeira vez que perco por 5 gols. Foi um pesadelo nessa tarde. Por nossos erros tomamos 5 gols. Defensivamente, fomam fragies. Tem um monte de lesões. Montpellier jogou e nos só assisitimos. Precisamos de todos para encontrar serenidade. Haverá 15 dias com esta trégua. Nós não vamos desistir e vamos continuar trabalhando.


    Palavras do Capitão Maxime Gonalons

    ResponderExcluir