domingo, 20 de setembro de 2009

Lyon reage no final da partida e evita uma derrota em Paris

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais


Puel armou o time errado, o PSG soube jogar no erro do Lyon. Mas faltando menos de dez minutos, Gomis conseguiu arrancar um empate no Parc des Princes.



Fechando a sexta rodada da Ligue1, o PSG recebeu o Lyon em casa. Os visitantes precisavam ganhar para ficar igualado ao Bordeaux, que venceu no sábado. O time da capital almejava a vitória para encostar-se aos três primeiros colocados.

O Lyon entrou modificado. Sem as presenças de Boumsong, ainda machucado e Michel Bastos, que se lesionou na última partida da Champions League, o técnico Puel ousou. Além dos desfalques, ele preferiu deixar Pjanic, Réveillère e Gomis no banco. Delgado, Clerc e Govou ganharam nova oportunidade. Veja o time que começou a partida:




O PSG, sem Sessegnon e Erding, não mudou a formação tática. O técnico Kombouaré fez o esquema simples, sem segredo. Praticamente um 4-4-2. Com Luyindula um pouco recuado, e Hoarau na frente, como um centroavante.




Com esquemas similares, os times iniciaram a partida com pouca agressividade. Ambos estavam se conhecendo taticamente. Contudo, o PSG, talvez por jogar em casa, precisava atacar um pouco mais, e foi assim que agiu.

A primeira chance clara de gol aconteceu com 21’ de partida. O PSG, através de falta na intermediária do campo lyones, fez o travessão de Lloris explodir, no rebote, o lateral Cissokho conseguiu salvar a meta em cima da linha.

E a pressão do PSG tinha aumentado. Sete minutos após o primeiro lance de perigo, os donos da casa conseguiram chegar ao gol. O rápido Giuly recebeu um excelente lançamento do brasileiro Ceará. O francês saiu cara-a-cara com Lloirs. O goleiro conseguiu salvar o Lyon, mas a bola sobrou para Luyindula, que tabelou com Jallet e Hoarau, até que Giuly, novamente, completou para o Gol. Logo após o tento parisiense, o treinador de goleiros do OL, Joël Bats foi expulso do banco após insultar o juiz.




Depois de abrir o placar, o PSG literalmente se sentiu em casa. Conseguia atravessar a defesa do Lyon com facilidade, principalmente pelo meio do campo. Por outro lado, o Lyon não conseguia ultrapassar as duas linhas de quatro do PSG. A única vez em que Coupet pegou na bola, no primeiro tempo, foi depois de uma cabeçada sem muito perigo de Lisandro, nos acréscimos.

Depois do intervalo, o Lyon já entrou em campo mudado. Enfim o bom atacante Bafétimbi Gomis entrou, o argentino Delgado foi escolhido para deixar o time principal.

Mesmo após a troca, o OL ainda era atrapalhado em campo. Puel aplicou uma defesa em linha, mesmo tendo um volante improvisado. Essa atrapalhada tática fez Kombouaré sorrir até as orelhas. O PSG chegou com perigo três vezes em 10’ de segundo tempo. Lloris, como sempre, bem seguro na retaguarda dos Gones.

Tentando concertar a bobeira que fez. Puel, com 11’ do segundo tempo já tinha queimado a sua segunda substituição. Pjanic no lugar de Govou. A pergunta que fica é: Por que não jogar com Gomis e Pjanic desde o início? Vai saber! Essa é a cabeça de Puel. E pior, Domenech assistia tudo pela arquibancada. Se for pra tentar aprender algo, os Blues estão perdidos.

Com a entrada de dois titulares, o Lyon deu uma boa melhorada em campo. Com 15’ do segundo tempo já tinha atacado mais que o primeiro tempo inteiro. Lisandro parecia até mais tranquilo.




Entretanto, o PSG ainda era melhor em campo e já dominava as falhas do OL. Aos 68’, pouco tempo antes do brasileiro Ederson entrar no lugar de Källström, os donos da casa chegaram perto do gol. Hoarau cabeceou no canto direito de Lloris, que se esticou todo para salvar o que seria o segundo do PSG.

Faltando pouco mais de cinco minutos para o término da partida, incrivelmente o Lyon chegou ao empate. Ederson roubou a bola de Chantomê (jogador que entrou no segundo tempo) na intermediária do campo do PSG. Logo descobriu Cissokho pela esquerda, que fez um cruzamento grandioso para Lisandro. O argentino, livre de marcação, só teve o trabalho de escorara para Gomis, que mesmo em posição de impedimento, completou para o gol. 1 a 1.

O PSG não suportou a pancada e ficou impossibilitado de reagir. No fim, o Lyon quase desferiu a virada, mas Coupet mostrou serviço.

No fim, ficou provado que inventar em um clássico não dá certo. O OL, no segundo tempo, depois das entradas de Ederson, Gomis e Pjanic, melhorou muito na partida. Espero que Puel enxergue a confusão que arrumou e não repita tal ato. Infelizmente devido a isso. O Bordeaux é líder isolado da Ligue1

Próximo encontro: No Stade Gerland, o OL recebe o Toulouse, sábado, dia 26/09/09. Às 16h de Brasília

FOTOS: L'Equipe / FranceFootball / Football 365.fr / Sports.fr




Um comentário:

  1. Foi um empate no apagar das luzes, por isso na minha opinião foi um bom resultado e foi fora de casa né mais importante ainda.
    Bom post.. Continue assim.
    Parabéns.
    Visite-nos: http://esportetotalbh.blogspot.com/
    Abraço
    André do Blog ESporte Total

    ResponderExcluir