domingo, 5 de outubro de 2014

Lacazette marca três, Lyon dá show e despacha os cachorros!

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Atuação impecável dos Gones garantiu um jogo fácil, tranquilo a ponto de Anthony Lopes quase nem precisar trabalhar na partida. Lacazette marcou seu primeiro hat-trick como profissional




Manhã de domingo de eleições no Brasil e de futebol na França! Pela 9ª rodada da Ligue1, o Lyon recebia o Lille no Stade Gerland em busca da vitória para subir várias posições na tabela da competição. Os Dogues, por sua vez, tinham a missão de vencer para voltar a assumir a segunda colocação do torneio. O time visitante acabara de empatar com o Wolfsburg pela fase de grupos da Liga Europa, após uma desempenho ruim – mesmo jogando fora de casa – tinha a oportunidade de mostrar para seu torcedor que o time não está em descendência e bater o Lyon era a estratégia perfeita para isso.

Para evitar o ímpeto do LOSC, o Lyon veio com duas grandes novidades entre os 11 titulares. A primeira era o retorno de Bisevac ao miolo de zaga. Ele já estava disponível para Fournier na semana passada, mas ficou no banco. Agora, definitivamente, o zagueiro sérvio voltava ao time titular. Outro que retornava ao elenco era Yoann Gourcuff. Muito se discutiu sua presença começando o jogo ou se, novamente, ele iniciaria no banco de reservas. Fournier dava oportunidade ao jogador. Abaixo, você pode conferir como ficou o time do OL para o jogo de hoje:




Ao contrário do Lyon, que tinha reforços voltando ao time, o Lille tinha vários problemas relacionados ao departamento médico. Ao todo, eram seis desfalques: Pape Souaré, o capitão Rio Mavuba, Jonathan Delaplace, Marvin Martin, Marcos Lopes e Ryan Mendes. Todos eles com potencial para preencher alguma posição entre os titulares dos Dogues. Exatamente por isso, René Girard se viu na obrigação de levar pro banco o jovem Jean-Eudes Aholou, que ainda não havia estreado pelo time principal do Lille. Contudo, mesmo com os desfalques, o LOSC era um grande time, com jogadores de qualidade a ponto deste blog cravar que era uma equipa, ainda assim, melhor que o Lyon. Confira a escalação:




Com o início da partida, Lyon e Lille mostraram o motivo de serem times em destaque na Ligue1 neste século. A partida começou em um ritmo muito acelerado. Os dois times querendo mostrar trabalho e provar que poderiam vencer a partida. O OL ela ligeiramente melhor, talvez em função do fator casa. Pelo fato dos dois times entrarem com formações parecidas, e com o meio de campo povoado, o setor estava muito bagunçado e pouco compacto.


A primeira chance de gol apareceu aos 13’, quando Lacazette recebeu bola no lado direito do campo. Por ele ter saído pra buscar o jogo, a área estava despovoada. No momento em que fez o cruzamento, não havia nenhum jogador do OL para completar a assistência. Mesmo assim a bola ficou quicando a espera de alguém para finalizar. Enyeama precisou usar sua elasticidade para evitar o perigo. Neste momento, o Lyon já tinha duas oportunidades de escanteios não concluídas em chances reais.

Aos 17’, o Lyon tinha em mãos mais uma grande oportunidade para abrir o placar. Após boa troca de passes na região intermediária do campo de ataque, o árbitro Clément Turpin marcou falta na região da meia lua, frontal ao gol de Enyeama. Quatro jogadores do OL se colocaram para cobrar a falta. Lacazette se prontificou a cobrar e a bola explodiu na barreira. No rebote, o OL permaneceu com a posse da bola, mas não conseguiu ser eficaz na continuidade do lance. Minutos depois, mais uma oportunidade do Lyon em arrancada de Jordan Ferri. Ele achou Lacazette passando na entrada da área pelo lado esquerdo. O atacante chutou em cima de Enyeama, que defendeu com tranquilidade.


O Lyon permanecia melhor em campo. O LOSC quase não incomodava – ou chegava perto – do goleiro Anthony Lopes. Praticamente, todas as jogadas do primeiro tempo foram criadas pelo OL e a conclusão em gol foi questão detalhe. Aos 32’, quando Bedimo arrancou do lado esquerdo, tabelou com Tolisso e recebeu um lindo passe de volta. Ele saiu frente a frente com Enyeama, sem marcação. Mas a falta de cacoete de finalização forçou o camaronês a chutar fraco e facilitar a vida do goleiro nigeriano.

Quando o primeiro tempo parecia que iria se encaminhar para o 0 a 0, apareceu a estrela de Nabil Fekir. O Lille atacava e o OL roubou a bola. Ela caiu nos pés do meia que, rapidamente, achou Lacazette se deslocando em velocidade do outro lado do campo. O atacante do Lyon recebeu o lindo passe, se livrou de Béria na disputa corpo a corpo e saiu de frente com Enyeama. Desta vez, Lacazette não perdoou e abriu o placar. Após o lance, René Girard reclamou falta de Alex Lacazette em Béria. O árbitro Clément Turpin não gostou e expulsou o treinador do LOSC.


Poucos minutos depois, o Lyon ampliaria o marcador. Novamente, Fekir recebeu bola, partiu pra cima da marcação e recebeu falta no bico da grande área. Gourcuff se posicionou, fez a cobrança, e colocou na cabeça de Alexandre Lacazette que, sem marcação, marcou o segundo dele e o segundo do OL na partida! 2 a 0. Neste momento, o atacante do Lyon passava Ibrahimovic na lista de artilheiros e assumiu a segunda colocação, atrás somente de André-Pierre Gignac, do Marseille.

Para a segunda etapa, o Lille voltou com duas alterações. Divock Origi e Ronny Rodelin entraram nos lugares de Adama Traoré e Nolan Roux. As duas trocas não mudariam a formação tática do time visitante, mas dava um gás novo ao time. A expectativa era reoxigenar o abatido LOSC para o segundo tempo para, quem sabe, ir em busca do empate, que nesta altura, já parecia algo de bom tamanho.


Contudo, as trocas não surtiram qualquer efeito nos Dogues. O Lyon continuava bem melhor na partida, dominando o jogo, ditando o toque de bola e a posse da mesma. O LOSC, que já não havia incomodado na primeira etapa, levava a segunda nos mesmos moldes. Até os 20’ da etapa final, os visitantes só tinham chegado uma vez, com um cruzamento pra área que Anthony Lopes evitou sem qualquer perigo.

Aos 25’ do segundo tempo, o Lyon fez sua primeira alteração na partida. Muito aplaudido e ovacionado pelos torcedores, Nabil Fekir deixou o campo e deu lugar a Clinton N’Jie. Explorar a velocidade do camaronês era uma boa opção, uma vez que o Lille se jogava ao ataque e deixava muitos buracos para um eventual contra-ataque do OL. Minutos depois, o OL também colocou Bakary Koné no lugar de Bisevac, que voltava de lesão e ainda não estava 100% para suportar uma partida inteira.


Faltando um pouco mais de 10’ para o término do jogo, o Lyon, até por instinto natural, se recuou bastante e dava espaços pro Lille tocar a bola no seu campo de defesa. Contudo, os Dogues não tinham muita força para fazer uma “real pressão”. Ficavam rodeando a área de Anthony Lopes e quase não haviam oportunidades de conclusão para o gol. Em contrapartida, deixavam muitos espaços atrás e permitia o avanço do OL em contragolpes. Esse era o momento de acionar a velocidade de N’Jie, que estava preparado para receber bolas em condições!

E foi assim que o Lyon conseguiu fazer o seu terceiro tento na partida! N’Jie recebeu em velocidade, sambou pra cima dos defensores, esperou a passagem de Lacazette que recebeu em ótimas condições de marcar. Ainda assim, o matador do OL esperou o defensor, cortou ele e o goleiro e somente com o gol completamente aberto marcou o seu hat-trick e passou Wissam Ben Yedder do Toulouse na artilharia, ficando atrás somente de Gignac.


Por fim, o Lille já não tinha mais forças alguma para tentar esboçar qualquer reação. O placar já estava definido e o OL aplicou um nó tático. Mérito de Fournier e dos jogadores que fizeram uma partida praticamente impecável. Todos eles! Nenhum jogador esteve abaixo da média hoje. Destacamos alguns deles como fundamentais para o jogo de hoje: Bedimo, Ferri, Fekir, Gourcuff e claro, Lacazette. O Lyon agora é o 6º colocado e pode disputar até mesmo a vice-liderança na próxima rodada.

Agora o Lyon se concentra para receber um outro recém-campeão francês. É a vez do Montpellier. O jogo será no Stade de La Mosson, às 16h do próximo domingo, dia 19. O jogo é válido pela 10ª rodada da Ligue1. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / Football365.fr


GOLS DA PARTIDA:
Lacazette 1-0:


Lacazette 2-0:



Lacazette 3-0:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário