terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um cachecol e muita confusão!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi

FOTO: La Provence.com

No último final de semana, o Lyon foi até o Stade Geoffroy-Guichard e venceu o Saint-Étienne com um gol nos acréscimos. Na ocasião, o clássico prolongou ainda mais o tabu que o ASSE tem contra o seu maior rival. Mas isso tudo acabou sendo coadjuvante de uma polêmica. O protagonista? Joël Bats! Sim, aquele mesmo! Ex-goleiro da Seleção Francesa, que defendeu o pênalti de Zico nas quartas de final do Mundial de 86. Não entendeu nada? Calma... Vamos explicar!

O jogo deste domingo, pela primeira vez na história do derby entre Lyon e St-Étienne, foi de torcida única. O estádio dos rivais do Lyon estava abarrotado de torcedores verdes e que possuem fama de serem bem violentos. Joël Bats, atualmente, é o treinador de goleiros do Lyon. E ele tinha um plano arquitetado para atiçar os adversários antes mesmo da bola rolar!

Na hora da entrada dos goleiros, momento ainda do aquecimento, a arquibancada se inflamou em vaias. Bats, sem deixar-se abalar pela pressão, provocando os rivais, se aproximou de uma das traves e amarrou um cachecol do Lyon... E pior: na cara da torcida organizada do Saint-Étienne!

Imediatamente, vários torcedores desceram das arquibancadas. Dois em destaque: um foi direto em direção ao cachecol e o retirou a força. O outro iria em direção a Joël Bats para agredi-lo, mas a equipe de segurança foi rápida ao segurá-lo. Foi preciso que o presidente do ASSE, Roland Romeyer, aparecesse para acalmar os torcedores que estavam por ali, atrás do gol. Não por menos, Romeyer não poupou críticas a Joël Bats após o jogo.

Definitivamente, foi uma situação que colocou o clássico todo em perigo. Esse tipo de provocação pré-jogo poderia ter se desencadeado em uma revolta geral da torcida do Saint-Étienne e corria o risco, até mesmo, da partida não acontecer. O episódio virou destaque na imprensa francesa e, ainda hoje, na terça-feira, seguem comentando sobre.

O "Canal +", emissora que transmitia a partida, fez um breve resumo de todo o acontecimento. Deixei abaixo a tradução de algumas legendas de diálogos que aparecem ao logo do vídeo. Detalhe curioso: era a segunda partida do goleiro Mathieu Gorgelin como profissional. E o arqueiro do Lyon nem sentiu a pressão! Que moral, hein?

Veuillez installer Flash Player pour lire la vidéo

Trechos legendados do vídeo
Joël Bats para Rémy Vercoutre (goleiro reserva na partida):
- Você quer fazer isso? Diga-me.
(Vercoutre não responde.... Bats prossegue):
- Admita que quer.
(Vercoutre dá uma risada, mas não aceita. Na sequência, ele pergunta para Mathieu Gorgelin, o jovem goleiro que seria titular no clássico)
- Mat, se você quer ou não?
(Gorgelin até chega a responder alguma coisa inaudível... E Bats continua)
- Gostou? Vamos, Vamos!
(e explica...)
- Lá no gol... eu vou pendurar nas redes.

Posteriormente, mais para o final do vídeo, o treinador do Saint-Étienne, Christopher Galtier, vai tirar satisfação com Joël Bats.

- Joël! Você não tinha esse direito!
(O treinador de goleiros se defende)
- Eu não sabia! Eu não ia imaginar ...
(Galtier repete...)
- Joël ... Você não tinha o direito.
(Bats continua dizendo que não esperava essa reação)
- Mas eu não sabia...

Por fim, Rémi Garde, treinador do Lyon, interrompeu o diálogo de ambos e colocou panos quentes e minimizou:
- Já acabou! Foi só um cachecol. Vamos lá, já deu...

Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário