domingo, 9 de fevereiro de 2014

Em jogo burocrático, Lyon é fatal e derrota Nantes em estádio lotado

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Time da casa foi melhor em grande parte do jogo, mas não conseguiu ser eficiente. Lyon marcou quando deu e saiu com a vitória




Stade La Beaujoire: casa para quase 45 mil torcedores. Hoje, com 35 mil presentes. O Lyon visitava o Nantes com a missão de vencer e buscar, a cada dia, a parte de cima da tabela. Mas o time da casa disputa posições com o próprio OL e não podia deixar os adversários fazer algazarra em sua própria casa. Abrindo os jogos do domingo pela Ligue1, Nantes e OL tinham a faca e o queijo na mão para fazer uma grandiosa partida pela 24ª rodada do Campeonato Francês. O duelo entre o 7º colocado e o 9º dava ao vencedor uma respirada muito boa na busca pela ponta. E a promessa era, realmente, de um bom jogo.

Em campo, o treinador Michel Der Zakarian ia pra campo com força máxima. Apostando no 4-2-3-1 que variava para o 4-4-2 em momentos oportunos, o treinador franco-armênio tinha como a sua principal arma o centroavante Filip Djordjevic, artilheiro e capitão da equipe, jogador que foi pretendido por muitos times no último mercado de inverno mas que preferiu não abandonar o barco da boa campanha feita pelo Nantes até então. Outro ponto positivo do time do FCN era a sua defesa. Composta de Vizcarrondo e Djilobodji, os paredões pouco espaço dão para o adversário, seja no chão ou no alto. Abaixo, você pode ver como ficou a formação do Nantes para a partida:




O OL tinha os mesmos desfalques dos últimos jogos: Dabo, Miguel Lopes e Benzia. Mas, por outro lado, contava com reforço de Yoann Gourcuff, que conseguiu liberação do departamento médico para seguir pro jogo. O meia, que até essa semana ficaria de fora dos campos por um mês, apareceu relacionado para a partida de hoje e como titular. Com ele e Grenier no elenco, Rémi Garde poderia voltar a utilizar a formação que vinha dando muito certo até antes da derrota frente ao Rennes: o 4-4-2 com um losango no meio com Lacazette e Gomis na frente. Com as ausências de Dabo e Lopes, Mehdi Zeffane, o jovem lateral direito do Lyon B, mais uma vez tinha a chance de começar como titular e mostrar trabalho. Na imagem abaixo você pode ver como ficou o time do OL para o jogo:




Nos primeiros instantes da partida, o Nantes parecia querer fazer valer o seu fator casa. O Stade La Beaujoire praticamente lotado dava a munição que o time verde e amarelo precisava para mostrar o seu favoritismo na partida. Encurralando o Lyon dentro do seu campo de defesa, os recém promovidos da Ligue2 chegaram a incomodar bastante nos primeiros minutos a ponto de quase abrir o marcador. Só depois destes instantes iniciais é que o Lyon tentou retomar as rédeas do campo.


Ainda antes da metade do primeiro tempo, o Lyon tinha momentos que parecia se recuperar na partida, mas encontrava enormes dificuldades pra, pelo menos, chegar perto da área do adversário. O sistema que antes vinha funcionando, com dois atacantes, parecia ter sido absolutamente neutralizado por Der Zakarian. Enquanto isso, o Nantes não se omitia e a todo instante, aparecia para assustar o jovem goleiro Anthony Lopes.

Enquanto o Nantes realmente dominava a partida, o Lyon apareceu pela primeira vez. Bedimo carregava a bola pela esquerda e conseguiu fazer uma grande inversão de jogo até achar Grenier do outro lado do campo. O meia penetrou na área e cruzou rasteiro. Gomis estava lá para completar de carrinho. Mas Rémy Riou conseguiu defender. No rebote, Alexandre Lacazette não desperdiçou. De forma injusta, o OL abria o placar no Stade La Beaujoire. 1 a 0!


Na segunda etapa, o Lyon veio, logo de cara, com uma alteração. Bakary Koné entrava no lugar do sérvio Milan Bisevac. Provavelmente, o zagueiro lionês sentiu alguma lesão e pediu para ser substituído no intervalo. Taticamente, Rémi Garde não mexeu na estrutura do time, que se mantinha somente com a troca de zagueiros.

A etapa complementar seguia na mesma proporção da primeira. No começo, o Nantes pressionava bastante. Criava chances de gol, mas não conseguia transpor a meta de Anthony Lopes. Por outro lado, o Lyon só se defendia e esperava a oportunidade para ligar um contra-ataque. Contudo, a pouca velocidade de Bafé Gomis prejudicava bastante quando essas oportunidades apareciam.


Aos 9’ do segundo tempo, o Nantes criou uma ótima oportunidade em um lance sem muita pretensão. Veretout, quase do meio de campo, cobrou uma falta cruzada. Mas a bola pegou um efeito diferente e tinha um destino certo: o ângulo esquerdo do goleiro do Lyon. Anthony Lopes precisou se esticar muito para não ser surpreendido pela curva da bola e mandou para escanteio.

Aos 15’, o Lyon criou duas boas oportunidades em sequência. Bedimo venceu Cissokho pela esquerda, avançou até a região intermediária e cruzou pra área. Por lá, Gomis, por muito pouco, não encostou na bola para concluir o lance. Na sequência, após cobrança de escanteio, a segunda bola sobrou para Grenier que, de fora da área, ajeitou, tirou a zaga do lance e bateu firme... Mas por cima do gol.


Após o lance de perigo, duas alterações na partida: pelo Lyon, Jordan Ferri entrou no lugar de Yoann Gourcuff, que parece ter sentido, de novo, a mesma lesão que o incomodou durante as duas últimas semanas. Pelo Nantes, o bom Vincent Bessat deu lugar ao experiente Johan Audel. Uma alteração que, talvez, desagradou um pouco aos torcedores do Nantes, uma vez que Bessat vinha fazendo uma boa partida. Posteriormente foi a vez de Shechter entrar no lugar de Veretout. Era a segunda alteração de Der Zakarian na partida.

Aos 29’, o Lyon criou mais duas ótimas oportunidades. A primeira, foi através de uma boa jogada de Grenier na entrada da área. Com um toque somente, ele tirou três marcadores do lance e achou Gomis na área. O centroavante girou de forma muito bonita sobre Vizcarrondo e bateu firme. Riou defendeu! No lance seguinte, o Nantes tentou sair jogando, Ferri roubou a bola e na sequência do lance Riou novamente defendeu a finalização do OL, agora através de um chute forte de Grenier.


Percebendo a fragilidade pontual do seu time, Der Zakarian fez sua última alteração. Colocou Rémi Gomis no lugar de Lucas Deaux. E, imediatamente, tomou o segundo gol. Mais uma saída de bola errada. Dessa vez foi Lacazette quem foi proativo. Ele avançou e só tinha Rémy Riou na sua frente. Sem alternativas, o goleiro do Nantes saiu aos pés do atacante do OL e acabou derrubando-o. Pênalti marcado e muito bem convertido por Bafétimbi Gomis, que cobrou no mesmo canto do arqueiro, mas com muita força e precisão.

Faltando um pouco mais de cinco minutos para o fim do jogo, Rémi Garde fez sua última troca. Colocou Jimmy Briand no lugar de Lacazette. Com a sensação de que o jogo já estava ganho, Garde tomou uma punição. Logo após a troca, Rémi Gomis achou Filip Djordjevic na área. O passe não foi bem feito, mas Umtiti cortou mal e acabou entregando nos pés do atacante que diminuiu o marcador: 2 a 1.


Com um ímpeto de ataque, o Nantes acabou se afobando após o gol. Querendo o gol a todo custo, os jogadores se enervaram. Primeiro por uma falta que Grenier fez. O time todo do Nantes foi incisivo ao pedir o segundo cartão para o meio do Lyon. Djordjevic foi intenso na marcação e recebeu um amarelo. No lance seguinte, em cobrança de falta do time da casa, o árbitro paralisou o lance pegando alguma irregularidade. Visivelmente revoltado, Djordjevic pegou a bola e só de ameaçar jogá-la em Briand, acabou sendo expulso de forma direta pelo árbitro Nicolas Rainville.

A expulsão foi fundamental para o Nantes diminuir o ímpeto, a força e a vontade de empatar a partida. E ficou por isso mesmo. Não havia mais tempo para reação. E o OL conseguiu somar três importantes pontos, já que o adversário é páreo duro de ser batido dentro da casa deles. Próximo adversário: Lens, pelas oitaas da Copa da França, na próxima quinta-feira, 13/02, às 17h45, horário de Brasília. O jogo será no Stade de Gerland em partida única. Até lá!

FOTO: football.fr / L'Equipe / FranceFootball.fr / LFP.fr / fcnantes.com / Football365.fr / olweb.fr


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário