sábado, 12 de setembro de 2009

Com atuação abaixo da média, Lyon garante os três pontos

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais

Michel Bastos foi o nome do jogo. O brasileiro além de marcar o único gol da partida, foi quem mais chutou ao gol de Audard.



Após uma semana sem jogos, o Lyon volta a encher o Stade Gerland, o adversário da vez, é o FC Lorient, até então 7º colocado da competição. Sem Lisandro, machucado, o OL defendia não só a terceira colocação, mas sua invencibilidade no torneio, podendo alcançar a liderança ainda nesta rodada.

Além de Lisandro, Puel não poderia contar com Ederson, Boumsong e o também zagueiro, Anderson. No entanto, ele preferiu fazer mais alterações no time. Maxime Gonalons começou jogando, Toulalan ficou no banco. Lembrando que o Lyon joga uma partida pela Champions League no próximo dia 16. Sidney Govou, foi outro jogador que não começou entre os titulares. Veja a formação completa de Puel na imagem abaixo:



Já o Lorient queria ao menos um empate dentro de Gerland. Foi o que declarou o zagueiro Koscielny antes mesmo da partida começar. Ele exaltou o ataque rápido dos donos da casa e disse que bastaria jogar com inteligência. E foi desta forma que o técnico Christian Gourcuff armou o seu time. Foram duas linhas de 4, e na frente Vihirua, juntamente com Gameiro jogavam soltos. Veja o esquema:


No início a estratégia de Gourcuff foi eficaz, o Lorient chegava mais ao gol do adversário, porém era um time disperso e atacava de forma desordenada e individualista, sem um esquema de jogo definido. O OL, mesmo dentro de casa tentava ser mais preciso em suas jogadas e chegou a avançar na base dos contra golpes, mas pouco incomodava o goleiro Audard. Algumas vezes, o centroavante Gomis voltava para buscar o jogo.

Contudo, o que talvez mais tenha prejudicado o Lyon, no primeiro tempo, foram os diversos passes errados, principalmente na saída de bola. Isso possibilitava algumas escapadas dos atacantes adversários, que pouco aproveitavam.

O Lorient esperava uma falha do Lyon, e o Lyon, paciente para sair pro jogo, não mostrava imponência, dessa forma a partida ficava embolada e concentrada no meio campo. Consequentemente os jogadores forçavam lançamentos de média distância, tentando achar o atacante, mas não obtinha eficácia.

Aquele vigor que o Lorient demonstrava no início já não aparecia com tanta veemência. Marama Vihirua era o mais lúcido do time, porém jogava praticamente sozinho. O time parecia ter se cansado e não mostrava o mesmo futebol de antes. Desta forma, o Lyon aproveitou os espaços. Michel Bastos, esbanjando velocidade, conseguia incomodar o goleiro Audard. Gomis também aparecia em lances esporádicos.

No segundo tempo, o técnico Claude Puel não voltou com novidades no time. A formação se manteve até os 13’ do segundo tempo, quando Govou fez sua reestréia depois da lesão. Maxime Gonalons deixou o campo.

O Lyon parecia querer buscar a vitória. Já era um time mais determinado do que aquele do primeiro tempo. A vontade de buscar o resultado abafou o modo desesperado de atacar do Lorient.

Aos 26’ minutos do segundo tempo, César Delgado, que estava jogando de ala, deu lugar ao sueco Källström. Com essa alteração, o time perdia em velocidade, mas ganhava em técnica.

E foi na base da técnica que o Lyon chegou ao gol. Três minutos depois da substituição, Govou, depois de um belo cruzamento, achou o brasileiro Michel Bastos na área. O meia esquerda subiu mais alto que o zagueiro e cabeceou no alto, dessa vez, sem chances para o goleiro Audard. Lyon 1 a 0.

Depois do gol dos Gones, Puel precisou recuar o time. O técnico do Lorient, Gourcuff, colocou o meia Monterrubio e retirou, o até então melhor jogador do seu time, Marama Vihirua. Porém, o ex-jogador do Rennes entrou bem na partida, e conseguia explorar a defesa do OL. Foi então que o bósnio Pjanic saiu, para a entrada do volante Toulalan. Só assim o Lyon brecou a possível reação dos Merlus.

A última chance real de gol ocorreu quando faltava apenas dez minutos para o término da partida. Lloris fez uma defesa primorosa. Olivier Monterrubio quase empatou.
Por fim, o Lyon venceu, mas não convenceu, como já tinha feito nas partidas anteriores. O próximo adversário será a Fiorentina, também no estádio de Gerland. Quarta-feira, às 15:45. Partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da UEFA Champions League.



(Acompanhe o blog BrasiLyonnais também no Twitter: É só clicar aqui!)

FOTOS: Football365.fr / L'Equipe / FranceFootball

2 comentários:

  1. Michel Bastos tá jogando muito, heim.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, parabéns pelo blog, muito bom.

    Sou colecionador de fotos de times posados, e tenho um blog http://retratonaparede.blogspot.com

    Se tiver interesse podemos trocar os links no blog, ou vemos fazer algumas parcerias.

    Qualquer coisa entre em contato pelo e-mail.

    Abraço.
    Marcio

    ResponderExcluir