quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O herói do Lyon que podia ter sido amputado

FOTO: desporto.publico.clix.pt

Com apenas 20 anos, Maxime Gonalons já tem uma ou duas histórias para contar. Ontem, em pleno Anfield Road, marcou o seu primeiro gol como profissional e ajudou o Lyon a vencer na Champions League. Mas o que pouco sabem, é que há um ano atrás, Gonalos podia ter perdido o pé.

Maxime Gonalons está no Lyon desde os nove anos e progrediu naturalmente até que na temporada de 2007/08 foi integrado no campeonato francês amador. A grande contrariedade da sua jovem carreira surgiu no Verão do ano passado. Gonalons contraiu uma infecção no tornozelo que se agravou até lhe ser proposta a amputação de um pé. Uma segunda opinião mudou-lhe a vida - e quem sabe a carreira do Lyon nesta edição da Liga dos Campeões.

A recuperação durou oito longos meses. A recompensa surgiu ontem na forma de um gol marcado no santuário do Liverpool. Gonalons foi chamado aos 43 minutos (para substituir Cris) e aos 72 viveu um dos momentos mais marcantes da sua carreira ao marcar o gol do empate e abrindo caminho à vitória do Lyon (que surgiria nos descontos, com César Delgado).

"O fato de ter estado muito perto da morte deu-me muita força", disse Gonalons no final do jogo que deixa o Lyon bem colocado no Grupo E. Normalmente usado como volante, o jovem foi lançado pelo treinador Claude Puel para a posição de zagueiro central na sequência de um choque de Cris com Dirk Kuyt. "Estava muito calmo quando entrei", comentou Gonalons. "Não deixei que o peso de Anfield Road me afetasse".

Falou ainda do minuto 72': "Vi a bola aproximar-se e não perdi tempo. Quando marquei não sabia muito bem para onde me dirigir para comemorar. Vou lembrar-me disto para o resto da vida".

Um empate em casa frente ao Liverpool, no dia 4 de Novembro, basta para que o Lyon siga em frente. "Temos que agradecer ao Maxime Gonalons por isso", disse o goleiro Hugo Lloris. "Ele foi magnífico".

ADAPTADO DE: desporto.publico.clix.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário