quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lyon mantém a invencibilidade em 2010

Filipe Frossard Papini (com a colaboração de Bruno Moraes)
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Fora de casa, contando com a ajuda do goleiro adversário, Lyon mostra poder de reação




Depois de vencer o Nancy, o Lyon visitou o Lorient, jogando novamente fora de casa nessa quarta-feira. Os Les Merlus, adversário eficiente, luta pelas cabeças, juntamente com o próprio Lyon. A briga pela ponta da Ligue1 segue interessante e disputada, vale ressaltar, que a diferença de pontos do segundo colocado (Montpellier), para o 9º (Rennes), é de apenas oito pontos.

Christian Gourcuff, treinador do time da casa, resolveu não complicar e escalou seu time em duas linhas de quatro. Apostando na eficiência de Monterrubio e Gameiro, seus homens de frente. Veja a formação:




Do outro lado, Claude Puel, repetiu a escalação da última partida, coisa que raramente acontece. Contudo, a formação foi um pouco diferente. Lisandro jogou de centro-avante e Pjanic mais centralizado. Veja o esquema tático:




Ao começar o embate, o Lyon logo percebeu que seu adversário não era tão ingênuo. A marcação era forte e possuía uma frente de ataque inteligente. Não foi a toa que começaram pressionando. Lloris desde o início teve que trabalhar bastante.

O primeiro gol saiu aos 26’. Diarra fez boa jogada na esquerda e achou Ducasse na área. Toulalan e Boumsong não se entenderam e o jogador do Lorient não teve muito trabalho para marcar. 1 a 0 para os donos da casa.

Depois do gol, a defesa do OL continuava falhando em diversos lances esporádicos. Errava muito na marcação. A estreia de Dejan Lovren, contratação recente, parece ser iminente. A torcida dos Gones deposita uma confiança bem grande nesse jogador, até então desconhecido dos franceses.

Não satisfeito com seu time em campo, Puel, ainda aos 38’, retirou Pjanic e colocou o atacante Gomis. No mais, a primeira etapa seguiu com domínio do Lorient. O Lyon até pressionou, mas o lance de maior perigo foi um chute de Källström que foi bem defendido por Audard.

No segundo tempo a situação foi completamente oposta. O Lyon entrou disposto a fazer bonito e buscar a vitória. Nenhuma alteração foi feita, mas a mentalidade foi outra.

Aos 7’ da etapa final, Källström cobrou falta que explodiu no travessão, assustando os torcedores presentes. Cinco minutos depois, foi a vez de Delgado quase marcar.

O Lorient já sofria com a pressão. A entrada de Gomis foi essencial para Lisandro ganhar mobilidade e conseguir dar volume ao ataque. Dessa forma, não demorou para os visitantes marcarem o primeiro. Michel Bastos (que foi substituído logo após o gol), aos 18’ do segundo tempo, fez boa jogada e lançou na área. Delgado escorou de cabeça, Gomis falhou e Lisandro concluiu. Era o empate.

A virada aconteceu pouco tempo depois. Foi a vez da estrela de Kim Källström aparecer. Aos 25’, o sueco aproveitou a saída de bola errada do Lorient e arrematou de fora da área. Dessa vez o goleirão Audard não segurou o potente chute do adversário.

Queimando sua terceira alteração, Claude Puel colocou o brasileiro Ederson, no lugar de Lisandro Lopez. Govou, que tinha entrado no lugar de Bastos, foi para o ataque jogar ao lado de Gomis, e Ederson jogava nas pontas, revezando com Delgado.

Nesse instante o jogo era do Lyon. O domínio era grande e o Lorient já não atrapalhava Lloris como no primeiro tempo.

Para fechar a tampa do caixão, a estrela de Källström brilhou mais uma vez. Faltando dois minutos para o término do jogo, ele arriscou novamente de fora da área, quase na lateral do gramado. Audard falhou feio e a vitória do Lyon estava consumada.

Com o resultado nenhum dos dois times se movimentou na tabela. O Lyon ganhou confiança para avançar e buscar os líderes. O Lorient mostrou que, mesmo com a derrota, tem qualidade e pode surpreender.

O próximo confronto do Lyon será contra o Mônaco, mais uma vez fora de casa. Jogo válido pela Copa da França. Dia 24/01 – Domingo, às 17h45 (horário oficial de Brasília).

FOTOS: L'Equipe / Olweb.fr / Football365.fr / FranceFootball / Yahoosports.fr / LFP.fr


Classificação após a 21ª rodada:



GOLS DA PARTIDA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário