quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um Lyon irreconhecível cai diante do Lorient

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Em uma partida pífia, o Lyon deixou a vaga escapar frente ao Lorient, que aproveitou as falhas do adversário e fez o dever de casa.




O Lorient, novamente jogando em casa, recebeu o Lyon. Dessa vez, a partida é válida pela Copa da Liga francesa. Uma partida única, sem jogo de volta. Como já é de praxe em partidas da Liga, o técnico Claude Puel poupou alguns jogadores para o duelo.

Sem Cris (machucado) e Makoun (CAN), o treinador do Lyon arriscou e deixou de fora Källström (sequer relacionado), Pjanic (voltando de lesão), Lloris, Ederson e Gomis (os três últimos por opção mesmo). Lovren novamente faria dupla com Boumsong e Lisandro jogaria sozinho na frente. Veja a formação tática do OL:




Jogando em casa, mas focado no seu objetivo, Gourcuff armou seu time para jogar em contra-ataques. Com as lesões de Peñalba e Ducasse, Vahirua e Sakuwaha ficaram responsáveis por puxar esse ataque em velocidade. Veja a escalação dos Les Merlus:




Logo no início da partida, o Lorient mostrou que não estava pra brincadeira. O artilheiro Kevin Gameiro marcou aos 4’ de jogo. Na linha de fundo, Sakuwaha chamou a marcação, e mesmo apertado conseguiu colocar na área para que o jovem atacante antecipasse Lovren e colocasse o seu time em vantagem.

Marcar um gol rapidamente parecia ser uma meta dos donos da casa, pois a partir de então, o jogo tomou um formato interessante. O Lorient jogava bem recuado, mas com inteligência. Sabia sair para o ataque com maestria e em momentos cruciais. Apertava a saída de bola dos defensores do Lyon e dificultava as subidas, principalmente de Cissokho e Revéillère. Acionando Vahirua, o Lorient conseguia sempre arranjar algum buraco na zaga do OL, mas pecava no último passe, ou mesmo na finalização.

No primeiro tempo, o Lyon, bem acuado, não tinha um homem para fazer a ligação do meio-campo ao ataque. Os laterais eram praticamente nulos. Avançavam pouco e eram displicentes na marcação, pareciam assustados, assim como Gonalons, Lovren e Boumsong.

Nas poucas vezes em que incomodou, o Lyon parou na marcação do Lorient, que era precisa e bem feita. Lisandro, bem isolado na frente, esperava alguma jogada individual de Michel Bastos, pois Delgado e Govou corriam sem direção e eram atabalhoados com a bola no pé.

Depois do intervalo, a situação se manteve. A postura de ambos os times eram iguais a da primeira etapa. O Lyon tentava chegar, mas o Lorient era preciso atrás e consciente na frente. Aos 10’, em contragolpe fulminante, Diarra achou Gameiro na grande área. O autor do gol finalizou com um toque sutil, mas Vercoutre fez uma defesa primorosa e salvou o que seria o segundo tento dos alaranjados.

Visivelmente desacordado, o time do Lyon necessitava de uma balançada. Contudo, Puel pensou nisso de forma tardia. Aos 26’ da etapa final, Gomis e Pjanic entraram para a saída de Gonalons e Govou, que fizeram uma partida bastante ruim.

Com as trocas, Lisandro ganhava um companheiro de área, enquanto Pjanic fazia a função de camisa 10, coisa que o Lyon não tinha desde o início do jogo. Delgado e Bastos cairiam pelas pontas, fazendo a função que os laterais não fizeram em momento algum.

Nos quinze minutos finais, a pressão do Lyon era grande. Tafer, que tinha entrado no lugar de Lisandro, juntamente com as demais substituições, fizeram com que o Lyon ganhasse volume de jogo e ter certo padrão. As jogadas saiam e tudo aquilo que a torcida dos Gones esperava desde o início, só apareceu no fim. Mas era tarde, o OL não conseguiu fazer ao menos um gol, para levar a partida para os pênaltis.

Certamente, se Puel não tivesse poupado alguns dos principais jogadores, o seu time teria uma probabilidade enorme de ter saído com a vaga para as semifinais. A incompetência de um time muito mal armado, fez com que ele se autodestruísse durante a partida. Seguramente, o Lorient mereceu os méritos da vitória, mas não há como negar que exploraram os diversos erros do Lyon.

Eliminado de qualquer outra competição, o Lyon agora só joga a Ligue1 e a UCL. E o PSG será o próximo adversário. Partida válida pela 22ª rodada do campeonato nacional. Domingo, 31/02 – 18h, horário de Brasília.

FOTOS: L'Equipe / FranceFootball / Football365.fr / Sports.fr / Yahoo.fr / Football.fr


GOL DE KEVIN GAMEIRO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário