quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Com certa facilidade, Lyon despacha o Metz

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais

A expulsão de Marichez, goleiro dos visitantes, foi essencial para o placar elástico




Dessa vez jogando pela Copa da Liga, o Lyon entrou em campo buscando eliminar mais um adversário em mata-mata. Sob forte frio, o Metz chegou ao Gerland e não encontrou um caldeirão, abrandando um pouco a pressão do jogo.

Diferentemente do duelo contra o Strasbourg, Puel voltou com Pjanic e Lisandro dentre os titulares. Vercoutre também iniciou a partida, poupando Lloris de um esforço maior. Veja o esquema adotado pelo técnico do Lyon:





O Metz preferiu utilizar um esquema mais técnico, querendo dominar o meio campo. Yvon Pouliquen entrou com um 4-2-3-1, depositando sua confiança em Sakho.




Jogando com o seu tradicional uniforme grená, o Metz demonstrava não ser um time de nível de Ligue2. O primeiro lance de perigo da partida foi feita pelos visitantes, no entanto, nos primeiros 20’ minutos, o domínio foi do Lyon. O Metz chegava pouco e sem precisão, mas marcava bem, principalmente no meio campo.

O setor ofensivo do OL se movimentava de maneira interessante. Lisandro saía muito da área, buscava o jogo no meio e abria espaços pelas pontas, chamando a marcação para si. O que facilitava o avanço de Tafer e Bastos, que se revezavam pelos lados do gramado.

Exercendo uma pressão considerável, o Lyon chegou ao seu primeiro gol. Aos 29’, Michel Bastos cobrou falta cruzada na área. Jérémy Toulalan raspou a cabeça na bola. Foi o suficiente para desviar do goleiro. Dois minutos depois, seria a vez de Tafer marcar, mas o jovem estaria em posição de impedimento, portanto o gol foi anulado.

destacar que esse jogo foi o primeiro do Tafer como titular em jogos oficiais. No início ele parecia bem afoito, mas foi ganhando confiança ao longo do tempo e realizou boas jogadas.

No dia em que Ederson comemorava seu aniversário, a sua participação não foi muito iluminada. Em boa parte do tempo ele ficou preso na marcação, juntamente com Pjanic, e não conseguiam despontar no jogo como faziam Bastos e Tafer.

No segundo tempo, o OL voltou disposto a ampliar o resultado, mas com pouco cuidado. Em um lance de escanteio, o Metz quase igualou o marcador. Cris e Boumsong foram para a área e esqueceram-se de voltar. Com a zaga aberta, ficou fácil para contra-atacar, no entanto Bastos foi mais veloz e conseguiu fazer a roubada de bola.

O maior pecado do Metz era a grande quantidade de passes errados. Em grande parte, quando conseguiam chegar ao ataque, sempre falhavam depois de uma displicência dos meias de ligação.

Pensando em liquidar com o jogo. Puel trocou os dois jogadores que não se destacaram no primeiro tempo. Ederson e Pjanic saíram, para a entrada de Delgado e Gonalons. Delgado acompanharia Tafer e Bastos na velocidade, enquanto Gonalons reforçava o setor defensivo, enquanto os três velocistas agiam.

Aos 68’, logo após as trocas do Lyon, a defesa do Metz mais uma vez vacilou na troca de passes, e permitiu que Lisandro saísse cara-a-cara com Marichez, goleiro do time grená. Sem ter alternativa, o arqueiro fez a falta, ainda fora da área e acabou sendo expulso. O que já estava trabalhoso para o Metz, ficaria mais difícil ainda.

Sentindo a nítida falta de um homem de área, e com um a mais em campo, Puel queimou sua terceira alteração ao colocar Bafé Gomis no lugar de Bastos. O brasileiro até que fez boa partida, mas Tafer estava jogando mais.

Após a substituição, mesmo que tardiamente, a porteira se abriu. Depois de duas blitz de ataque, o OL fez dois gols bastante parecidos, um aos 87’ e outro aos 89’. Ambos foram jogadas de Delgado na ponta direita e passe para trás para o arremate de Lisandro. Com três gols no placar, o Lyon fecha a partida com chave de ouro.

Destaque na partida para Yannis Tafer, que jogou muito bem os 90’; Para Delgado que entrou no segundo tempo de fez duas assistências; Para Lisandro, que além de marcar dois gols se movimentou muito bem e finalmente para Claude Puel, que escalou o time muito bem e acertou em cheio nas modificações.

O Lyon entrará em campo no dia 16/01, Sábado. Jogo válido pela 20ª rodada da L1. O adversário será o Nancy, no Stade Marcel Picot.

FOTOS: L'Equipe / FranceFootball / Olweb.fr / Football.fr / Football365.fr / Olympique-et-Lyonnais



Nenhum comentário:

Postar um comentário