Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais
Memphis Depay foi o destaque do jogo. Deu duas assistências, marcou dois no segundo tempo e com um direito a um golaço de falta. Participou diretamente de todos os jogos do OL
Sábado de redenção para o Lyon. Pelo menos era o que apontava o script. Depois de seguidas atuações que não convenceram a torcida, uma colher de chá. O clube iria enfrentar o atual lanterna do Campeonato Francês, Guingamp, que entrou na rodada somando apenas sete pontos em 12 jogos. Pra completar a situação calamitosa do time da Bretanha, o treinador Antoine Kombouré foi demitido no meio de semana. Mesmo já tendo contratado Jocelyn Gourvennec, dois interinos eram quem iriam comandar a equipe hoje em busca do seu décimo ponto. A questão aqui é: os dois times precisam muito da vitória. Um para simplesmente somar pontos e o outro para dar uma resposta ao torcedor e evitar uma crise maior.Jogando em casa, o Guingamp não se segurou na ousadia na hora de montar sua formação para o confronto. A dupla de interinos Sylvain Didot e Vincent Rautureau armou a equipe num 4-3-3 com bons jogadores. De fato, os onze iniciais do EAG são um combinado de bons atletas e não se justifica a posição horrenda na tabela. Ainda assim, a dupla não poderia contar com dois nomes para o confronto. Os dois centroavantes Nolan Roux e Ronny Rodelin. Por outro lado, Deaux retornava de lesão na coxa já entre os titulares e Thuram voltava de suspensão. Abaixo, veja como ficou o time:
Do outro lado da moeda, o cambaleado Lyon do contestadíssimo Bruno Génésio, entrou em campo com a mesma formação que abiu 2 a 0 diante do Hoffenheim e depois tomou o empate com um a mais em campo: o 3-5-2. O jogador que mais se beneficia desta formação é Jérémy Morel, que acaba se tornando titular. Hoje, sem Fekir e Traoré, Génésio optou por dar mais liberdade a Aouar no meio de campo, enquanto a dupla de ataque seria formada por Memphis Depay e Moussa Dembélé. Outra novidade era a presença de Kenny Tete no lado direito, com Rafael sendo preterido. No desenho abaixo é possível ver como ficou a formação inicial do OL para o jogo:
No comecinho do jogo, a torcida do Guingamp, que lotava o Roudourou, já sentiu logo uma baixa. Lucas Deaux, o volante que havia ficado de fora durante um mês com uma lesão na coxa, caiu no chão e sentiu a mesma lesão. Não precisou nem mesmo da maca entrar. Fofana foi quem entrou. Primeira alteração com nove minutos de bola rolando. Naquele momento, o EAG era, ligeiramente, melhor em campo.

Talvez, por isso, o Guingamp era melhor em campo. O Lyon parecia pressionado e assustado, enquanto os donos da casa eram franco atiradores. E os atiradores fizeram jus a sua maior tranquilidade em campo quando, aos 22’, abriram o placar. Jogada construída com um bom toque de bola na intermediária, quando de repente, a bola foi alçada na área e lá estava Marcus Thuram. O filho do lendário campeão de 1998 subiu mais alto que todo mundo e colocou de cabeça, no ângulo de Lopes: 1 a 0!

A dificuldade do elenco era tão grande, que não conseguiam trocar simples passes no meio de campo e na defesa. O ataque? Era nulo e nem dava trabalho para a defesa do time lanterna da competição. Quando os passes finalmente eram acertados, havia uma clara dificuldade no simples domínio de bola. E não estamos falando de jogadas plásticas. Eram movimentos comuns, de avanços de espaço no gramado.

No segundo tempo, o treinador voltou sem mudanças e, claro, o time continuava apático novamente. Aos 12’ ele trocou. Colocou Terrier e no lugar de Ndombele, que saiu bastante irritado e xingando bastante. Mas a mudança surtiu um rápido efeito. Poucos minutos depois, o OL igualava o placar. Boa jogada de Memphis Depay, que achou Aouar na entrada da área. O meia só teve o trabalho de dominar, olhar pra frente e colocar no cantinho: 1 a 1!

Logo depois, o Guingamp mexeu. Julen substituía Blas. E antes mesmo do OL colocar Rafael no lugar de Kenny Tete, Memphis Depay ampliou o marcador. Em cobrança de falta, até de certa forma longe do gol, ele mandou um petardo no ângulo. A bola bateu na trave antes de entrar e não tinha qualquer possibilidade de Johnsson pegar. 3 a 1 no marcador e o OL melhorava bastante na partida.

Quando o Guingamp encostou no marcador, Bruno Génésio queimou sua última troca, colocando Cornet no lugar de Dembélé. E o marfinense só precisou de encostar uma vez na bola para fazer a diferença em campo. Ele recebeu um chutão de Lopes, dominou no peito, voltou a bola no meio e correu pra área. Memphis pegou a bola, foi pra esquerda e cruzou para o mesmo Cornet conferir: 4 a 2 num segundo tempo alucinante.

Em função das datas Fifa, o Lyon só retorna aos gramados no próximo dia 23, às 17h45, quando recebe, no Groupama Stadium, o seu maior rival, Saint-Étienne. O Derby du Rhône será, possivelmente de torcida única e já se agita nos bastidores. O confronto será válido pela 13ª rodada do Campeonato Francês. Até lá!
FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe
OS GOLS DA PARTIDA:
Thuram (1-0):
Aouar (1-1):
Memphis Depay (1-2):
Memphis Depay (1-3):
Thuram (2-3):
Cornet (2-4):
Nenhum comentário:
Postar um comentário