domingo, 19 de outubro de 2014

Lyon não toma conhecimento, faz cinco no Montpellier e entra no G4

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Gourcuff foi o protagonista do jogo com dois gols. Ele não marcava desde 22 de janeiro deste ano. Fekir, Lacazette e N’Jie também tiveram participações formidáveis




Depois de uma semana “afastado” dos gramados, o Futebol Francês volta a sua ativa após as datas FIFAs que ocuparam todo o último final de semana. Em campo, duas equipes que chegavam até a 10ª rodada com a mesma quantidade de pontos e a colocação definida somente pelo saldo de gols. Praticamente, um confronto direto entre duas equipes que lutam por uma ascensão dentro da própria Ligue1. A partida, que era pra ser realizada no Stade de La Mosson, em Montpellier, acabou sendo realizada no Stade Gerland, casa do Lyon. Isso aconteceu devido as fortes chuvas que arrasaram a cidade de Montpellier e acabaram impossibilitando a utilização do estádio até dezembro deste ano. Como um gesto de camaradagem, o presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, aceitou a inversão de mando. No returno, o OL jogará fora de casa.

Em campo, o Lyon já quase zerando o seus jogadores no departamento médico, tinha uma equipe muito forte dentro de campo. Pelo segundo jogo consecutivo, Hubert Fournier conseguiu repetir a mesma formação que, com os atuais jogadores disponíveis, é – de fato – o melhor time que o OL tem para colocar entre os onze iniciais. A consistência defensiva com essa formação é a base para o Lyon conseguir ter liberdade entre os seus homens de frente sem se preocupar muito com a recomposição tática. Abaixo, você pode ver como foi a formação inicial:




O MHSC não era mais aquele time que bateu o já todo poderoso Paris-Saint Germain na edição 2011/2012 da Ligue1. O time sofreu uma desmontada de lá pra cá e agora parece tentar se reerguer em termos estruturais. Para o jogo de hoje, somente um jogador estava indisponível. Era o lateral Mathieu Deplagne. O volante Jamel Saihi, voltando de lesão, chegou até ser relacionado, mas não integrou nem mesmo o banco de reservas para a partida de hoje. O ponto forte da equipe de Rolland Courbois era a dupla de centroavantes formada por Bérigaud e Lucas Barrios, além da velocidade do ex-Lyonnais Anthony Mounier. Confira a formação tática do Montpellier:




Com as duas equipes atuando num 4-4-2, apesar das pequenas variações, o meio de campo, geralmente, fica bastante tumultuado. E isso se mostrava claro nos minutos iniciais. O OL tinha dificuldades para sair jogando e tocar a bola. A válvula de escape acabava sendo Jordan Ferri, que era bastante acionado e os chutões acionados pela dupla de defesa, que não tinha muitas opções para articular o jogo. O MHSC tinha mais espaços para jogar, mas pecava muito no último passe.


Sendo ligeiramente melhor, o Montpellier criou a primeira boa oportunidade da partida. Em saída de bola errada do Lyon, Lasne interceptou o lance e, rapidamente, acionou Lucas Barrios, que saiu dentro da área, de frente para o goleiro Anthony Lopes. O centroavante conseguiu tirar do alcance do português, mas a bola acabou saindo caprichosamente pelo canto esquerdo, desperdiçando uma jogada de ouro para, quem sabe, abrir o placar logo no começo da partida.

Com o desenrolar do primeiro tempo, o Lyon conseguia se ambientar melhor ao seu campo e já não tinha mais tantas dificuldades para chegar ao ataque. Tornava-se melhor na partida, mas não criava grandes oportunidades de finalização. A primeira boa oportunidade só surgiu próximo aos 30’, quando Fekir fez boa jogada pelo lado direito, cortou a marcação e bateu firme. No rebote, Jourdren soltou nos pés de Tolisso, que pressionado pelo defensor, acabou finalizado muito errado.


Minuto a minuto, o Lyon começava a gostar mais e mais do jogo. Se sentia, literalmente, em casa. A torcida ajudava bastante. O Gerland estava praticamente lotado e o estímulo era grande. Com essa ajuda, o OL abriu o placar aos 36’. Ferri, na região intermediária, descolou um passe para Lacazette. O atacante tentou girar em cima do defensor que fez o corte. Mas a bola sobrou para Gourcuff que estava sem marcação dentro da área. Ele só tocou no canto de Jourdren e correu para o abraço. 1 a 0!

Instantes depois, o OL ainda ira ampliar o marcador. Forçado a sair para o jogo, o Montpellier avançou suas linhas de marcação após o primeiro gol. Dessa maneira, acabou possibilitando mais espaços para o Lyon trabalhar em passes de profundidade. E foi assim que aconteceu o segundo gol. Lacazette prendeu a bola no meio de campo, esperou a passagem de Fekir pela esquerda. O camisa 18 recebeu em ótimas condições e saiu de frente com o goleiro adversário. Ele só tirou de Jourdren dando uma espécie de cavadinha, que desarmou o arqueiro do MHSC. 2 a 0!


Na volta do intervalo, o Montpellier veio com duas alterações, na expectativa de tentar diminuir a vantagem do Lyon. Courbois tirou Paul Lasne e Lucas Barrios e colocou Victor Hugo Montaño e Souleymane Camara. O time visitante, neste momento, jogava no 4-3-3 com os dois jogadores vindos do banco fazendo ataque com o Bérigaud. Contudo, Courbois não contava com o imponderável: o Lyon precisava somente de mais espaço no setor defensivo do MHSC para ampliar ainda mais o marcador.

E isso aconteceu logo aos 2’ da etapa final. Praticamente logo depois do retorno do intervalo, o Lyon não tomou conhecimento das alterações feitas por Rolland Courbois e partiu pra cima. Jallet recebeu pela direita em condição duvidosa. Avançou até a linha de fundo e esperou a chegada dos homens de frente do OL. Quando os jogadores se aproximaram, Jallet descolou a assistência para Gourcuff, que já chegou na área batendo de primeira, rasteiro, no canto esquerdo de Jourdren! 3 a 0!


Poucos minutos depois, o Montpellier queria provar que não estava morto no jogo e, em lance de bola parada, conseguiu diminuir o marcador aos 9’ do segundo tempo. Na região intermediária, Siaka Tiéné cobrou falta e, de perna canhota, colocou no ângulo esquerdo de Anthony Lopes, que até tentou chegar na bola, mas a cobrança foi certeira demais para o goleiro tentar alcançar! 3 a 1!

Logo após marcar o seu primeiro gol, o Montpellier quase chegou ao empate. E também em lance de bola parada. Desta vez, não em direção ao gol. Pelo lado direito do seu campo de ataque, Sanson levantou bola na área e ela foi fazendo uma curva até em direção ao gol. Ela chegou a quicar na frente de Anthony Lopes, que rebateu pro lado e, por pouco, não ajeitou para Montaño chegar batendo. Por centímetros o atacante não marcava o segundo do MHSC na partida.


Enquanto o Montpellier buscava uma reação e, de fato, melhorava na partida, o Lyon abria a caixa de ferramentas e barrava todas as jogadas do time adversário com muitas faltas... Algumas delas bem fortes! O árbitro Bartolomeu Varela precisou ser muito político para não precisar disparar cartões vermelhos. Na metade do segundo tempo, o OL tinha seis amarelados dentro de campo: Gonalons, Umtiti, Fekir, Ferri e Bisevac.

Mesmo com a pressão criada pelo MHSC, o Lyon poderia ter feito o quarto gol. No momento em que os visitantes tentavam criar uma oportunidade de gol, Umtiti conseguiu roubar a bola e sair em contra-golpe. O zagueiro arrancou e bateu firme, de fora da área. Jourdren segurou, mas soltou. No rebote, Fekir completou para as redes. Contudo, a arbitragem já havia pegado o impedimento do meia-atacante do OL. Bem marcado! Após o lance, Fekir, exausto, deu lugar a Clinton N’Jie. Pouco tempo depois, foi a vez de Gourcuff, também cansado, deixar o campo para Malbranque entrar. O MHSC também mexeu. Jean Deza era a última troca de Courbois. Ele entrou no lugar de Bérigaud.


Perto do fim, Fournier trocou pela última vez, colocando Arnold Mvuemba no lugar de Jordan Ferri. A troca era somente para reoxigenar a marcação no meio de campo. E surtiu um efeito imediato. Enquanto o MHSC pressionava, o Lyon, mais uma vez, acionou o contra-ataque. Desta vez, quem puxou foi N’Jie. Ele abusou da velocidade pela esquerda, viu a movimentação de Lacazette na área e tocou para o atacante. O camisa 10 recebeu sozinho, dominou e tocou na saída do goleiro. 4 a 1! Lacazette ainda teria tempo para dar mais uma assistência na partida. Malbranque, enquanto segurava o jogo lá na frente, achou a oportunidade de tabela com o atacante e, antes dos 90’, ainda bater firme e fazer a festa de mão cheia no Gerland! Era o quinto! 5 a 1! Antes do fim, ainda teve mais um gol (bem) anulado. Era festa... Torcida vibrando com o show.

E terminou assim. O Lyon venceu por cinco, mas poderia ter feito seis, sete, oito... Faltou mais capricho e foco. O time está voando, mas poderia ter impressionado o mundo hoje com uma vitória ainda mais acachapante. O próximo jogo do OL é no dia 26, próximo domingo, às 17h do horário de verão de Brasília. O adversário será o Marseille, que venceu oito partidas consecutivas e é o líder isolado do Francesão. Promessa de jogão no Gerland! Nos por encontraremos lá. Até!

FOTOS: Football365.fr / L'Equipe / olweb.fr 

GOLS DA PARTIDA:

Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário