domingo, 11 de dezembro de 2011

Lyon fecha a semana com chave de ouro

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Vitória tranquila sobre o Lorient coroa o OL com semana perfeita




O Lyon veio de um milagre na Liga dos Campeões e isso gerou mudanças no time principal de Rémi Garde. Em viagem até a região da Bretanha, os heptacampeões franceses almejavam a vitória para se manter na parte de cima da tabela do Francesão. Por outro lado, o Lorient defendia sua meta em casa e manter sua vaga entre os 10 primeiros da competição.

Christian Gourcuff – pai do meiocampista do Lyon – armou o Lorient em um 4-2-2 comum. Em casa, preferiu não arriscar. A estratégia do técnico bretão era vencer na velocidade de seus atacantes enquanto os meias ganhassem o jogo na marcação. Veja abaixo o esquema tático de Gourcuff.




Rémi Garde fez mais mudanças em seu time. Gomis, que arrebentou no meio da semana, voltou ao time titular de maneira definitiva, assim como Yoann Gourcuff. Lacazette ganha mais uma chance como winger esquerdo. Réveillère, Cris e Gonalons voltam ao time também. No banco, Ederson, Lisandro e Bakary Koné.




Logo no início da partida, a estratégia de Gourcuff pai começou a dar certo. Monnet-Paquet avançou em velocidade pela esquerda e ultrapassou Cris com certa facilidade. Sem perder a viagem, o capitão do Lyon fez falta no atacante e por pouco não foi marcado pênalti. Na cobrança, os Merlus desperdiçaram, mandando na mão de Lloris.

Nos primeiros 10’ de jogo, o Lorient parecia ser mais organizado e tinha mais domínio da posse de bola. Trabalhava no campo do Lyon, mas não tinha qualidade o suficiente para assustar Hugo Lloris. Enquanto isso, o OL procurava espaços para penetrar e centralizava as jogadas em Gomis, que buscava muito o jogo e não tinha o auxílio de Briand e Lacazette.

Entretanto, antes dos 20’ da etapa inicial, o Lyon já começava a virada de jogo. Já assustava mais do que o Lorient, já tinha mais posse de bola, e já mandava no jogo. Mas esbarrava no mesmo problea que os Merlus tinham antes: finalizar ao gol. Poucos lances dentro da área e quase nenhum chute ao gol. Ambos os times dependiam de alguma jogada individual para fazer alguma diferença em campo.

Aos 23’, duas jogadas que ao menos fizeram os torcedores levantarem de suas poltronas. Monnet-Paquet tentou levar mais uma na velocidade, contra Cris. Dessa vez, o brasileiro levou a melhor e desarmou o velocista. Na sequênca da jogada, Briand saiu em contra-ataque, mas adiantou demais a bola e praticamente entregou para Audard.

O jogo ficava mais aberto e com isso apareceram as faltas e as jogadas individuais. Pelo Lorient, Romao levou amarelo, depois foram a Cissokho e Gonalons que receberam o cartão. O volante do Lyon recebeu sua terceira advertência e não atua contra o Valenciennes, na próxima rodada.

Do meio pra frente, o Lyon parecia bastante limitado. Começando pelo Källström, segundo volante que parecia bem sobrecarregado. Briand era apático pelo lado direito, assim como Gourcuff no centro. Gomis tinha que se preocupar em voltar para buscar o jogo e o único que tentava jogadas diferentes era Lacazette, mas mesmo assim, era ineficiente.

Na segunda etapa, o Lorient entrou com uma troca. Joel Campbell entrou no lugar de Gilles Sunu, mas a primeira chance foi do Lyon. Gourcuff teve boa oportunidade, adentrou a área, mas demorou em finalizar e perdeu o lance.

5’ da segunda etapa, Briand teve mais uma boa chance. A bola chegou até ele sem querer. Na hora de chutar, houve um desvio em Contadeur que enganou Audard. Mesmo assim, o goleiro do Lorient fez boa defesa e mandou para escanteio.

A partida no segundo tempo tomava contornos bem mais interessantes do que no primeiro. O Lyon conseguiu abrir o placar aos 9’ do segundo tempo. Gomis tentou dominar já na pequena área, mas caiu. No chão, conseguiu escorar pra trás e Lacazette chegou finalizando com categoria, no canto esquerdo de Audard. Lyon 1 a 0.

No lance seguinte foi a vez de Briand fazer boa jogada pela direita. Ele avançou sem marcação, foi até o fundo e cruzou. Gomis finalizou já sem goleiro, mas a bola passou ao lado do gol. Lyon com muito mais vigor no início do segundo tempo do que em toda a primeira etapa.

Imediatamente após o gol, Christian Gourcuff colocou Innocent Emeghara no lugar de Mvuemba. Um atacante no lugar de um volante.

Aos 19’, Garde fez sua primeira troca. Ederson entrou no lugar de Yoann Gourcuff. Lyon ganhava em velocidade lá na frente. O Lorient, com três atacantes na frente, deixava a retaguarda muito exposta. Era a chance do ataque do OL se sobressair, mas as jogadas que eram focadas pelo lado direito, era muito bem anulada por Mareque, que marcava Jimmy Briand.

Christian Gourcuff fez sua última alteração aos 27’ do segundo tempo. Tirou Jouffre e colocou Autret. Aos 32’, foi a vez de Rémi Garde tirar Lacazette e colocar Fofana. O técnico do Lyon preferiu dar uma segurada no meio-campo e tirar um ala. Lyon mudava para um 4-3-3.

No finalzinho da partida, o Lorient, aos trancos e barrancos, até tentava chegar para conquistar um empate – que naquela altura do jogo já era o suficiente. Entretanto, se o time no primeiro tempo já era meio destrambelhado, com o ataque que entrou no segundo tempo (Campbell e Emeghara) ficou ainda mais. Não tinha qualidade o suficiente para chegar. Em todos os momentos que conseguiram penetrar, Lloris salvou o Lyon sem deixar o perigo iminente.

Sem o resultado esperado, o Lorient se conformou com a derrota e nem os três minutos de acréscimo deu um ânimo a mais ao time de Christian Gourcuff. O Lyon soube manusear muito bem o resultado e garantiu sua quarta colocação na tabela. Na partida de hoje, destaques para Lovren e Lloris. Ambos eliminaram qualquer chance de perigo do Lorient. Fizeram uma partida perfeita. Pelos donos da casa, Mareque fez um bom jogo e não deixou Briand jogar.

Próximo adversário: Evian, no sábado, dia 16, às 18h de Brasília. O jogo será no Stade de Gerland.




FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOL DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário