sábado, 29 de dezembro de 2012

BrasiLyonnais entrevista: Milan Biševac

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

Tradução:

Malu Iubel e Alexandre Massi




Dotado de um discurso misto de imponência, timidez e obviedade, Milan Bisevac conversou com o nosso blog. O zagueiro sérvio, contratado nesta temporada, por quase 3M de euros, falou um pouco sobre o que conhece do Brasil e o que espera da temporada, mas desviou de perguntas acerca de questões políticas e o ambiente dentro do elenco do Lyon.

Titular absoluto do time na atual temporada, o defensor abriu o jogo ao falar que o Lyon planeja, sim, colocar um chopp na festa do PSG e que para 2013/2014 o time visa voltar a disputar a UEFA Champions League. O blog BrasiLyonnais orgulhosamente publica a sua primeira entrevista exclusiva com algum jogador do clube. Desde já agradecemos a disponibilidade, tanto do Milan Bisevac, quanto da Malu Iubel e do Alex Massi, que ajudaram muito na tradução do material.

Abaixo você poderá conferir, na íntegra, a entrevista com o jogador.


BRASILYONNAIS: Antes de mais nada, mesmo jogando do outro lado do oceano, como você enxerga o futebol aqui no Brasil? Conhece algum clube em especial? O que te chama a atenção por aqui?

MILAN BISEVAC: Eu não conheço muito o futebol brasileiro mas de vez em quando eu aproveito para assistir alguns jogos. Conheço muito os clubes do Brasil, mas é um estádio que me chama atenção: obviamente é o Maracanã – como o estádio do Estrela Vermelha de Belgrado (meu time do coração onde joguei várias temporadas) que tem o mesmo nome*. No Brasil, um jogador sérvio deixou sua marca: Dejan Petkovic. E eu fico muito orgulhoso.

*Nota: o estádio Estrela Vermelha ganhou o apelido de Marakana em referência ao estádio brasileiro depois de colocar um público de mais de 96 mil pagantes (acredita-se que tenha sido mais de 110 mil espectadores) no jogo contra o time húngaro Ferencváros pela semifinal da Recopa Européia de 1975.

BL: Ainda se mantendo na questão do Brasil. Você, atualmente, é titular de uma posição que já foi muito bem composta por brasileiros como Edmilson, Claudio Caçapa e, mais recentemente Cris. Você encara isso como uma grande responsabilidade? Qual o aprendizado que isso lhe proporciona?

MB: Isso não é nenhum problema para mim. Respeito todos os jogadores que jogaram no Lyon antes de mim nessa posição. Eu ainda quero elevar meu nível de jogo ao melhor possível.




BL: Desde algum tempo, o Lyon, muito em função da personalidade do presidente Jean-Michel Aulas, adota uma política de não contratar jogadores muito experientes. Para essa temporada nomes como o seu e de Malbranque, por exemplo, apareceram e vem dando certo. Na sua opinião, o que mudou na cabeça do presidente para que ele liberasse, dessa vez, a contratação de jogadores mais experientes?

MB: Ele não faz qualquer distinção entre jogadores jovens e mais experientes. Estamos todos aqui pelo coletivo. O Lyon tem muitos jogadores jovens formados na base e jogadores como Réveillère, Malbranque e eu estamos lá para “supervisionar” e ajudá-los a progredir em seus interesses pessoais e do clube. Eu penso que somos um elo entre juventude e experiência.

BL: Antes de chegar ao Lyon, você teve passagens pelo Lens, Valenciennes e PSG na França. São equipes bem diferentes em termos de torcida, política interna e situação financeira. Em qual desses times foi mais fácil se ambientar em relação ao seu perfil profissional?

MB:  Eu me senti muito bem nos times em que joguei na França. Não posso escolher um time em particular... Depois do meu primeiro clube, o Estrela Vermelha de Belgrado, minha primeira temporada na França foi no Lens e foi marcado por resultados muito bons e um 4º lugar na classificação. Os jogadores tinham ótimas condições para evoluir, pois tínhamos um formidável Centro de Treinamento.

Depois disso fui para o Valenciennes, clube onde adquiri a maturidade e experiência, melhorando muito o meu jogo. Passei três belas temporadas lá e me torneio o capitão. Então vem o episódio do PSG. Eu acho que não vale a pena se estender por muito tempo no assunto. É um grande clube e uma grande cidade. Recebi várias propostas, mas o meu desejo era jogar no PSG. Fiquei por lá apenas uma temporada mas, sinceramente, terminei satisfeito com esta temporada única. Em janeiro fui eleito “jogador do mês” – o que é raro para um zagueiro. Tenho certeza que esta temporada pelo PSG me deu uma certa exposição. Eu já havia feito uma série de jogos muito melhores no Lens e Valenciennes mas por lá existe menos exposição.

Tive muitas lesões na última temporada, o que me impediu de provar o que sou capaz de fazer. Mas sabia que o Lyon me queria para compor o time. Tudo foi completamente inesperado para mim mas, hoje, estou no Lyon e estou muito feliz aqui.




BL: Na última temporada, pelo PSG, você pode acompanhar o princípio da grande mudança que está ocorrendo no time. Você, que fez parte do elenco e pode ver de perto, o que faltou pro Paris-Saint Germain conquistar a última Ligue1? E porquê o time ainda não engrenou nessa temporada?

MB: O PSG tem investido muito dinheiro para trazer jogadores com o objetivo de ganhar títulos. Nesse momento é muito difícil para eles; quem sabe eles precisam um pouco mais de tempo?! A Ligue1 é um campeonato imprevisível! Um campeonato onde todo mundo pode vencer todo mundo (como o Rennes que ganhou do PSG no Parque dos Príncipes com apenas 9 jogadores em campo e perdeu o jogo seguinte contra o Evian em casa). Eu acho que o PSG ainda é o favorito para o título, mas todas as equipes farão o seu melhor a cada semana para deixar a tarefa deles o mais difícil possível.

Para mim, o PSG perdeu o título na última temporada na partida contra o Auxerre. Um time que visa o título não pode se dar ao luxo de perder pontos contra times que disputam o rebaixamento. Eu espero que esse campeonato permaneça indefinido até o final.  E nós esperamos que o Lyon dê o máximo para tentar surpreender.

BL: No Lyon, seu companheiro de zaga é o croata Dejan Lovren. Como vocês dois lidam com essa situação no contexto nacionalista? Vocês se falam muito? Conversam sobre o assunto? 

MB:  Dejan e eu não falamos sobre política e a guerra na ex-Iugoslávia. Temos objetivos em comum no clube e temos uma boa relação. 




BL: Em relação às outras temporadas, o Lyon, depois de muito tempo, não está disputando a Liga dos Campeões. Talvez, em função disso, a pressão dos torcedores esteja menor nessa temporada. Até que ponto isso pode ser benéfico para o time?

MB: Todo mundo está acostumado a ver o Lyon na Liga dos Campeões, mas não é o caso este ano. Vamos fazer de tudo para na próxima temporada o Lyon retornar a elite e as competições europeias mais prestigiadas. Este ano estamos jogando a Liga Europa, que é uma competição difícil e que necessita muita energia pois não há equipes pequenas ou adversários fáceis. Nossos fãs sempre estão lá para torcer por nós, não importa a competição. Hoje, eles nos incentivam na Liga Europa mas no próximo ano espero que seja na Liga dos Campeões.

BL: No grupo do Lyon, mesmo que você tenha chegado recentemente, quem é o cara responsável por colocar alegria no dia a dia do pessoal? O palhaço da turma, aquele que faz todo mundo rir nos treinamentos? E quem é o mais bravo, que sempre cobra dos jogadores a todo instante?

MB: Eu repito: somos uma equipe composta por uma mistura de juventude e experiência. Ninguém realmente surge como um líder – todo mundo está a serviço da equipe e do coletivo.

BL: Voltando a falar em Brasil, em 2014, a Copa do Mundo será aqui. Você acha que a Sérvia tem condições de ultrapassar a Bélgica e a Croácia no grupo e se classificar pra competição? Se sim, quais são as pretensões da Seleção Sérvia para o mundial aqui no Brasil? Até onde podem chegar, na sua visão.

MB: A Sérvia tem rejuvenescido sua equipe e, por enquanto, nem tudo funciona como deveria. Infelizmente, com a falta de sucesso, nós perdemos nossa partida em casa contra a Bélgica. O resultado não mostra, mas a Bélgica foi capaz de explorar nossos erros defensivos e nossas tentativas não foram concretizadas pelos nossos atacantes. Depois disso, ain perdemos para a Macedônia. A situação é muito complicada e nossas chances de classificação são pequenas mas enquanto resta esperança não se deve desistir. Isso eu aprendi jogando futebol.




BL: Por fim, deixe um recado aos poucos, porém fieis, torcedores do Lyon aqui no Brasil. O que podemos esperar do Lyon nessa e nas próximas temporadas?

MB: Lyon é um grande clube. A prova são os inúmeros jogadores que já passaram pela equipe antes de irem para outros clubes mais prestigiados (Benzema, Essien, Malouda, Sony Anderson... e muitos outros). Temos ambições e desejamos voltar a Liga dos Campeões na próxima temporada. Por enquanto tudo está bem e estamos liderando a Ligue1*. Talvez sejamos uma surpresa como o Montpellier na última temporada mas, de qualquer maneira, nós vamos lutar até o fim para conseguir. Eu gostaria de cumprimentar todos os fãs do Lyon no Brasil, estou muito orgulhoso que podemos nos alegrar com os bons resultados e na esperança que eles continuem assim!!! Muito obrigado!

* Quando a entrevista foi realizada, o Lyon era o 1º colocado na tabela da Ligue1

FOTOS: eurosport.fr / L'Equipe / Ligue1.com / olweb.fr / sulekha.com


Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

26 comentários:

  1. Curti demais a entrevista! Ele parece ser um jogador gente fina demais. Boa entrevista, Didi! Curti o fato de ter um sérvio e um croata na zaga do Lyon. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo crédito, amigo. Deixei um link no meu blog para o pessoal poder acompanhar a entrevista aqui também. Conte comigo sempre que precisar. Allez l'OL!

    ResponderExcluir
  3. I couldn't refrain from commenting. Perfectly written!

    My webpage - beautiful skin

    ResponderExcluir
  4. This paragraph is actually a pleasant one it helps new internet
    visitors, who are wishing in favor of blogging.


    Feel free to visit my site alteril sleep aid

    ResponderExcluir
  5. I'm gone to inform my little brother, that he should also pay a visit this weblog on regular basis to take updated from latest news update.

    Also visit my webpage wukos.de

    ResponderExcluir
  6. Howdy! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I truly enjoy reading through
    your articles. Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal
    with the same subjects? Thanks for your time!

    My web page asp male enhancement

    ResponderExcluir
  7. I want to to thank you for this excellent read!
    ! I certainly loved every little bit of it.
    I've got you saved as a favorite to check out new stuff you post…

    Stop by my web site :: hoodia balance

    ResponderExcluir
  8. Somebody necessarily lend a hand to make severely posts I would state.
    This is the very first time I frequented your
    website page and to this point? I amazed with the analysis you made to create this actual put up extraordinary.
    Great job!

    my page genf20 plus

    ResponderExcluir
  9. I visit each day some sites and information sites to read articles or reviews, but this weblog
    gives feature based articles.

    Visit my web-site buy thyromine

    ResponderExcluir
  10. Does your blog have a contact page? I'm having a tough time locating it but, I'd like
    to shoot you an e-mail. I've got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it grow over time.

    Here is my web blog ... alta white

    ResponderExcluir
  11. Greetings! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew
    where I could find a captcha plugin for my comment form?
    I'm using the same blog platform as yours and I'm having problems finding one?

    Thanks a lot!

    Visit my weblog - buyvenaproonline.org

    ResponderExcluir
  12. Today, I went to the beach front with my children.

    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said "You can hear the ocean if you put this to your ear." She placed the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.

    She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!



    Visit my web-site ... buy zetaclear

    ResponderExcluir
  13. Hmm is anyone else encountering problems with the pictures on this
    blog loading? I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blog.
    Any feedback would be greatly appreciated.

    My homepage provillus

    ResponderExcluir
  14. It's wonderful that you are getting ideas from this piece of writing as well as from our dialogue made here.

    Also visit my web-site :: smoke deter

    ResponderExcluir
  15. Hi there it's me, I am also visiting this web site regularly, this web site is genuinely good and the visitors are in fact sharing fastidious thoughts.

    My website :: revitol scar cream

    ResponderExcluir
  16. I think that everything typed was very reasonable.
    However, think about this, suppose you added a little information?
    I mean, I don't want to tell you how to run your website, however what if you added a title to possibly get folk's attention?
    I mean "BrasiLyonnais entrevista: Milan Bi�evac" is kinda vanilla.
    You could look at Yahoo's front page and note how they write post headlines to get people to open the links. You might try adding a video or a related pic or two to get readers interested about everything've
    got to say. Just my opinion, it could bring your
    posts a little bit more interesting.

    my page - genf20 plus on sale

    ResponderExcluir
  17. constantly i used to read smaller articles which as well clear their motive, and that is also happening with this paragraph which I am
    reading at this place.

    my weblog :: buy Breast actives

    ResponderExcluir
  18. Increasing your metabolism works because it indicates that more calories is going to be burned with the daily function of
    your body. The ingredients used in the manufacturing with the product give no
    room for any unwanted effects to the user. Pharmacy quality weight reducers are a great choice and you could be confident that it might help you achieve your desired
    goal.

    My page; phen375

    ResponderExcluir
  19. Woah! I'm really digging the template/theme of this website. It's simple,
    yet effective. A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between user friendliness and visual appeal. I must say you've
    done a superb job with this. Also, the blog loads super fast for me
    on Firefox. Superb Blog!

    my homepage :: http://venapro.herbalcurenow.com

    ResponderExcluir
  20. We're a bunch of volunteers and opening a brand new scheme in our community. Your website provided us with useful info to work on. You have performed a formidable process and our whole community will probably be grateful to you.

    Also visit my blog ... cheap proactol

    ResponderExcluir
  21. It's in point of fact a nice and useful piece of info. I am glad that you shared this helpful info with us. Please stay us informed like this. Thanks for sharing.

    Here is my web page meratol

    ResponderExcluir
  22. This design is steller! You certainly know how to keep a
    reader entertained. Between your wit and your videos, I
    was almost moved to start my own blog (well, almost...
    HaHa!) Wonderful job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it.

    Too cool!

    Here is my page weight lose programs

    ResponderExcluir
  23. Hi there are using Wordpress for your blog platform? I'm new to the blog world but I'm trying
    to get started and set up my own. Do you require any html coding knowledge
    to make your own blog? Any help would be really
    appreciated!

    Here is my blog post :: capsiplex does it work

    ResponderExcluir
  24. Pretty section of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I
    acquire actually enjoyed account your blog posts. Any way I'll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently quickly.

    Also visit my page ... dietrine.herbalcurenow.com

    ResponderExcluir
  25. Woah! I'm really loving the template/theme of this website. It's
    simple, yet effective. A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between superb usability and appearance. I must say you have done a excellent job with this. Also, the blog loads extremely fast for me on Internet explorer. Exceptional Blog!

    Review my web page; dermologyacnetreatment.herbalcurenow.com

    ResponderExcluir
  26. What's up to every one, it's in fact a pleasant for me to pay a visit this web site,
    it consists of precious Information.

    My blog post viagra

    ResponderExcluir