quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lyon vence a suada guerra no Gerland

Filipe Frossard Papini (com a colaboração de Bruno Moraes)
@BrasiLyonnais

Fiorentina abusou da força, mas o Lyon, jogando futebol, conseguiu um gol de honra. Importante vitória.



Começa de vez a UEFA Champions League para o Lyon. Agora é pra valer, jogo válido para o grupo E da competição. O adversário é o mesmo do ano passado, a Fiorentina. Nessa diferença de um ano, o time do Lyon mudou bastante, já da Viola, houve poucas alterações.

Jogando em casa, o Lyon não ousou. Entrou com sua formação habitual. Porém, Claude Puel resolveu inventar, e colocou o volante Jérémy Toulalan de zagueiro, sacando Bodmer do time. Algo no mínimo arriscado. Veja a formação do OL:





O time da Fiorentina viajou até a França determinado a conseguir um resultado positivo. O atacante Mutu, que até pouco tempo antes da partida, era dúvida, atuou entre os titulares. Veja o esquema tático de Prandelli:





Nos primeiros 20’ de jogo era nítida a grande vontade das duas equipes. Talvez tenha sido o maior motivo para ambas entrarem bem nervosas em campo. Foi na base do nervosismo que Michel Bastos teve que ser substituído aos 25’. Govou foi o escolhido para entrar no seu lugar.

Poucas chances eram criadas ao longo do primeiro tempo. Lances esporádicos nos dois lados do campo, mas nada com bastante perigo. O jogo era truncado no meio campo e com exageros de força em lances de marcação. Lisandro, Pjanic foram amarelados por parte do Lyon. Donadel foi o jogador advertido pela arbitragem pelo lado italiano.
E no último minuto do primeiro tempo, o cartão vermelho foi mostrado. Alberto Gilardino foi expulso, o que destruiu o esquema tático de Prandelli.

No começo do segundo tempo, o capitão Dainelli e o lateral Gamberini também receberam o amarelo, juntamente com Toulalan do Lyon. Isso só demonstrava a nítida batalha que tinha virado o gramado do Gerland.

A posse bola era bem maior por parte do Lyon, faltava ter um pouco mais de Inteligência e precisão para encaixar uma jogada de perigo. A todo momento criava-se boas jogadas de preigo. E a Fiorentina insistia, mesmo depois de retirarem M.Bastos de campo, o alvo se tornou Lisandro.

Tentando impor um pouco mais de velocidade, por volta de 70’, Puel sacou o centroavante Bafé Gomis e colocou o argentino César Delgado. A retranca da Fiorentina ainda funcionando, apesar de confundirem raça com agressividade.

Aos 77’ de partida, saiu o gol do Lyon. Jogada de Govou e Kallstrom, conclusão de Miralem Pjanic, quase dentro da pequena área. A pressão funcionou, e o OL conseguiu um importante gol, próximo do fim da partida.

O único trabalho do Lyon, a partir do gol, foi segurar o resultado. E conseguiu fazer com primazia. A Viola tentava atacar de um modo afobado e sem direção, e obviamente, não obteve êxito. O Lyon conseguiu um bom resultado em casa. Três pontos necessários.

Próximo jogo: PSG x Lyon – Domingo 20/09, jogo válido pela 6ª rodada da Ligue1

FOTOS: Sports.fr / FranceFootball / L'Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário