sábado, 7 de abril de 2012

Lyon vence e está a três pontos do G3

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Time de Rémi Garde aproveitou tropeço do LOSC e foi superior diante do Auxerre. Mesmo com dois gols marcados em cobranças de pênalti, mereceu sair com a vitória no Gerland.




O Lyon entrava na 31ª rodada já “vencendo”. Digo isso porque o seu principal adversário na tabela, antes do jogo da noite, já havia perdido. O Lille tropeçou fora de casa e perdeu para o Brest. A situação era boa para o Lyon, que dentro de casa, se vencesse o Auxerre, poderia diminuir a vantagem do LOSC para apenas três pontos. O OL, que por sinal, vive boa fase. Desde a decepcionante eliminação na Champions League, para o APOEL, do Chipre, que o time de Rémi Garde não perde na França. Hoje, enfrentando o lanterna, o favoritismo era perceptível.

Sem Michel Bastos, Cris, Mensah e Gourcuff, Rémi Garde poderia ter optado por Lacazette (opção que vem usando de maneira recorrente), ou então o brasileiro Ederson (que na semana já foi dado quase com certo uma transferência dele para a Lazio). Mas a opção mesmo foi Jimmy Briand, que está sendo sondado pelo Rubin Kazan. Na lateral, Cissokho voltou a ter chances e Dabo foi para o banco. Källström novamente aberto pela esquerda e Grenier jogando ao lado de Gonalons. Por fim, Umtiti era novamente a dupla com Lovren na zaga. Confira a escalação:




O Auxerre, jogando fora de casa, não tinha muitos nomes de peso para fazer força ao Lyon. Mesmo assim o treinador Jean-Guy Wallemme armou o time em um 4-2-3-1 teoricamente bastante avançado. A principal arma do time era o meia Alain Traoré, que, hoje, jogava centralizado. No meio, o experiente Edouard Cissé (ex-Marseille) fazia dupla com Mandjeck a defesa, que em grande parte já atua junto há muito tempo, também é de se relevar. Confira o time do AJA:




Logo no começo do jogo o Lyon já começou assustando. Duas chances com Jimmy Briand, talvez querendo mostrar serviço. Na primeira, logo aos 2’, com um chute de fora da área. Na segunda, aos 5’, penetrou na área e chutou de bico. A bola passou ao lado esquerdo do gol de Sorin.

Após a sequência de tentativas de Briand, foi a vez de Lisandro quase marcar por duas vezes. Na primeira ele se livrou do zagueiro Boly e foi displicente no momento de finalizar, mandando pra fora. Depois, ele disputou bola na área e quase marcou, mandando a bola por cima do gol.

A primeira chance do Auxerre no campo de ataque do Lyon foi com uma cobrança de falta aos 25’ de jogo. Mas a cobrança não foi das melhores e sequer tirou os torcedores do Lyon de seus assentos na arquibancada. A pressão do OL era forte para tentar marcar um gol o mais rápido possível para aliviar qualquer tipo de surpresa posteriormente.

Aos 28’, Réveillère partiu da direita, penetrou na área, fez boa jogada e achou Lisandro na esquerda, livre de marcação. O argentino foi pra cima de Sorin, driblou o goleiro mas sofreu falta. Pênalti devidamente marcado e cartão amarelo para o arqueiro do AJA. Na cobrança, o mesmo Lisandro não desperdiçou. Bateu forte e colocado no canto esquerdo de Sorin, que ainda pulou no canto certo, mas não acertou. Lyon 1 a 0.

O AJA tentava reagir. Foi pra cima na base do abafa. Sem muita qualidade e sem técnica. Forçava as jogadas na raça e não preocupava a defesa dos Gones. Quando tudo parecia se encaminhar de maneira tranquila para o intervalo, o jovem Umtiti deu um presente para Traoré. Tentou tocar no setor defensivo e acabou dando de graça para o meia do Auxerre, que saiu de frente para Lloris e não teve trabalho para marcar. Empate no Gerland.

No retorno de jogo, na segunda etapa, o Auxerre partiu pra cima logo no começo. Oliech teve ótima chance para marcar logo aos 4’, mas perdeu o ângulo e acabou mandando pra fora. No contra-ataque Lloris achou Briand se deslocando sozinho na direita. Ele passou para Lisandro que levou até a linha de fundo. Na jogada Licha achou Gomis passando pela esquerda e tocou para o centroavante que desperdiçou de maneira até displicente, mandando pra fora sem qualquer senso de direção.

Aos 17’ foi a hora do jovem Umtiti se redimir do gol que praticamente entregou. Oliech recebeu de Traoré, passou por Lovren, deixou Lloris pra trás e quase sem ângulo finalizou. A bola entraria, se não fosse Umtiti, que apareceu na hora para aliviar qualquer tipo de perigo dali.

O Lyon poderia ter ampliado o marcador quando Gomis recebeu bola na área, se livrou da marcação mas se enrolou ao ultrapassar Sorin. Quando ele se desvencilhou do goleiro, a defesa chegou novamente e ele não conseguiu finalizar. Após o lance um pouco trapalhão, Rémi Garde acionou a primeira alteração na partida. Gomis saiu num misto de vaia a aplausos e no seu lugar entrou Alexandre Lacazette.

A mudança surtiu rápido efeito. Quando Lisandro foi acionado na esquerda, ele tentou ultrapassar Boly. O lento defensor, quando viu que o argentino iria em direção a área, derrubou o atacante e o árbitro marcou mais um pênalti. Licha não desperdiçou novamente. Sorin de novo foi no canto certo, mas não achou. Lyon na frente mais uma vez: 2 a 1, aos 26’ da segunda etapa.

Novamente atrás no placar, Jean-Guy Wallemme se viu em uma situação ainda mais incomoda. Um dos seus principais jogadores, Oliech, sofreu uma lesão no joelho e precisou ser substituído por Omar Kossoko. Pouco tempo depois, aos 36’ do tempo Ederson entrou no lugar de Grenier e no AJA, Le Tallec substituiu o atrapalhado Boly. Wallemme tirando um zagueiro e colocando mais um homem de frente. Querendo somar pontos para sair da situação incomoda no Campeonato Francês.

Nos últimos cinco minutos, o Lyon só administrava a partida. Tocava bem e tentava prender a bola no campo de defesa do Auxerre. Por outro lado, os visitantes até buscavam sair para o jogo, mas não tinham qualidade para isso, ainda mais sem Oliech, que era a referência no ataque do AJA.

Faltando dois minutos para o fim do tempo regulamentar, Lacazette puxou um rápido contra-ataque. Eram quatro jogadores do Lyon contra quatro defensores do Auxerre. Quando a jovem revelação do Lyon tentou fazer o passe, mandou muito forte e desperdiçou a chance que o OL tinha de fechar o caixão.

Nem mesmo com os quatro minutos de acréscimos apontado pelo árbitro Ruddy Buquet, o Auxerre conseguiu buscar o empate. O Lyon até tentou ampliar, mas esbarrou nas boas intervenções do goleiro Sorin. E terminou assim. Lyon venceu com dois gols de pênalti, mas ainda assim foi bem superior durante toda a partida. Resultado merecido, mas faltou mais agressividade.




Próximo adversário: Gazeléc Ajaccio. Semi-final da Copa da França. Jogo único, terça-feira, às 15h45, horário de Brasília.

FOTOS: olweb.fr / FranceFootball / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário