quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A janela que abriu uma nova era ao Lyon...

Filipe Frossard Papini

No começo desta semana, encerrou-se a janela de transferências para clubes da Europa. Ou seja, para contratar possíveis novos reforços, os clubes do velho continente terão que esperar até Janeiro de 2010, para que a janela se abra novamente.

Faremos uma breve análise das vendas e contratações do Lyon. Vamos ver o que toda essa reviravolta, que modifica o cenário futebolístico, alterou no plantel dos heptacampeões franceses.



SAÍDAS:
Sandy Paillot - Para o Grenoble
Juninho Pernambucano - Para o Al-Gharafa-QAT
Pierrick Valdívia - Para o Sedan-FRA
Karim Benzema - Para o Real Madrid-ESP
Abdul Kader Keita - Para o Galatasaray-TUR
Frédérick Piquionne - Para o Portsmouth-ING
John Mensah - Para o Sunderland-ING
Fábio Grosso - Para a Juventus-ITA
Anthony Mounier - Para o Nice-FRA

ENTRADAS:
Lisandro Lopez - Do Porto-POR
Michel Bastos - Do Lille-FRA
Aly Cissokho - Do Porto-POR
Bafétimbi Gomis - Do Saint-Etiénne-FRA

PROMOVIDOS DAS CATEGORIAS DE BASE:
Maxime Gonalons (Volante)
Ishak Belfodil (Atacante)
Nicolas Seguin (Zagueiro)
Ousmane N'Diaye (Lateral esquerdo)
Yoann Court (Meia esquerda)


Analisando rapidamente, percebe-se que o Lyon vendeu mais do que contratou. Mas o montante gasto foi bem maior do que o arrecadado. Houve um cuidado gigantesco por parte da diretoria do Lyon em não contratar em demasia, e errar em comprar jogadores que poderiam não render o esperado. Exatamente por isso, cada jogador sondado pelo clube passava por uma análise tanto do presidente, quanto do diretor e principalmente do técnico Puel.

A estratégia adotada, consistia em não se preocupar com o dinheiro investido individualmente em cada jogador, desde que aquele jogador fosse o perfeito indicado para determinada posição carente.

Foi o que aconteceu com o atacante Lisandro López, contratado junto ao Porto, de Portugal, por incríveis 24milhões de euros. Foi a maior contratação da história do Lyon. O jogador argentino chegou ao clube francês, justamente para substituir um antigo ídolo, que deixou os Gones para se juntar aos galáticos. Karim Benzema, prata da casa, uma das principais peças da seleção nacional e também recordista de cifras, desta vez arrecadada. Benzegoal - como era chamado pela imprensa francesa - angariou cerca de 35milhões de euros para os cofres do Gerland. O jovem "matador" foi viver seu sonho de infância, e receber o triplo do que ganhava na França, mais especificamente 708 mil euros por mês.

Porém, até então, a venda de Benzema não abriu brechas para os críticos. Lisandro vem desempenhando o papel com muita destreza. É o principal elo do setor ofensivo e já marcou gols belos, e importantes para a equipe.

E não foi apenas Benzema quem largou fãs para trás. Mais um ídolo deixou o Lyon na janela de transferências deste meio de ano. Trata-se nada mais, nada menos, do que o maior jogador da história do Lyonnais, o brasileiro Juninho Pernambucano. O ex-vascaíno procurava novos ares na vida profissional, e decidiu se aventurar pelo mundo árabe. Como era o fim de seu contrato, o Lyon não vendeu o jogador, apenas liberou o seu passe, como gratidão a tudo que ele escreveu nas páginas da história do OL. Para tentar tapar o buraco no setor de meio campo do plantel. Aulas buscou outro tupiniquim, o ex-lateral esquerdo, e ex-figueirense, Michel Bastos. O rápido e habilidoso ponta, custou 18milhões de euros, e nos poucos jogos que atuou, já mostrou que pode ser o novo xodó da torcida.

Ainda mencionando altos valores investidos, não podemos deixar de falar do novo reforço do Lyon, para o setor esquerdo do time. Aly Cissokho, que também é oriundo do Porto, de Portugal. O jovem lateral custou 15milhões de euros, e chegou com status de ser a solução para o setor. Fábio Grosso, o até então dono da vaga, não tinha agradado ao técnico na temporada passada, e apenas um mês após a chegada de Cissokho, acabou sendo negociado com a Juventus da Itália. O valor não passou de poucos dois milhões e meio de euros.

Com toda essa badalação de novas estrelas no grupo, talvez quem tenha mais surpreendido os torcedores, até então, foi o atacante Bafétimbi Gomis. O ex-jogador do Saint-Etienne, trocou os verdes, por 13milhões de euros, rumo ao rival Lyon. Sua chegada lembrou o típico mineiro, comendo pelas pontas. Em poucos jogos já provou que tem faro de gol, uma ótima técnica de finalização e com grandes chances de formar uma excelente dupla com Lisandro.

Para "fazer um caixa" e esvaziar um pouco o elenco enxuto, o Lyon teve que se desfazer de algumas peças que acabaram se tornando não muito úteis. Piquionne, Mensah e Keita partiram rumo a times em que há mais chances de serem titulares. O Portsmouth logo demonstrou interesse pelo atacante Frédérick Piquionne. O grandalhão foi emprestado para o clube inglês até o fim da atual temporada. A Premier League também foi o destino do zagueiro John Mensah, mais especificamente o Sunderland. O ex-jogador do Rennes já disse que pretende jogar a Copa do Mundo, e precisa de um time para ser de titular. O contrato dele, com os "The Black Cats", também será por empréstimo até o meio de 2010. Já o marfinense Keita, foi se aventurar em terras turcas. O Galatasaray pagou 7milhões de euros na aquisição do firulento meiocampista. E ao contrário dos ex-colegas de grupo, seu passe foi adquirido em definitivo.


Talvez a maior tolice da diretoria do OL neste período de contratações, tenha sido a liberação de três jogadores que ainda tinham muito o que evoluir no time. São eles: Mounier, Paillot e Valdivia. Somando a quantia arrecadada dos três jogadores, o montante não ultrapassou 5milhões de reais, o que é uma pena, haja vista que são bons, e jovens jogadores.

O atacante Anthony Mounier já tinha dado claras intenções que pretendia deixar o grupo. Isso ocorria desde o fim da temporada passada. E foi apenas no último dia da janela que o seu destino foi traçado: Nice, clube que disputa a mesma divisão que o OL no campeonato francês. Mais lamentável ainda, foi o rumo que tomou o bom meia esquerda Piérrick Valdívia, de 21 anos. O jovem jogador foi atuar no Sedan, o 13º colocado da Ligue2 - a segunda divisão francesa. Por último, o zagueiro Sandy Paillot, depois de ficar uma temporada emprestado ao Grenoble, decidiu fixar seu passe e ficar por lá mesmo. Uma pena, pois é uma posição carente no atual plantel dos gones, e o garoto de 22 anos poderia ter algumas oportunidades, e quem sabe se firmar no time principal.

Contudo, o técnico Puel não é tão travesso com as categorias de base. Yannis Tafer e Clément Grenier, assim como na última época, ainda são relacionados para determinados jogos. E para essa nova temporada que se inicia, o treinador já experimentou algumas pratas da casa. Ishak Belfodil, atacante de 17 anos, já jogou três jogos nesta retomada de campeonatos. Outro que também já foi utilizado em jogos, foi o volante de Maxime Gonalons, de 20 anos. Já o zagueiro Nicolas Seguin (19) chegou a dar um passe para gol no amistoso de pré-temporada contra o Nice. Yoann Court (19) e Ousmane N'Diaye (18) também jogaram esta partida.

Enfim, a temporada 09/10 marca uma nova era para o time do Lyon. Muito dinheiro foi gasto para que o time não caia de produção e se mantenha na elite francesa. Vale ressaltar que o time ainda mantém nomes de peso como os volantes Toulalan e Makoun, os meias Ederson e Kallstrom, e o atacante Govou. Além do bósnio Pjanic e do goleiro Lloris, que são tratados como grandes promessas do cenário mundial.

Nota-se que o trabalho de Jean-Michel Aulas visa o futuro. As contratações de bons jogadores e com baixa idade é só um dos pilares do clube, que pretende se ascender muito mais no cenário europeu. Com a construção do OL Land, o novo estádio do Olympique Lyonnais, a tendência é que o clube ganhe ainda mais notoriedade, não só na França e na Europa, mas no mundo.

A responsabilidade de manter o padrão de qualidade do time e tentar voltar com o espírito de campeão cabe não só a Aulas, mas também a Lacombe e Puel, que formam o tripé que sustenta o que hoje conhecemos como o time mais hegemônico da França.

FOTOS: Blogols.com.br / skysports.com / yimg.com / jornalismofc.wordpress.com / uol.com.br / sporever.fr / ogolo.clix.pt / sulekha.com / echoroukonline.com / linternaute.com / les-transferts.com

5 comentários:

  1. Ótimo texto, Filipe, bem completo! Quando for o caso, vou citar no Le Blog.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pessa.
    Um elogio vindo de um profundo conhecedor da Ligue1 me anima bastante.

    ResponderExcluir
  3. Cara, muito bom o texto!

    Sou fanático pela Ligue 1, inclusive meu time europeu é de lá (Toulouse)...

    O Leo me indicou o texto, por ser relacionado ao campeonato francês, inclusive a gente tem um blog, se puder comentar lá...

    http://esporteeevida.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. O Michel Bastos tá indo bem, heim.

    saulobotafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Perfeito artigo Diditador. Aposto que o Lisandro será o artilheiro da Ligue 1.

    Um abraço,
    Thiago

    ResponderExcluir