terça-feira, 29 de setembro de 2009

Lyon cala a Hungria

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais


Com diversos desfalques, time francês consegue marcar quatro fora de casa, e é o novo líder de seu grupo.



Tentando buscar a liderança absoluta do grupo E, o Lyon foi até a Hungria, precisamente no Estádio Ferenc Puskás, enfrentar o Debrecen, atual campeão nacional. Contudo, mesmo sendo um time modesto, o OL iria viajar sem muitos jogadores contundidos: Lisandro Lopez, Michel Bastos, Boumsong, Delgado, Bodmer e Anderson.

Com essa porção de problemas para escalar o time, o técnico Claude Puel teve que começar a partida com duas improvisações: Toulalan jogaria novamente na zaga, e o lateral-direito Clerc faria função de ponta direita. Veja qual foi a formação inicial do OL:




Por outro lado, o Debrecen, mesmo jogando em casa, parecia estar com receio do modo de jogar do Lyon, e entrou com uma formação bem recuada, deixando apenas um atacante disponível no setor ofensivo:



Logo no início da partida, os torcedores do Ferenc Puskás se assustaram, o Lyon abriu o placar com apenas dois minutos de partida. O sueco Källström recebeu na intermediária e chutou de primeira. Lyon 1 a 0.

E o OL não deu tempo pro Debrecen esboçar uma pequena reação sequer. Com menos de 15’ de partida, os visitantes já marcariam novmente. Dessa vez, Miralem Pjanic, com uma belíssima cobrança de falta.

Nesse instante, os húngaros não tinham controle nenhum do jogo, e quase não chegavam ao gol de Hugo Lloris. Toulalan seguia firme na zaga, juntamente com Cris.

Pjanic, chamando a responsabilidade para si, era o maestro da partida, e controlava todo o meio campo.

Aos 25’ de jogo, o próprio bósnio fez um bom cruzamento para Govou, o atacante francês desviou com a cabeça, a bola ainda chegou a esbarrar em Czvitkovics. Era o terceiro do Lyon, em plena casa do Debrecen.

Com a boa vantagem no placar, os Gones tiraram o pé do acelerador, e começaram a jogar na base da tranquilidade. A ideia era não levar cartão e conseguir manter o controle do jogo. E assim conseguiu até o intervalo.




No segundo tempo, o Lyon novamente apareceu com tudo. Aos 6’ brilhou o talento de Bafétimbi Gomis, que marcou um expledido gol. Tirou o goleiro da jogada e tocou pro gol com categoria. Nesse instante, o Lyon calava o estádio Ferenc Puskás.

A partir do quarto gol, o OL definitivamente pisou no freio. O Debrecen não tinha força alguma para tentar arranhar a defesa adversária. Pensando em poupar jogadores e dar mais sustância à formação tática do grupo, Puel retirou Gomis e colocou Ederson.

Mais tarde, fez mais uma troca. Entrou Maxime Gonalons para a saída do aplaudidíssimo Pjanic.

Mesmo jogando apenas com Govou no ataque, a potência do Debrecen era mínima, com a torcida já desanimada, o técnico húngaro tentava fazer algumas modificações, mas o panorama do jogo não se alterava. O atacante Rudolf ainda tentava buscar algumas chances de gol, mas em vão.

Com dez minutos faltando para o término da partida, Kolodziejczak substituiu Cissokho, o jovem jogador mostrou muita disposição, entrou com vontade.

Enquanto o Lyon goleava, a Fiorentina fazia o dever de casa, e ajudava o Lyon ao mesmo tempo. Ganhou do Liverpool por 2 a 0. Com este resultado, o OL tornava-se líder do Grupo E

E terminou dessa forma, o Lyon goleou e convenceu, mesmo com um time completamente desfalcado e improvisado. O resultado foi ótimo para dar ânimo, principalmente para aqueles jogadores que não vinham sendo aproveitados.

A próxima partida do Lyon, será no próximo sábado, dia 03. No Stade Félix Bollaert, em Lens, contra o time da cidade, as 16h.


FOTOS: FranceFootball / L'Equipe / Sports.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário