domingo, 22 de abril de 2012

Lorient assusta, mas, de virada, Lyon vence

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Time da Bretanha assustou no início, abriu dois gols de vantagem, mas o OL foi em busca da virada e recuperou a quarta colocação na Ligue1




Lyon e Lorient entram em campo em situações um pouco complicadas. O Lyon, além de ter perdido a Copa da Liga, também sofreu uma sonora derrota do Toulouse no meio da semana. Com a vitória do Rennes já nessa 33ª rodada, acabou sendo ultrapassado na tabela. Vencendo hoje, ultrapassaria novamente o Rennes e retomaria a 4ª colocação, em busca do Lille, 3º colocado. Já o Lorient, visitava o OL no Gerland também em buscava retomar sua posição na rodada. Em caso de vitória, poderia ultrapassar o Nice, assim como o Valenciennes e talvez dando uma respirada para ficar longe da zona da degola.

Em casa, Rémi Garde novamente adotou o 4-4-2 sem muitas surpresas. Na lateral direita, com a lesão de Réveillère, Dabo novamente acabou sendo o titular. Cissokho, voltando de lesão, assumiu o lado esquerdo. Na zaga, Cris e Lovren voltavam como dupla titular. No meio de campo, nenhuma surpresa: Gonalons, Grenier, Källström (aberto pela esquerda) e Briand. Na frente, a ausência de Gomis. A dupla que Garde escolheu foi Lisandro e Lacazette. Michel Bastos sentiu a coxa na sexta-feira e não foi relacionado. Ederson e Mensah seguem de fora, também por lesão. Confira o time titular:


Christian Gourcuff, pai de Yoann Gourcuff (que começava a partida no banco), escalou o Lorient em uma formação similar ao do Lyon: também um 4-4-2. Os visitantes da noite tinham como ausências o ex-Lyonês Lamine Gassama, assim como Alaixys Romao e Lucas Mareque. Entretanto as duas principais armas do time estavam presentes em campos. Os dois homens de frente de Gourcuff: Aliadière e Kevin Monnet-Paquet. Confira abaixo como ficou o Lorient para enfrentar o Lyon:


O Lyon, empurrado por sua torcida no Gerland, começou melhor em campo. Nos dez primeiros minutos, conseguiu chegar com facilidade por algumas vezes, principalmente no lado esquerdo, com Cissokho. O primeira finalização foi aos 3’, quando Källström arriscou de fora da área, e sem muito perigo, a bola passou a esquerda de Audard. Enquanto isso, o time da Bretanha não havia mostrado o seu poderio ainda... Isso porque ainda perdeu o capitão Audard, o goleiro, logo aos 16’, em função de uma lesão. O reserva Chaigneau entrou em seu lugar.

O ímpeto de ataque do Lyon diminuiu logo com o passar do tempo. Começou a errar muitos passes no meio de campo, principalmente com Grenier. Källström era o único que tentava e o ataque era neutro, tanto Lacazette como Lisandro. Mas quem prejudicou o time mesmo foi a defesa. No primeiro lance de ataque do Lorient, os visitantes conseguiram marcar. Jogada de Jouffre pelo meio. Ele achou Aliadière pela esquerda, que a carregou em velocidade e levou até o fundo. Na área, Monnet-Paquet estava sozinho e ao receber bola, tocou na saída de Lloris. Fácil de marcar. Lorient 1 a 0 aos 22’.

Na sequência, mesmo com desvantagem no placar, o Lyon não teve a audácia de partir pra cima e deixou o Lorient tomar conta do jogo. Cinco minutos após o placar ser aberto, o Lorient novamente marcaria um gol e aumentaria a vantagem. Aos 26’ foi a vez de Autret marcar. Burillon tinha a bola aos seus pés, quase no campo de defesa, e descobriu o autor do gol, sozinho e em posição legal. Ele recebeu, e assim como no primeiro gol, não havia marcação. Autret finalizou sem preocupações e fez o segundo da partida. 2 a 0.

Com uma desvantagem considerável no placar, o Lyon avançou suas linhas de marcação e foi pra cima do Lorient. As jogadas novamente se concentravam pelo lado esquerdo, que agora, além de Cissokho, agora tinha o auxílio de Källström e Lacazette. A jogada era sempre levar no fundo e cruzar para área. Não vinha dando certo, mas o gol do Lyon saiu em jogada aérea. Aos 37’, Grenier cobrou escanteio e a bola foi em direção a Cris. O zagueiro brasileiro arrematou de primeira, de pé direito e fez um belo gol. Lyon diminuía a vantagem criada pelo Lorient.

Antes de encerrar o primeiro tempo, os visitantes ainda perderam um gol inacreditável. Primeiramente, Autret, de fora da área, forçou Lloris a fazer uma excepcional defesa, mandando para escanteio. Na cobrança, Autret recebeu bola na área e só tinha ele e o gol. Não havia marcação. Mas o meia do Lorient furou o chute a bola passou na sua frente. Incrível a chance perdida. Nem o próprio jogador acreditou.

No segundo tempo, nos primeiros cinco minutos, o Lyon se mostrava determinado a mudar o placar logo cedo. Parecia querer buscar o empate. O primeiro lance de perigo foi um chute de Källström, de fora da área, forçando ótima defesa de Chaigneau. A resposta do Lorient veio em seguida, com um chute perigoso de Jouffre em mais uma cochilada da defesa. Garde, sem pestanejar, logo aos 7’ do segundo tempo, trocou Grenier por Gomis e avançava o seu time taticamente.

Aos 20’, foi a vez de Christian Gourcuff mexer. Colocou Joel Campbell no jogo e tirou Autret, que já havia recebido um cartão amarelo. O Lyon, até então, dominava o segundo tempo e já tinha chegado com perigo algumas três vezes. Com a entrada de Campbell, no Lorient, o pai de Yoann Gourcuff planejava não receber mais a pressão dos Gones e colocava seu time um pouco mais avançado.

A reposta de Rémi Garde foi retirar Jimmy Briand, que sequer apareceu em campo, e colocar Gourcuff no jogo. No seu primeiro lance na partida, o camisa 8 do Lyon achou Gomis na área que quase marcou um gol de bicicleta. Mas a arbitragem já pegava lance de impedimento do centroavante dos Gones. Posteriormente, Gourcuff faria outro belo passe para Gomis, aos 29’ da etapa final e mais uma vez o atacante não soube aproveitar a chance.

Notavelmente o Lyon era melhor na partida. Buscava o jogo e o Lorient, um pouco recuado, até se defendia bem, mas dava muitos espaços para o time de Rémi Garde, que aos 32’ do segundo tempo conseguiu chegar ao empate. Koné fez falta no meio de campo, e Källström cobrou rapidamente para Lisandro. O argentino, na ponta esquerda, fez bela jogada individual e chutou de fora da área. Dessa vez Chaigneau aceitou e a bola passou rasteira, a sua esquerda. Empate no Gerland. Lyon 2 a 2 Lorient.

Após o gol, Christian Gourcuff retirou o seu outro jogador amarelado. Saiu Le Lan e entrou Coutadeur. Rémi Garde, aos 37’, colocava mais um homem de frente. Entrava Jérémy Pied, mais um homem de frente, e saia o sueco Kim Källström, que fez uma partida muito boa. Principalmente no segundo tempo.

A mudança de Garde surtiu efeito. Aos 39’, o Lyon conseguiria a virada. Escanteio cobrado por Gourcuff. A bola sobrou para Cris na área, aos trancos e barrancos o zagueiro conseguiu ganhar a bola, que sobrou para Gomis finalizar. 3 a 2! Explosão de alívio no Gerland. O Lyon virava a partida e de maneira merecida, apesar dos erros no primeiro tempo. Gourcuff – o filho – foi fundamental para a virada. Entrou e preencheu o espaço no meio de campo. Foi essencial para fazer os homens de frente funcionarem.


Com a quarta colocação recuperada, e com os méritos da virada dando um pouco de moral ao time, agora o Lyon vai em busca do título da Copa da França, diante do azarão Quevilly, sábado, dia 28, às 15h45. Até lá.

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / fclweb.fr / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário