quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Lyon passa o carro no Lorient e comprova atual boa fase

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Goleada por 4 a 0 marcou partida impecável do time, com destaques para Jallet, Ferri, Fekir e N’Jie.




O Lyon começou a temporada com o pé esquerdo. Quase nenhum reforço chegou para a temporada e o time acabou sendo eliminado precocemente da pré-Liga Europa por um clube praticamente desconhecido da Romênia. Fora isso, o time ainda tropeçava diante de adversários considerados pequenos no Campeonato Francês e isso deixava os torcedores preocupados. Eis que dois dos mais fortes adversários da França se colocaram no caminho do OL. Primeiro, o Monaco. O Lyon jogou bem e conseguiu despachar o time do Principado. Em seguida, o PSG, na última rodada. O time de Fournier conseguiu um heroico empate por 1 a 1 no Parque dos Princípes... e poderia ter saído com a vitória. A série deu novo ânimo para os Gones prosseguirem e hoje tinha a oportunidade de bater um Lorient cambaleado, vindo de duas derrotas consecutivas.

Com um time menos desfalcado, Fournier hoje tinha Bedimo e Gourcuff a disposição. Ao contrário do que aconteceu contra o PSG, desta vez o lateral camaronês começou jogando. Gourcuff, por sua vez, ainda não em 100% das condições físicas, novamente começava no banco de reservas. Para a partida de hoje, algumas novidades: N’Jie ganhava mais uma oportunidade entre os titulares; Tolisso voltava a jogar no meio de campo, assim como Fekir, que deixou de fazer a função de segundo atacante; e Ghezzal ganhava o espaço de Danic no banco de reservas. Abaixo, você pode conferir a formação do Lyon, com os 11 iniciais para enfrentar o Lorient:




Desde que este blog existe (em 2008), é a primeira vez que vamos citar o Lorient e não fazer a relação com Christian Gourcuff. O treinador que estava há quase duas décadas nos Merlus deixou o comando e Syvain Ripoll herdou o cargo. Na teoria, o Lorient vinha com aquele mesmo futebol pragmático de sempre. Quase sem apresentar grandes nomes, mas com um time extremamente bem treinado e com estilo de jogo bem definido. O entrosamento sempre foi a tônica do ex-time do papai Gourcuff e isso ainda permanecia. Para o jogo de hoje, Ripoll tinha somente dois desfalques. Mas os nomes eram importante para o conjunto: o zagueiro Lamine Koné e o volante Rafidine Abdullah. Abaixo você pode conferir como ficou o 4-4-2 do time visitante desta tarde:




Com um semblante bem mais tranquilo e sabendo do papel que deveria fazer dentro de campo, o Lyon adentrava o seu gramado com muito menos pressão do que vinha sentindo desde o início da temporada. E isso ajudou o time a não ser afoito logo no início da partida. Dessa forma, o Lorient já começava o jogo pressionado no seu campo de defesa e com o OL achando brechas muito fáceis entre as duas linhas de quatro. A primeira grande oportunidade do jogo já apareceria logo aos 2’, com N’Jie aparecendo sozinho para finalizar e Lecomte fazer boa defesa.


O Lyon não desistiu e continuava jogar como um verdadeiro macho alpha dentro de campo. Dominava seus setores e parecia enfrentar um adversário com nível bem abaixo do esperado. E foi assim que saiu o primeiro gol da partida, ainda aos 5’. N’Jie, que começava o jogo inspirado, fez ótima jogada vertical e descolou passe para Lacazette, chegando já na meia lua da área adversária. O camisa 10 do Lyon bateu firme, de perna direita e colocou no canto esquerdo de Lecomte! 1 a 0.

Logo após o primeiro gol, o Lyon apareceria novamente com N’Jie. O camaronês que havia renovado o seu contrato com o clube hoje, até 2019, fez ótima tabela com Jallet, passou pro lateral avançar pela linha de fundo e correu pra área. Após Jallet fazer o cruzamento, ele recebeu a bola na cabeça e finalizou com muito perigo, por cima do gol de Lecomte, que já estava batido no lance. Pouco tempo depois, o Lorient responderia pelo lado esquerdo, com Raphaël Guerreiro chegando com muito perigo e chutando forte, obrigando Lopes a fazer uma defesa difícil. A primeira dele no jogo.


O Lorient se postava de maneira muito clara quando não tinha a bola. As suas duas linhas de quatro eram evidentes, porém não muito eficiente. O Lyon conseguia quebra-las a todo instante e isso era um perigo para o time visitante, que deixava espaços a todo instante. N’Jie teve mais uma ótima oportunidade quando recebeu passe em profundidade e, novamente, saiu de frente para Lecomte. O goleiro dos Merlus, mais uma vez, apareceria bem para evitar o segundo gol.

Na segunda metade do primeiro tempo, o time visitante deu uma acordada no jogo e se portava de maneira “menos pequena”. Teve a oportunidade de empatar o jogo em um lance pelo lado direito. Cruzamento rasteiro em que Koné fez o corte no momento exato. A bola ainda ficou em jogo na área e Anthony Lopes cortou com os pés antes do atacante adversário chegar para finalizar. Era o segundo momento de perigo do Lorient na partida.


Enquanto o OL corria riscos desnecessários, o seu setor ofensivo trabalhava com muita tranquilidade e facilidade. Aos 39’, em jogada despretensiosa no meio de campo, Fekir tabelou com Jallet. O lateral avançou pelo meio do campo e achou Fekir, novamente, passando pela direita. O meia recebeu no bico da grande área, avançou e tocou na saída do goleiro Lecomte e quase sem ângulo marcou o segundo da partida! 2 a 0!

Na volta do intervalo, o Lyon adentrou ao campo com a mesma pegada que estava tendo no primeiro tempo. Defendendo com soberba e sendo cirúrgico no ataque para explorar os buracos da marcação adversária. A superioridade era tanta que o Lorient parecia se conformar com a fácil derrota. Adotando essa postura medíocre, os visitantes continuavam deixando o OL chegar. E aos 6’ da etapa final, Ferri achou N’Jie entre os defensores dos Merlus. O camaronês recebeu em velocidade, tirou o goleiro e tocou para o fundo das redes para fazer o terceiro! 3 a 0, fora o baile!


Após o terceiro gol, Ripoll fez sua primeira troca. Tirou Jeannot e colocou Jordan Ayew. Fournier também mexia, tirando Bedimo – que retornava de lesão – para colocar Mvuemba. Neste momento, Tolisso fazia a lateral esquerda. E não pense que isso diminuiu o ritmo do OL. Muito pelo contrário. Foi dos pés de Tolisso, improvisado do lado esquerdo que saiu o quarto gol do OL! Ele chegou na linha de fundo, dominou, prendeu e esperou Fekir chegar. O lateral fez a assistência e quando o meia chegou na meia lua já dominou batendo! 4 a 0.

Depois do quarto gol, os dois times, em pouco tempo, fizeram suas duas últimas trocadas cada. Pelo Lyon, entrou Gourcuff e Yatarra nos lugares de N’Jie e Fekir, que saíram ovacionados pela torcida. No Lorient, Sadio Diallo e Alain Traoré substituíram Raphaël Guerreiro e Mathieu Coutedeur. O primeiro, inclusive, deixou o campo bastante chateado a ponto de nem se sentar ao banco. Desceu direto para o vestiário resmungando algo não muito educado.


Após as alterações, o Lyon perdeu um pouco em intensidade e velocidade. Não tinha mais aquele jogador cerebral que se movimentava muito (Fekir) e perdeu a válvula de escape de extrema velocidade (N’Jie). Gourcuff ficava mais estático e era mais pragmático. E Yattara, por ter mais cacoete de centroavante, ficava muito isolado, ao lado de Lacazette. Mas isso tudo era muito natural também em função do placar elástico já construído. Evidentemente, o time colocou o pé no freio e se poupava para o jogo de domingo.

Nos últimos minutos, com os jogadores do Lorient já exaustos e sem nenhuma animação para tentar buscar alguma coisa, os Merlus conseguiram chegar com perigo somente uma vez, em um chute de Mostefa após cobrança de escanteio. Ele bateu colocado e forçou Anthony Lopes a buscar a bola no ângulo e mandar para escanteio. Provavelmente, esta foi a única jogada de perigo do time visitante durante todo o segundo tempo.


Com domínio total da partida, o OL ainda quase marcou no último minuto, já no apagar das luzes. Um contra-ataque bastante rápido possibilitou duas oportunidades em sequência. Na primeira, Lecomte foi fundamental novamente. Na segunda, a zaga se recuperou e evitou que Gourcuff dominasse de frente para o gol e com o goleiro ainda abatido no chão. Mas nada que atrapalhasse a festa que a torcida já fazia na noite francesa de Lyon. Placar final: 4 a 0, fora o show. Atuação impecável do time como um todo. Se conseguir manter essa pegada e inteligência de jogo, briga, certamente, pelas cabeças da competição. É esperar para ver!

O Lyon agora visita o Nantes, no Stade de la Beaujoire. O jogo será no próximo domingo, às 12h do horário de Brasília. A partida é válida pela 8ª rodada do Campeonato Francês. Nos vemos até lá!

FOTOS: olweb.fr


GOLS DA PARTIDA:
Lacazette 1-0:


Fekir 2-0:


N'Jie 3-0:


Fekir 4-0:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário