domingo, 16 de abril de 2017

Mais uma partida do Lyon é cancelada por violência no estádio

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Jogo contra o Bastia, no Stade Armand Cesari, durou até o intervalo. Confusões antes e durante o intervalo foram o estopim


FOTO: olweb.fr

O Lyon viajou até a Ilha da Córsega para enfrentar o lanterna da competição. Já visando o Besiktas, na próxima quinta-feira, o treinador Bruno Génésio optou por levar um time misto. Era a estreia do jovem Houssem Aouar começando entre os titulares. O Bastia, por sua vez, precisava apenas de uma vitória para sair da lanterna e até mesmo fugir da zona de rebaixamento. Tinha um cenário propício pra isso, mas decidiu jogar tudo no lixo.

Não bastasse a fúria dos turcos no Parc OL na última quinta-feira, cerca de dez minutos antes da bola começar a rolar, enquanto os goleiros do Lyon se aqueciam com Memphis Depay perto da torcida adversária, um torcedor – segundo relatos do comentarista da OL TV, Jérémy Berthold – invadiu o gramado e chutou a bola do treinamento em direção ao gol. Memphis foi tentar paralisar aquele ato e acabou sendo repreendido pelos torcedores, que desceram das arquibancadas e partiram pra cima dos jogadores do Lyon. Estava lançada a confusão, como pode ser vista nos vídeos abaixo.




Depois de muita conversa, movimentações nos dois vestiários, reuniões entre a equipe de arbitragem e representantes da Ligue1, o Lyon decidiu entrar em campo mesmo assim, mesmo com o relógio somando 53 minutos de atraso na partida. Com a bola rolando, o jogo equilibrado não disfarçou a má qualidade de ambas as equipes em campo. Um primeiro tempo tomado por um 0 a 0 murcho, sem qualquer brilho e até muito pegado com lances de faltas perigosas. Poucas chances criadas por ambos os lados.

Independentemente da qualidade do jogo, o que não podia acontecer, aconteceu. Quando o goleiro Anthony Lopes se dirigia ao vestiário, já com o apito do intervalo, ele foi interpelado por um sujeito vestido de preto – que ainda não se sabe ser torcedor ou integrante do estádio ou do Bastia – entrou no gramado para tirar satisfação com o português. Lopes não deixou barato e revidou de imediato. Estava formada uma nova confusão no gramado do Armand Cesari.



A gota d’água foi quando até um homem vestido com colete da equipe de segurança do estádio apareceu claramente tentando acertar um jogador do Lyon em meio a confusão. Pelo Twitter, alguns diziam que aquele homem seria o responsável pela segurança do estádio e, aí sim, a decisão partiu do vestiário do Lyon: eles não voltariam para o jogo!


Minutos depois do perfil oficial do OL avisar pelo Twitter que abandonaria a partida, a LFP corroborou e paralisou o jogo, emitindo um comunicado oficial e questionando a segurança do Stade Armand Cesari.


Os próximos capítulos serão ainda turbulentos. Ainda existe um grande medo em torno da volta da delegação do Lyon para sua cidade natal. Bastia fica na Ilha da Córsega, que é um território separatista e com retrospecto violento. Questiona-se se há segurança para a equipe deixar o estádio e retornar. No vídeo abaixo, podemos ver o ônibus do clube sendo esvaziado, com os jogadores retornando ao estádio, com medo de uma possível cilada de torcedores do Bastia ou até civis da cidade mesmo.


Certamente, a LFP tomará duras medidas contra o Bastia. Um exemplo recente foi a confusão que houve entre Metz e Lyon, que acabou cancelando a partida e iniciando uma outra, do zero. O OL acabou vencendo em Metz com um estádio de portões fechados. As sanções fora de campo sofridas pelo Metz foram brandas e isso pode acarretar novos e lamentáveis capítulos como estes.

Definitivamente, a LFP precisa ser mais rígida! Qualquer novidade sobre o caso, acompanhe pelo nosso Twitter: @BrasiLyonnais!


Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário