@BrasiLyonnais / @FilipeDidi
via VAVEL Brasil (Junior Ribeiro)
Tchecos deram trabalho, mas os franceses foram cirúrgicos no primeiro tempo e ampliaram a vantagem na etapa final
O Olympique Lyonnais estreou na edição 2014/2015 da Uefa Europa League na tarde desta quinta-feira (31). Os Gones enfrentaram o Mladá Boleslav, da República Tcheca, no Estádio Mestsky e, mesmo não fazendo uma boa partida, venceram por 4 a 1. O destaque ficou por conta do atacante Yattara, autor de dois tentos.
O Mlada é o atual quarto colocado da Czech Liga, o campeonato nacional de seu país. Na temporada passada ficou em terceiro, atrás apenas do vice-campeão Viktoria Plzen e do campeão Sparta Praga. A equipe já fez dois jogos nesta edição da UEL: eliminou o Siroki Brijeg, da Bósnia, na segunda fase de qualificação com uma vitória de 5 a 2 no placar agregado.
O Lyon foi o quinto colocado da última edição da Ligue 1. Como o PSG venceu a Coupe de la Ligue, herdou a vaga para a competição continental. Na temporada passada também jogou o campeonato: terminou em primeiro no grupo I com 12 pontos; na fase de mata-mata, eliminou o Chornomorets Odessa, da Ucrânia, e o Viktoria Plzen e caiu diante da Juventus nas quartas.
O jogo de volta será na França, no Stade de Gerland, na próxima quinta-feira (7). Os franceses podem até perder por dois gols de diferença ou por 3 a 0. Quem avançar, entrará nos playoffs, última etapa de seleção para ingressar na fase de grupos da Europa League.
Mladá Boleslav é um pouco melhor, mas Lyon aproveita as chances e faz 2 a 0
As equipes demoraram um pouco para se acertar, proporcionando tentativas precipitadas e erros bobos de passes. Aos nove minutos, na primeira jogada bem trabalhada, o Lyon abriu o placar. Umtiti apareceu bem no apoio pela esquerda, foi a linha de fundo e cruzou; Yattara subiu mais que o marcador e testou para as redes.
Os franceses detinham a bola e controlavam as ações. Jallet, lateral que fazia sua estreia oficial com a camisa dos Gones, era bastante acionado pela faixa direita do gramado. O Mladá chegou ao ataque em bola parada: Magera levantou bola na área, Skalak apareceu no segundo poste e cabecou fraco para as mãos de Anthony Lopes. Na metade do primeiro tempo, o OL pressionava a saída de bola, porém não conseguia arrematar a gol.
Duris encarou a marcação de Koné, puxou para a esquerda e chutou mal. Lopes não teve dificuldades para agarrar. Pouco tempo depois, um lance bastante confuso resultou em um pênalti para os mandantes. Duris apareceu livre na área, driblou o goleiro e cruzou; Skalak ficou com a sobra e mandou rasteiro para o meio. Tentando impedir o gol, Gonalons cometeu a penalidade. Na cobrança, Scuk mandou quase no meio do gol e Lopes, adiantado, conseguiu defender com o pé.
Os mandantes eram melhores na partida: Antonin Rosa arrumou espaço e enfiou na medida para o capitão Magera, que se esticou ao máximo, mas o toque não foi suficiente para ter a direção do gol. O Lyon acordou e criou duas boas chances: Jallet se aproveitou de boa jogada de Mvuemba e chutou com desvio da defesa. No escanteio, Gonalons se antecipou e cabeceou sem chances para Hruska. A partida ficou mais pegada no fim do primeiro tempo, com muitas faltas marcadas e ânimos exaltados.
Jogo melhora em qualidade e conhece mais três gols
Os times voltaram do intervalo num ritmo melhor e, aos dois minutos do segundo tempo, o Lyon ampliou sua vantagem com mais um gol de Yattara, após falha defensiva dos donos da casa. Os mandantes chegaram bem em dois lances de bola parada. Em um deles, Scuk dominou livre no segundo pau e, sem ângulo, isolou.
Em mais uma chegada perigosa do OL, Lacazette recebeu cruzamento da direita e desviou, o goleiro Hruska conseguiu se recuperar e defendeu com dificuldade, antes que ela ultrapassasse a linha do gol. O Boleslav era mais uma vez melhor no jogo, criando boas chances. Depois de muito persistir, a equipe marcou seu gol de honra: Skalak cobrou escanteio na cabeça de Antonin Rosa; o lateral foi no terceiro andar e diminuiu o marcador.
Um minuto depois, os Gones voltaram à vantagem de três gols. O mesmo Rosa, que marcou o gol dos tchecos, afastou a bola de sua defesa de maneira errada, Umtiti pegou a sobra e, da entrada da área, mandou uma bomba no ângulo esquerdo.
Benzia, atacante do Mladá Boleslav, protagonizou um lance bisonho: o camisa 20 estava livre dentro da pequena área, mas, ao receber bom cruzamento, cabeceou de forma errada e perdeu um gol feito.
Vukadinovic apareceu em boa condição na esquerda, adentrou a área e chutando forte. Lopes não segurou e, na sobra, Sisler chutou muito alto. Nos minutos finais, o Lyon tentou explorar os contra-ataques, aproveitando os espaços dados pela equipe tcheca, que buscava diminuir o prejuízo. No entanto, a contagem não se alterou mais e os Gones estão muito próximos da fase seguinte.
FOTOS: olweb.fr
Texto: VAVEL Brasil
GOLS DA PARTIDA:
Texto: VAVEL Brasil
GOLS DA PARTIDA:
0-2 Maxime Gonalons:
0-3 Mohamed Yattara:
1-3 Antonin Rosa:
1-4 Samuel Umtiti:
Confira o golaço de Umtiti por outro ângulo:
Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário